Uma causa nobre para abraçar - Sophie Lancaster Foundation e Illamasqua

Em agosto de 2007,  Sophie Lancaster e seu namorado, Robert Maltby, retornavam às suas casas à noite, atravessando um parque, quando foram brutalmente surrados por um grupo de adolescentes. O motivo para tal ataque era somente o fato de Sophie e Robert serem góticos. Primeiro, os adolescentes atacaram Robert, que caiu no chão inconsciente. Enquanto Sophie tentava salvá-lo, segurando-o em seus braços, os adolescentes a atacaram, chutando sua cabeça diversas vezes. Tanto ela quanto Robert foram ajudados por testemunhas que estavam no local e chamaram por socorro. Os dois permaneceram por vários dias em coma profundo, mas Sophie não se recuperou e nunca recobrou a consciência. Após 2 semanas decorridas do ataque, os médicos e a família concordaram em desligar os aparelhos que a mantinham viva.

Esta é uma história que eu não conhecia e fiquei conhecendo pelo blog Krasey Beauty. Foi lá também que assisti ao vídeo abaixo e, perplexa, procurei saber no Google que história era essa. Fiquei muito chocada, e não consigo me lembrar se na época eu cheguei a ver a notícia sobre este brutal assassinato. O fato é que eu resolvi ajudar, porque eu posso. Como?

Bom, a primeira coisa era fazer este post, chamando a atenção para esta história. A história de um crime de ódio, intolerância, ignorância. Uma história que, apesar de absolutamente trágica, deu origem a uma Fundação, a Sophie Lancaster Foundation, que  tem por objetivos:
  • criar um legado duradouro para Sophie;
  • fornecer grupos de trabalho educacionais que desafiarão o preconceito e a intolerância contra pessoas de sub-culturas alternativas;
  • fazer campanha para ter estendida a legislação de Crimes de Ódio do Reino Unido, de forma a incluir pessoas de "sub-culturas alternativas", estilo de vida e modo de vestir particulares (como góticos, punks, metaleiros, etc.)
Estas informações eu tirei do próprio site da Fundação, e tentei traduzir da melhor maneira - portanto, desculpem a tosquice!

Agora, no terceiro ano da morte de Sophie, a Illamasqua resolveu lançar uma campanha para arrecadar fundos para a Sophie Lancaster Foundation, lançando o filme animado abaixo, e disponibilizando para compra em seu site pulseira e lápis de olho S.O.P.H.I.E. Parte do dinheiro do lápis e todo o das pulseiras é revertido para a fundação. Também há um link para doações. Acesse o site aqui:


Mas o que mais pode ser feito? Divulgar a história, assistir ao vídeo e repassar o link para as pessoas que vc conhece. Vamos disseminar o não à intolerância e ao preconceito. Eu já estou fazendo isso com este post e com o botão na coluna da esquerda do blog (que eu peguei do site da Illamasqua). Mas ainda quero muito comprar a pulseira e doar. Mas pra quem não pode doar, divulgue! O seu e-mail pode fazer a diferença, pode trazer luz a uma cabecinha perdida, pode chegar numa pessoa que vai doar. 

Seria melhor que não precisássemos ler sobre histórias assim. Mas já que ela aconteceu, não vamos deixar ela cair no esquecimento.



Comentários

Andrea disse…
QUe idade eles tinham??
E o Robert??? Como está?? Se recuperou do ataque?? Os assassinos foram pegos??
QUanta brutalidade.
Flavia disse…
Essa história é muito triste. Quanta crueldade e ignorância!
O que aconteceu com os assassinos? Vc sabe?
Muito triste... sem palavras.
Pri S. disse…
Ai, Dáfni... Que coisa mais triste! Essas coisas deprimem e não são legais da gente ver. E por isso mesmo, depois da fase de sensacionalismo que rola por parte da mídia nesses casos brutais, as pessoas preferem encerrar o assunto, evitar de entrar em contato com a tristeza que isso causa e esses crimes caem no esquecimento da maioria, ficando vivos apenas na cabeça dos familiares e amigos próximos.

Por isso adorei a campanha! E acho que vc está certíssima em divulgar. O mínimo que a gente pode fazer é contribuir divulgando e, quem puder, comprando o produto para aumentar o valor da doação.

Que coisa mais triste!!! O ser humano ainda não tolera conviver com as diferenças. Em seu complexo de superioridade acha que a sua visão da vida é a única correta e o restante deve ser exterminado. É de uma pequenez que assusta!

Tomara que arrecadem bastante!

Beijos!
Lis disse…
Oi Dáfni, realmente é muito triste saber que nós, humanos, somos tão preconceituosos e tão maus, a ponto de machucar alguém que nunca nem viu, apenas por ele ser 'diferente' dos demais. Eu acredito que Deus, logo, logo, vai acabar com a maldade e as injustiças do mundo, pois infelizmente, já estamos em um ponto dificil de haver reversão.
Por enquanto vamos tentar ajudar como podemos. Um grande beijo para você!!!
Bel disse…
Achei uma blogueira em Bagé, rs.
Tava procurando, passarei esse final de semana em Bagé e queria encontrar alguma blogueira como eu! rs

Beijo :*
Belle et Lu disse…
Meu Deus!!

Quanta ignorância, crueldade!!! Vou tentar ajudar de alguma forma.

Obrigada por divulgar linda! Vou tentar pegar o banner também e colocar no blog.

Beijos e parabéns pela linda atitude
Karen Lommez disse…
É amiga, tem gente ignorante e violenta em todo lugar, oraticando e disseminando o mal sem perceber que um dia eles mesmos poderão ser vítimas de ações semelhantes. Parabéns pelo post! Vou divulgar tb! bj
Dáfni disse…
Andrea, a Sophie tinha 20 anos, e o namorado 21. O namorado saiu do coma, inclusive se vc for procurar por fotos deles no Google, vai aparecer várias fotos dele no dia do julgamento por lesão corporal (no caso dele) e assassinato (no caso dela). Os assassinos eram todos rapazes de menor, e por isso não tiveram naquela época, até serem julgados, seus nomes revelados. A polícia só conseguiu ligar diretamente 5 pessoas, mas não está claro se outros estavam participando da brutalidade ou ao menos sendo coniventes.

No julgamento, 2 deles foram julgados culpados por assassinato, pegando prisão perpétua. Mas parece que eles têm direito à condicional, tendo que cumprir, no mínimo, 18 anos (Harris) e 15 anos (Herbert). Os outros três devem cumprir 4 e 5 anos de prisão por lesão corporal.

Aqui eu não sei se eles iriam a julgamento, sinceramente...

Beijos
Dáfni disse…
Flavia, triste mesmo. O que aconteceu com os assassinos eu respondi no comentário acima pra Andrea.

Pri, pois é, que nem o caso da ex-namorada do Bruno (goleiro do Flamengo). Por um mês, o país ficou discutindo o caráter da moça (!!!!) e os motivos pelos quais o cara teria matado ela, sendo ele um cidadão "bem-sucedido". Li muita barbaridade por aí, escutei muita barbaridade. E depois deste mês, quem lembra da crueldade daquele crime?

Acho que os objetivos da Fundação são muito nobres, por isso que resolvi ajudar, da minha forma humilde. Acho importante a gente usar o blog também para disseminar mensagens e ações positivas!

Beijos
Dáfni disse…
Lis, triste mesmo. As coisas têm tomado proporções absurdas, e se a justiça não é feita aqui neste mundo, as coisas tendem a piorar. Por isso que acho importante a gente se indignar, falar sobre esse assunto, comentar com as pessoas que a gente conhece, cobrar por justiça. Felizmente, no caso deles, a "justiça" foi feita prendendo aqueles psicopatas. Mas isso não traz de volta a Sophie, nem apaga o trauma que o Robert deve carregar. Por isso que precisamos garantir que não aconteça mais! Esta é a verdadeira justiça.

Beijos
Dáfni disse…
Bel, até quando fica por aqui? Porque eu tenho uns compromissos neste fim de semana que eu acho que vai ficar complicadinho de marcar alguma coisa...

E vc é de onde?

Beijos
Dáfni disse…
Fê, que bom que vc também vai colocar no blog! É isso que eu queria que o meu texto provocasse: a indignação e a tomade de atitude na divulgação desta campanha!

Karen, obrigada! Que bom que vai divulgar também! Fico feliz que vcs estão aderindo! :)

Beijos
Andrea disse…
Obrigada pelos esclarecimentos........um caso tão repugnantemente violento desses me deixa consternada.
Cliquei em um dos videos que apareciam sobre ela e ouvi os gritos de desespero dessa moça. Mas pela veoz parecia bem mais nova.
Honestamente nao acredito na recuperação destes monstros.
Dáfni disse…
Andrea, de nada! É muito chocante, né? E vou te dizer, eu também não acredito muito que esses bolhas vão se recuperar, pelo que li da atitude de um deles, logo após o crime (parece que ele se vangloriava de ter detonado com dois góticos...). E a gravação que vc escutou não é da Sophie falando, é de uma testemunha que encontrou os dois inconscientes, e estava desesperada com o estado dos dois.

Beijos
Wan disse…
Oieee amiga!
Vim conferir as novidades do seu blog! Adorei o post, pois realmente a cusa é nobre.

Chega de intolerãncia e de vilência. Somos seres humanos racionais, não é mesmo??? Esses casos nos deixam perplexos e a divulgação da Fundação é uma maneira de ajudar.

* * ( ' ""() Bye
* ("( 'o', ) bye
• (")(")(,,) * Wan
www.belezapedagogica.blogspot.com
Dáfni disse…
Wan, pois é, achei que merecia ser divulgado, porque a intolerância e a violência estão cada vez mais presentes da nossa vida e está se banalizando...

Beijos
Unknown disse…
Dáfni,
gostei muito da sua iniciativa!
Que bom que a capacidade de amar do ser humano é ainda maior do que a de matar e fazer sofrer.
Eu tinha lido sobre esta barbaridade, mas não conhecia a campanha.
Gostaria de te pedir permissão para mandar seu texto desse post para as pessoas que eu conheço por email. (Ou posso mandar apenas o link se for melhor para vc).
Abçs
Unknown disse…
PS: D''afni, desculpe pela ignorância, mas como posso colocar um banner como este aí no blog?
Dáfni disse…
Denise, claro! Pode mandar o texto sim! Essa sua ação vai ajudar e muito! Agradeço mesmo! :)

Ah, pra colocar o banner, basta ir na página da Illamasqua:

http://www.illamasqua.com/about/sophie/

e lá embaixo, depois do vídeo e do texto, clica em Sophie Banners. Lá vai ter o código HTML dos banners. Se vc não sabe como inserir, me pergunta, que eu te digo.

Beijos!
Dáfni disse…
Ah, Ok. Deixa eu te falar de qualquer forma, porque eu acho que a pergunta foi essa, né? (desculpe a leseira...)

Bom, com o código HTML, vai em Design no Blogger, e clica em "adicionar um gadget". Aí abre uma janela e vc tem que escolher um tipo. Em noções básicas, pega o HTML/JavaScript, e quando abrir, cola o código HTML que conseguiu na página da Illasmasqua no lugar de "conteúdo". E pronto! Só salvar o design e ver se deu certo!

Beijos
Unknown disse…
Dáfni,
obrigado por explicar tudinho!
Bjs
Eu não me lembro dessa história, Dáfni!!!
Fiquei chocada lendo o post e depois assistindo ao vídeo!!!
Como podem existir pessoas assim? Ruins ao ponto de julgar e matar outras por causa da aparência???
A sua iniciativa foi linda!!!
Bjo
Dáfni disse…
Denise, de nada! Sempre à disposição! :)

Aninha, pois é, pessoas assim existem. Mas ainda bem que tem pessoas que também trabalham em prol de um mundo melhor!

E obrigada! :)

Beijos
Oi Dáfni, eu tinha visto a campanha, mas não tinha conhecimento tão grande assim do caso. Acho que na próxima compra na Illamasqua vou adquirir a pulseira. Obrigada por ajudar a divulgar coisas que muitas vezes (como eu fiz, por exemplo) deixamos passar batido.
Beijos!
Dafni, é triste saber que coisas assim acontecem... Em 2003, meu namorado interrompeu uma briga pq viu um vizinho ser espancado e o defendeu. Menos de 1 mês depois, ele foi assassinado com um tiro no peito pq "não devia ter se metido"! As pessoas que cometem esses atos não sabem qtas vidas elas destroem. Nós namorávamos desde 1994 e quase morri qdo aconteceu! Nós tínhamos alguns móveis que estávmos comprando aos poucos...A família dele se desestruturou, os pais se separaram, os irmãos mais velhos saíram de casa, a irmã mais nova "se perdeu" na vida. A minha vida nunca mais foi a mesma. Eu nunca ficava nem resfriada, comecei a ter vários problemas de saúde, tive que operar a tireóide, engordei 30 kg que não consigo perder pq não consigo me curar totalmente da depressão, perdi muitos amigos pq ngm entendia e não entende como isso pode afetar uma pessoa. Ngm entende até que passe por algo parecido. E eu não desejo a ngm.
Meu mundo era perfeito!
Imagina dor dessa mãe, imagina que ela nunca mais terá um dia de paz em sua vida, pq a vida que ela conhecia não existe mais!
Falta amor no mundo!
Parabéns pela iniciativa!
Bjs...
Dáfni disse…
Carlinha, de nada! E eu também estou ensaiando uma compra lá na Illamasqua, pra poder contribuir com a campanha!

Samantha, nossa, fiquei chocada com sua história! Deve ser ainda algo muito doloroso, e sair da depressão não é algo assim tão fácil como as pessoas acham. Se já não é fácil para alguém que perdeu um parente que morre em função de problemas de saúde, imagina pra alguém que perdeu alguém de forma tão trágica... Lamento muito que isso tudo tenha acontecido com vc, amiga! E desejo, do fundo do meu coração, que vc possa reconstruir sua vida um dia, que ela volte a ser perfeita!

Um grande beijo!
Morcega disse…
Oi =)

Encontrei o teu blog por acaso, e já que falaste na história da Sophie, talvez te interesse passares pelo meu blog para saberes mais, pois não foi apenas a Sophie que foi assassinada e agredida devido à sua aparência


http://emonika.blogs.sapo.pt
Dáfni disse…
@Morcega

Obrigada! Passarei lá sim!

Beijos
Janine988 disse…
Encontrei um vídeo no YouTube de uma música que foi feita em homenagem a esse caso.Vale conferir! https://www.youtube.com/watch?v=XwQyfv0PKr0
Dáfni disse…
Obrigada Janine, por compartilhar!

Beijos

Postagens mais visitadas