Tabela for dummies (rs)

Olás!

O título do post é uma brincadeira, pois a Renata falou para eu fazer um post de "tabela for dummies", em analogia aos livros introdutórios sobre tudo que existem por aí. Não que eu ache que vcs não sabem fazer uma tabela e por isso são dummies, pelo contrário. Mas como foi pedido, eis então um "tutorial" de como fazer a tabela do meu projeto "Usando a coleção".

Para ensinar a fazer a tabela, eu vou fazer uma com apenas quatro dias, para que vcs possam pegar o espírito da coisa. Acredito que muitas, como eu, tem muitas sombras e paletas, então o projeto terá mais que 4 dias, mas estender a tabela para mais dias além do que vou fazer aqui é fácil, porque consiste em aplicar os mesmos princípios.

Então, vamos lá!

Primeiro, coloque numa coluna da tabela as categorias de produto que vc usa numa make. No meu caso, coloquei: primer face, base, corretivo, pó, blush, bronzer, iluminador, delineador, lápis de olhos, primer olhos, máscara, sombras (entenda-se de paletas), sombra avulsa e batom. Vou colocar fotos aqui dos produtos que tem cor, para ilustrar como eu faço a combinação para cada dia; os outros (primers e máscara) eu não coloquei foto porque eles não são assim tão difíceis de combinar com outras coisas, então não há a necessidade de pensar muito sobre eles na hora de montar a tabela.

Para chegar aos 54 dias do meu projeto, eu peguei a categoria de produto que mais tenho (no caso as sombras unitárias) e distribuí pela tabela. Depois fui colocando os outros produtos, por categoria. Como o exemplo que vou fazer é para quatro dias, só peguei 4 sombras unitárias.
Da esquerda para a direita, Vult cor 25, Boticário Intense cor 36, Illamasqua cor Serpent, Duda Molinos cor Noite.
Distribuindo-as na tabela fica assim:
Agora, distribuo primeiro os produtos de pele que não são coloridos, como bases, pós, corretivos, primer face e primer olhos.
Da esquerda para a direita, Guerlain Lingerie de Peau, CoverGirl Nature Luxe, Lancôme Teint Miracle e Boticário Make B.
Da esquerda para a direita, Lancôme Effacernes, Dermablend Skin Concealer, Boticário Make B., ELF Under Eye Concealer & Highlighter.
Da esquerda para a direita, Guerlain Météorites cor Nacre des Mers, Guerlain Météorites cor Beige Chic, Estée Lauder Shimmering Powder, Guerlain Météorites cor Mythic.
A tabela fica assim:
A distribuição foi totalmente aleatória. Vejam que não me preocupei com o acabamento da base, ou que corretivo seria melhor com que base, ou o pó que seria melhor. Apenas joguei na tabela de qualquer forma, colocando cada um dos produtos em um dia específico.

No caso dos bronzers, eles também podem ser distribuídos desta maneira, se eles foram específicos para fazer contorno, que é o meu objetivo aqui.
Da esquerda para a direita, ELF Contouring Blush & Bronzing Powder, Givenchy Prismissime cor Maharani Apricots, Tarte Park Ave Princess.
Já no caso dos blushes, a coisa tem que ser pensada. Como? Bom, uma make com olhos pesados vai exigir um blush mais suave; caso os olhos estejam leves, pode-se pegar um blush mais pigmentado e de cor mais marcante. Isso não é regra pra todo mundo, pois afinal de contas quem sou eu pra ditar regras para alguém? Só estou explicitando o princípio que me guia para a escolha dos blushes. Se o seu princípio é outro, adapte sua distribuição de forma a levá-lo em conta.

Mas voltando a minha forma de escolher um blush: eu não tenho como saber se naquele dia específico eu vou fazer um olho drama ou uma make mais discreta. Como o projeto conta dias de maquiagem, e não dias da semana, pode ser que aquele dia caia num dia de trabalho normal, ou num dia que vou a uma festa. Por este motivo, eu acabo colocando duas opções de blush: um mais neutro, e outro de mais personalidade.

Como exemplo, peguei para representarem os neutros:
Da esquerda para a direita, ELF Peachy Keen, MAC Warm Soul, MAC Happy Together, Koloss Coral Suave.
E os pigmentados, de personalidade:
Da esquerda para a direita, L'Oreal Elated Blushing Creme, MAC Hand Finish, Milani Corallina, YSL Touche Blush cor 05.
Assim, faço a combinação para cada dia de um neutro com um mais escuro, de tal forma que teremos na tabela o seguinte:
Nos outros dias, vc pode combinar de forma diferente os 4 neutros e os 4 pigmentados, fazendo duplas diferentes.

Máscara e iluminador também podem ser colocados na tabela sem pensar nas combinações; apenas alterne os dias.
Da esquerda para a direita, Ruby Rose cor 03, MAC By Candlelight,  Eyeko Cream, Revlon Colorstay cor 10.
Agora, a parte de olhos vai exigir um planejamento maior, para combinar produtos que vão dar combinações usáveis, onde usável é um conceito muito pessoal de cada uma. Começo pensando em quais paletas eu vou combinar com quais sombras unitárias.
Paleta Lancôme Carnet de Voyage e Coastal Scents Warm Palette.
MAC 6 Beauties Play It Cool e Urban Decay Vegan Palette. 
Eu escolhi estas combinações:
E agora precisamos pensar no delineador e no lápis de olhos:
Natura Aquarela cor 04, Boticário Make B. Purple, Boticário Mineral Preto, Boticário Make B. Turquesa.
MAC Fluidline Background, Lancôme Ink Artliner Pop Petrol, ELF Cream Eyeliner cor marrom, MAC Fluidline Macroviolet.
Aqui devo pensar em combinações que permitam um look mais coloridão, ou com pouca cor, e por isso, pego um lápis de olho discreto com um delineador mais cheguei e vice-versa. Claro que estes devem combinar com as sombras da paleta e a unitária, né? Eis o que escolhi:
E assim só fica faltando o batom, que é muito complicado escolher antes de fazer a make, e eu só escolho na hora mesmo, tentando variar, ou seja, não pegando sempre os mesmos, mas fazendo rodízio.

Portanto, a tabela está pronta! Dá trabalho? Sim, bastante. Mas depois de fazer a tabela, vc não precisa mais pensar nos produtos que vai usar todos os dias, porque os que tem para aquele dia são os que estão na tabela! :)

Eu não uso tudo, obviamente. Tem dias que não passo iluminador, ou uso lápis mas não delineador, e assim por diante. Raramente eu vou usar tudo: isso só acontece quando tenho tempo para criar, que nos dias de acordar cedo não rola. Mas ao menos eu tento, e vou conhecendo toda a coleção todos os dias.

Perguntas adicionais é só deixar nos comentários!

Beijos!

Comentários

Karen Lommez disse…
Muito legal esta tabela, acho que vou ficar louca se tentar fazer a minha, mas ajuda bastante, se mantivermos produtos que se harmonizam ... bj
Dáfni, eu não conheço uma pessoa tão organizada como vc, to aqui babando, como vc consegue?Eu mal consigo organizá-las nos lugares rsrsrs,ainda mais fazer tabela, parabéns!!Bjs, Va.
Betty Gaeta disse…
OI Dáfni,
Vc é muito organizada! Gostaria de ser um pouquinho como vc, pois sou uma bagunceira!
Bjkas e uma semana maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com
Anônimo disse…
Páraaaaaaaaaa tudo, vi a Coastal Scents Warm Palette, super amei, invejinha branca prof. hahahah.

Bjú

Ps.: O Blog tá lindão, adorrrrroooo

Luciane.
Anônimo disse…
Uau !
Que organização !
Muito boa a ideia e vou tomar coragem para fazer a minha..
Próximo final de semana, farei isso :)

Bjs

Ale
Ai que divertido isso Dafne! E que colecoes maravilhosas! Amei! E ficarei de olho...Hihihi! Um dia eu consigo me organizar assim! \o/

bjooo
Suzue
Anônimo disse…
Ué, meu comentário sumiu!!!!!!!!


Dáfni,
Obrigada por fazer a explicação detalhada para a Super Dummy Ruiva aqui, ahhahah, agora finalmente eu entendi!

Acho que vou fazer um projeto assim também! Me animei!

beijossssssssssss

Renata

(até as fotos são organizadas, ahahhahhah)
Anônimo disse…
Vc já usou os produtos p os cabelos moroccanoil?
Estou querendo comprar no mercado livre mas nao sei é bom.
Bjs
Ju
Unknown disse…
Dáfni,
tenho que confessar que só agora eu entendi por onde é melhor começar... rs rs
É que eu tinha pensado em como fazer para começar: batom, paletas, duos?
A sua perspectiva é bem interessante: começar pelas sombras unitárias.
Vou fazer um projeto semelhante pq ajuda a fazer um rodízio dos produtos mesmo e a pensar novas combinações! Esse foi o aspecto que mais me chamou a atenção!
E a sua organização é demais mesmo: até fotos de cada passo vc colocou! kkk
Adorei o post!
Beijos!
Belle et Lu disse…
Ah,,, adorei o post! Babei com a sua tabela! Não sei se tenho produto suficiente para tanto, mas vou experimentar viu! Tá faltando tempo viu! Hj o dia rendeu e separei para visitar os blogs prediletos...

Saudades linda, beijo



Depois quero te adicionar no msn se puder, melhor para colocar o papo em dia.
Dafni, amei essa tabela!!
to super precisando fzr tbm!!
vc é a organização em pessoa!!
Parabens!!
bjão
=*
Anônimo disse…
Dáfni, eu não acredito nessa tabela, que máximo!!! Deve dar um trabalhão para fazer, mas o resultado final é maravilhoso! Parabéns pela iniciativa!


Camila F.
Taissa disse…
Oi Dáfni, adorei como você fez a tabela.. olha vou te contar.. eu bem tava pensando na sua tabela aplicada a minha pessoa: com peças do guarda roupa! hahaha mas seria ijpossivel fazer isso, pq pra roupa depende od humor, depende do tempo.. mas bem ahco que ia me ajudar rs.
Beijos!!
Antonia disse…
Ai e esses pós de outra prateleira....
Amandinha disse…
Dafniiii
te invejei, amiga!
quero fazer igual!
bjs
amandinha
Dáfni disse…
@Karen Lommez

Como falei, é trabalhoso, mas depois facilita um monte!

Beijos
Dáfni disse…
@Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo

Kkk... não sou tão organizada assim! Só quando tenho uns pitis...

Beijos
Dáfni disse…
@Betty Gaeta

Sou bagunceira em 70% do meu tempo; nos outros 30% tento me organizar, para voltar depois e bagunçar tudo! (rs)

Beijos
Dáfni disse…
Luciane, a Warm é bem legal... se tiver como comprar, é uma boa!

Beijos e obrigada pelo carinho!
Dáfni disse…
Ale, que bom que gostou!

Beijos
Dáfni disse…
@tralalá da Suzue

Que bom que gostou! Um dia tenta, porque vale a pena!

Beijos
Dáfni disse…
@conversadebeleza

Kkk... vc não tem nada de dummy, viu? E que bom que gostou...

Beijos
Dáfni disse…
Ju, não usei não, mas já vi resenhas excelentes! Dá uma procurada porque o que não falta é resenha desses produtos...

Beijos
Dáfni disse…
@Mercedes, D.

Que bom que gostou! Mas o negócio é começar pelo que vc tem mais, seja sombras, paletas, e até batons! Assim vc tem a tabela para o número de dias que vai ter o máximo de aproveitamento dos produtos!

Beijos
Dáfni disse…
@Belle et Lu

Saudades também! Imagino que vc esteja meio ocupada mesmo...

Então, eu não tenho MSN! Só Skype e o Google Talk!

Beijos
Dáfni disse…
@Jana- Base girl =]

Kkk... organização em pessoa é elogio! Precisa ver o meu armário...

Beijos
Dáfni disse…
@Dhoka Omixam

Obrigada pela visita!

Beijos
Dáfni disse…
@Taíssa - BMS

É, acho que roupa é bem mais complicado. Mas acho que dá para fazer: é só doutrinar o humor! (rs)

Beijos
Dáfni disse…
@Antonia

Kkk... são meus tesouros!

Beijos
Dáfni disse…
@Amandinha

Tenta fazer! Dá trabalho, mas é legal!

Beijos

Postagens mais visitadas