Poucas dicas de Buenos Aires - Parte I: Chegada

Aeroporto Internacional de Ezeiza - foto tirada daqui.

Olás!

Então, cheguei ontem de volta da viagem para Buenos Aires, onde estive participando de um congresso. Foram quase 5 dias lá, mas eu não tive muito tempo para passear, pois o congresso foram 3 dias quase inteiros! Por isso mesmo que o título é "poucas dicas" (rs), porque não consegui conhecer muito desta cidade que tem muito a ver com São Paulo, tirando, é claro, o porto. 

Resolvi separar o relato em três partes: chegada, partida e estada. Por que falar antes da chegada e da partida? Porque estas duas coisas a gente tem que planejar antes de sair de viagem, principalmente a parte de câmbio, compras e traslados para o aeroporto. Por isso que vou falar disso primeiro, e depois falar da minha estada que, apesar de curta, foi muito legal.

Duty Free de Porto Alegre

Eu peguei um vôo direto de Porto Alegre a Buenos Aires, que tem a vantagem de ser uma viagem mais curta, mas tem a desvantagem de não passar por SP e pelo Duty Free de lá. Então, o Duty Free de Porto Alegre é de chorar (ou de rir): muito ruim. Não tem quase nada e, sinceramente, não sei se tem alguém que pensa em comprar alguma coisa lá. Tinha um produto que eu não esperava encontrar lá, da Shiseido, mas de resto, quase nada que interesse. Então, se você for pegar o vôo a partir de Porto Alegre, não conte com o Duty Free. Já se for por SP, conte, aliás, compre MAC por lá - ao menos em março, quando fui pra Itália, ele era bem guarnecido de produtos!

Duty Free de entrada em Ezeiza

Primeira decepção: não tinha MAC!!!! Fiquei muito decepcionada, e perguntei a uma vendedora pra ter certeza que eu não havia deixado passar - não tem mesmo! Mas ela disse que o da volta tinha. Confiei. Em termos de produtos, é bonzinho, sendo que as linhas mais completas são: Clinique, Lancôme, Christian Dior, L'Oreal. Tem outras também, mas eu não prestei muita atenção. A da Shiseido não tinha o tal produto que eu procurava e que tinha em Porto Alegre. Portanto, procure em todos, não deixe passar nenhum! (rs) Sério, os duty frees são esquisitos: nem tudo que tem na entrada tem na saída, e tem aeroportos em que eles são fracos. 

Bom, fiz minha compra Clinique lá, e deixei o Take the Day Off! pra volta. Burrice, porque no da volta não tinha. Fiquei sem.

Câmbio

O melhor câmbio é do Banco de La Nación Argentina. O de Porto Alegre é um assalto a mão armada, então deixem pra trocar reais por pesos no aeroporto, e na agência deste banco. Prepare-se para um fila grande, pois não é só nós que sabemos que lá é o melhor câmbio, né? (rs)

Traslado para Buenos Aires

O pessoal do congresso recomendou esta empresa - Manuel Tienda Léon. Eles têm táxis e ônibus que te levam a Buenos Aires, que fica a 35km do aeroporto. O negócio funciona assim: vc diz onde quer ir, ele te dá o preço e mais dois tickets. Aí vc sai do aeroporto e segue em linha reta, passando pelo estacionamento, até olhar pra esquerda e vir uma placa escrita "Terminal B". Lá fica o ponto deles. Nós nos enrolamos pra achar este lugar, e a explicação que o vendedor me deu não é melhor que esta que eu acabei de dar, com a desvantagem que ele fala espanhol (rs). Bom, aí vc entra no ônibus, que leva uns 40, 50 minutos até chegar num terminal da própria empresa. Nisso eles pegaram apenas um ticket seu e resta um. E pra que serve este que restou? Bom, serve pra vc pegar um carro deles e eles te levarem até o seu hotel. Agora quem disse que o vendedor me disse isso, apesar de eu ter perguntado pra ele o que fazer? Sorte que o pessoal é muito honesto e, quando fomos perguntar a um cara como fazíamos para sair de lá, ele viu que a gente tinha os tickets e chamou um carro pra nós. Inclusive disse que, pouco tempo antes, estavam nos chamando pelo número dos tickets... mas como é que eu ia saber que eles estavam me chamando se eu nem sabia que o esquema era esse???

Paguei 50 pesos com impostos para este traslado, que me deixou na porta do hotel - em torno de 25 reais. Acho um preço bem justo, além de ser seguro: o pessoal do congresso disse que não é recomendável pegar qualquer empresa de táxi lá, por causa do golpe do dinheiro falso.

Bom, estas foram as minhas "poucas dicas" na chegada em Buenos Aires! Se houver algo que vcs queiram saber, pergunta nos comentários! Se eu souber, respondo com o maior prazer... Também deixo a dica do blog Meus Olhos Verdes da querida Denise que, certamente, vai fazer vários posts mais completos que este, pois ela já foi a Buenos Aires várias vezes e agora está lá, curtindo a cidade!

Beijos!

Comentários

Karen Lommez disse…
Dáfni, são dicas importantes, com certeza... Vou guardar! BJK
Wan disse…
Adorei as dicas, super uteis.

Estou feliz porque esta de volta.

Bjussss
.lívia. disse…
buenos é BEM bacana! fiz a festa no Duty Free da volta em Ezeiza na MAC, em Guarulhos não tinha nada!
hahaha!!!
Eu iria entrar em desespero, sabia? rsrsrs
Que "rolo" pra vc conseguir chegar ao hotel!!!
Ainda bem que deu tudo certo!!!

Vou aguardar as "cenas do próximo capítulo"... rs
Bjo
Flavia disse…
Vou guardar suas dicas pra usar um dia!
Senti sua falta ;)
Bjo
Dáfni disse…
Karen, legal... queria justamente falar sobre coisas que podiam ajudar as pessoas na hora de viajar pra lá!

Kamilly, vou dar uma passada lá sim, pode deixar...

Wan, que bom que gostou! E me sinto honrada com seu carinho...

Beijos
Dáfni disse…
Lívia, é verdade! E o duty free da volta estava legal, mas um pouco desfalcado...

Aninha, foi uma tragi-comédia mesmo! Mas deu tudo certo...

Flavia, legal, guarda sim! E também senti sua falta...

Beijos
Dáfni, sinto aí uma pessoa conhecida te dando trabalhinho com Shiseido!
Recebi seu e-mail, já vou responder! Muito feliz! :)
Vou guardar estas informações importantes, nunca fui pra Buenos Aires e morro de vontade. Agora parece ser mais possível, uma amiga acabou de mudar pra lá, o marido trabalha na Natura.
Imagina se já não estou guardando destino para as minhas milhas?
Beijos!
Pri S. disse…
Deu vontade de ir pra BsAs!!! Aguardando aqui, com ansiedade, as próximas postagens.

;-)
Dáfni disse…
Carlinha, não foi incômodo nenhum, imagina! Fico aguardando teu endereço, pois a caixinha já está pronta para ser mandada...

Olha, vale a pena ir sim, e mais: se vc fuçar nas páginas da TAM e da Gol vai ver que as passagens estão num preço ótimo e dá pra parcelar! Vai juntando dinheiro pras comprinhas também porque vale a pena!

Pri, quem sabe vc e o maridão não planejam um fim de semana romântico lá?

Hoje já tem post novo, e vai ter mais alguns, com mais dicas!

Beijos
Dafni, eu acho suas dicas super válidas!
Eu adorei o estilo europeu de Buenos Aires e as corridas de táxi foram super baratas!
Pena q não achou tudo q precisava!
Bjs...
Dáfni disse…
Oi Samantha!

Sim, é um ar europeu muito parecido com uma parte do centro de SP... E táxi é muito barato, tem razão! Devia ter mencionado isso...

Beijos
Unknown disse…
Estive estudando um ano em Buenos Aires e o que mais me preocupava era aonde ia dormir.
Encontrei uma hospedagem Buenos Aires muito legal e fiquei ali até que termino o ano.
Acho que a cidade tem muitas coisas para aproveitar e também há que aprender a viajar de ônibus que é muito fácil, assim não se gasta dinheiro em taxis!
Dáfni disse…
Dymaima, obrigada pelas dicas! Vou anotar tudo!

Beijos

Postagens mais visitadas