Resenha: Dry' n Shape Sigma Beauty

Olás!

Comprei no site da Sigma o Dry' n Shape, que se propõe a ser um "acessório" para ajudar a secar e modelar os pincéis após o banho. Cheguei a usá-lo duas vezes, e resolvi fazer uma resenha preliminar pois há algumas questões que eu considero importantes ressaltar aqui, devido ao modo como usei e as condições climáticas.

Da primeira vez, eu usei o Dry' n Shape e não pude verificar o tempo prometido de 4 a 6 horas para a secagem completa dos pincéis. Na verdade, um deles, que é um pincel sintético do Boticário, não secou, mesmo passadas ao menos 10 horas após ter sido colocado no Dry' n Shape. Como eu não tinha certeza absoluta de ter feito exatamente como as instruções sugerem, resolvi lavar pincéis limpos mesmo para testá-lo mais uma vez. E é desta experiência que eu sinto ter mais propriedade para avaliar.

Condições climáticas: chovendo por 2 dias. Clima úmido, portanto.


Local em que ficaram secando os pincéis dentro do Dry' n Shape: no banheiro com as janelas bem abertas. Quando fui tomar banho, retirei o Dry' n Shape de lá e coloquei-o na penteadeira do meu quarto, quando já haviam passado mais de 12 horas desde o banho dos pincéis.

Instruções:
Traduzindo exatamente as intruções do folheto que veio junto com o produto e que aparece nas fotos acima:

"O Dry' n Shape é um modo fácil, rápido e efetivo de secar e remodelar rapidamente seus pincéis de maquiagem. Siga estes três passos para melhores resultados:

Passo 1: Lave seus pincéis usando um shampoo suave ou um limpador de pincéis.
Passo 2: Pressione gentilmente as cerdas para remover qualquer excesso de água. Coloque os pincéis limpos e úmidos no Dry' n Shape usando a faixa menor que o pincel se encaixará. Tenha certeza que todas as cerdas estão firmemente comprimidas.
Passo 3: Espere de 4 a 6 horas e seus pincéis estarão completamente secos e prontos para usar! Além de estarem completamente secos, as cerdas estarão remodeladas à sua forma original. Seus pincéis estarão perfeitos para sua aplicação de maquiagem!"

Prestem atenção que, em nenhum lugar do folheto (transcrevi os passos, não o folheto inteiro), está escrito que:

1) as condições climáticas influenciam no tempo de 4 a 6 horas;
2) o Dry' n Shape é apenas para usar com pincéis da Sigma;
3) que se deve fechar o estojo para ele funcionar melhor.

Colocadas estas observações, vamos aos pincéis lavados e que foram colocados para secar no Dry' n Shape:
Da esquerda para a direita, o F80 da Sigma, pincel de pó do Boticário (sintético), F40 da Sigma, duo fiber da Coastal Scents, C108 Flat Bronzer da Coastal Scents. Escolhi estes pincéis pois:

1) precisava testar pincéis de várias marcas, para ver se funciona da mesma forma;
2) há uma variedade de cerdas - sintéticas, naturais e duo-fibers, o que permite ver as diferenças de secagem também.

Fiz extamente como foi sugerido nos passos que estão no folheto, colocando os pincéis nas posições do meio do Dry' n Shape:
As primeiras conclusões antes de colocar os pincéis para secar:

1) a forma mais fácil de colocar os pincéis é de cima para baixo, passando o cabo do pincel pela banda superior, de tal forma a garantir que a parte das cerdas não vai descabelar.

2) como vc tem que garantir que as cerdas estejam BEM comprimidas, o Dry' n Shape não serve para lavar pincéis de olhos mais fininhos, pois as bandas mais à direita do Dry' n Shape (veja acima), que são as mais fechadinhas, não comprimem as cerdas o suficiente para este tipo de pincel.

3) No caso de pincéis com cabos muito grandes e que não se encaixam nas aberturas inferiores, é difícil colocar a cabeça do pincel sem descabelá-lo, caso do pincel do Boticário. Tive que vestir a cabeça do pincel com um protetor, e colocar na banda no sentido de baixo para cima, e depois remover o protetor.

4) As bandas mais à esquerda do Dry' n Shape só servem para pincéis MUITO gordos. Ou seja, o que vai ser usado de fato são as bandas mais centrais do Dry' n Shape.

As conclusões depois de esperar o tempo de 6 horas para secagem:

Nenhum dos pincéis estava seco após 6 horas de espera. Após 10 horas de espera, nenhum deles estava seco, sendo que o F40 é o que estava menos úmido.

Após 20 horas de espera, que foi quando eu fui verificar de novo o estado deles, eles tinham secado. No entanto...
Os pincéis menos densos (F40, e os dois da Coastal Scents) não retornaram a sua forma original como o prometido. No caso dos pincéis da Coastal, eu realmente não esperava que acontecesse, visto a qualidade inferior que estes em especial têm (há pincéis da marca muito bons, mas certamente não são esses). Mas no caso do F40 eu fiquei BEM decepcionada, pois ele ficou de fato descabelado, e pior, com um cheiro que não tinha antes de eu ter usado o Dry' n Shape.

No caso dos outros pincéis, que já são pincéis "comportados", a forma voltou a ser a mesma dos pincéis novos, pois eles sempre retornam à forma original com ou sem o Dry' n Shape. Ou seja, não é mérito do Dry' n Shape eles retornarem à forma original. 


Considerações finais em vista desta experiência


Eu, como física, estava muito desconfiada com a propaganda de reduzir DRASTICAMENTE o tempo de secagem. Por isto mesmo que fiz a compra do Dry' n Shape, para satisfazer minha curiosidade científica! (rs) A questão é que se de fato ele cumprisse o que promete, seria um milagre, e eu queria ver este milagre de perto. Desconfiava que o material poderia ser MUITO absorvente, e que provavelmente vc tivesse que fechá-lo de tal forma que aumentasse a efetividade do Dry' n Shape, mas não é o que está nas instruções.

A minha percepção é que ele ajuda sim a diminuir o tempo de secagem, mas não é de forma nenhuma como promete, de 4 a 6 horas o tempo total. Também acho que a promessa de 4 a 6 horas é no mínimo ingênua quando não se leva em conta certas restrições, como o clima, por exemplo, que influencia de forma fundamental o desempenho do Dry' n Shape. Certamente que, se não estivesse tão úmido por aqui, o desempenho dele seria melhor. Mas eles não mencionam em lugar nenhum que "os resultados prometidos são alcançados num dia de sol, com pouca umidade do ar, e de dia."

Como consumidora, fiquei chateada. Como afiliada, também, porque eu de fato gosto de muitos dos pincéis da Sigma, e por isso mesmo que entrei no Affiliate Program, colocando o banner da Sigma aqui no blog. Mas de forma nenhuma eu vou mascarar a verdade porque sou afiliada; meu compromisso é antes de tudo o de verdade com meus leitores. Por isto estou fazendo esta resenha.

De forma geral, a promessa do produto não se cumpre, pois eles prometem a secagem de 4 a 6 horas independente das condições climáticas (se não coloca no folheto, subentende-se que vale para qualquer situação, certo?). Mas ainda vou testá-lo quando o tempo estiver mais seco, e volto aqui para contar pra vcs.

Beijos!

Comentários

Anônimo disse…
Ou seja:
- Não diminui o tempo de secado conforme o prometido.
- Não remodela os pincéis conforme o prometido.

Propaganda enganosa de uma empresa já acostumada a realizar tal prática.

Fail fail fail.

Meu desgosto com a Sigma cresce em progressão geométrica.

beijos,

Renata
@conversadebeleza

fiquei curiosa...pq diz que a empresa já está acostumada com isso? bj
Regina Nakamura disse…
Ótimo post, Dáfni! Estava super curiosa para saber se ele funcionava de verdade, e com pincéis de outras marcas também. Mas é decepcionante mesmo o resultado, não vou investir em um para mim, não...

Beijos!
Anônimo disse…
Camila,
porque houve uma época em que todas as gurutubers, especialmente a Tiffany, que é ligada à Sigma, ficavam alardeando que os pincéis eram manufaturados nos EUA. No próprio cabo vem a inscrição "Sigma Beauty - Nome do Pincel - USA", que obviamente leva a essa impressão.

Nunca vi a empresa se manifestar oficialmente e desmentir essa informação.

Mas, um olhar mais atento revela que no cabo dos pincéis vem escrito "Made in PRC", a famosa República Popular da China. Nas próprias luvas de plástico que encapam o cabo dos pincéis vem também escrito o Made in PRC. Ou seja, fabricado nos EUA porcaria nenhuma.

No cabo dos pincéis sintéticos, daquele kit facial, não vem a inscrição, vale observar.

Além disso, a empresa tem lá escrito no site que os pincéis são "handmade". Dá para acreditar que são feitos na China e a mão? E que são cruelty free? Bom, é certo que ao serem feitos na China, envolve uma grande parcela de crueldade humana.

Não tem santos nesse jogo. A própria MAC tem seus pincéis chineses - aqueles dos kits especiais, de cabo curto. Mas, é sabido que aqueles pincéis não são mesmo feitos a mão - daí a propagada diferença deles para os da coleção permanente.

Isso sem nem entrar no mérito da relação duvidosa que a Sigma estabelece com muitas blogueiras/tubers por aí.

No meu caso, eu escolho especificamente não comprar coisas da China, quando eu tenho a opção: e a Sigma me enganou. Me sinto lesada enquanto consumidora.

O que ninguém leva em conta é que: não existe possibilidade de certos produtos custarem tão pouco. Só porque foram feitos na China. Se alguns produtos custam baratíssimo, tão barato que mal pagam o custo de sua manufatura, é certo que tem outrem arcando com a responsabilidade desse custo escondido. E é certo que somos nós. Seja o custo econômico, social e ambiental.

No caso da Sigma, me sinto duplamente enganada, porque não apenas não fui informada que os produtos são Made in China, como até os preços praticados não correspondem aos outros preços de produtos chineses. A empresa engorda seus cofres e, ainda assim, resta uma conta que cedo ou tarde será cobrada da nossa sociedade. É esperar para ver.


[[ Dáfni, desculpelo pelo "discurso", mas esse tema me pega no fígado ]]

Beijos,

Renata
.lívia. disse…
nossa, os produtos da Sigma são sempre TÃO bons que esse estojo para secagem já era um item certo da minha wishlist! eu já tinha pensando que só ia funcionar com pincéis da sigma, como eu tenho alguns achei que seria uma boa, mas com certeza lendo sua resenha super me decepcionei :((
muito bom você ter mostrado o resultado, aposto que outras meninas, como eu, vão repensar o desejo d compra-lo
Gabi Gonçalves disse…
Eu nunca de fato acreditei que um estojo secasse os pincéis mais rápido pq pelo que eu vi do vídeo de divulgação apenas aperta mais o pincel e tira o excesso de água. Aqui em Brasília é muuito seco, eu lavo os meus pincéis a noite e no outro dia de manhã a maioria tá seco. Então eu acho que vc tirando o excesso de água com cuidado, apertando levemente o pincel e dependendo do clima da tua cidade é o que conta.

Queria ver agora a escovinha de limpeza se realmente presta.

Beeijos
Karen Lommez disse…
Nossa, que coisa heim? Fiquei curiosa para saber em quantas horas secaria aqui em BH nesta época, pq está muuuito seco o clima. Imagine se demorar tb? Aff... chato isso. bj
Antonia disse…
Ai ai, apenas confirmou suspeitas né Dáfni. Fora que pra mim o produto é em si uma carapuça da marca sobre o fato de que os pincéis perdem a forma rs MAAAAS nem vou entrar nisso porque tem sim pincéis deles que gosto muito, como os de rosto (não gosto é dos de olho). O que mais me irrita na Sigma nem é essa coisa da China e nem que os pincéis perdem a forma e nem o preço, é a relação com as blogueiras e youtubers, mas acho que isso é menos culpa da marca (que apenas está sendo esperta) e mais das meninas, que são tão vulneráveis....
enfim...
beijossss
Antonia
Anônimo disse…
Antonia,
sabe que eu sempre acho que é culpa da marca? Minha lógica segue com a lógica da Lei do Consumidor - a parte mais fraca da relação é obviamente o consumidor.

Assim, você mesma disse: as meninas são vulneráveis. A empresa não é. E conta com uma equipe (às vezes batalhão) especial de marketing e outros especialistas que trabalham justamente nas estratégias de comunicação e posicionamento de marca, a fim de ampliar as vendas.

Então, estamos falando de uma equipe de especialistas que sabe exatamente o que está fazendo, cujo trabalho é este - impulsionar vendas através de todas as maneiras possíveis. E dentro desta equipe, tem aqueles que sabem agir dentro das redes sociais e que aprendeu muito, mas muito bem a usar as blogueiras de forma barata e muito eficiente. Pouco ética, também.

Lógico que você pode falar da ética das blogueiras - mas daí entra um despreparo para gerenciar suas próprias figuras (agora pública), ingenuidade, deslumbramento e desconhecimento. Penso muito em certas normas do jornalismo, que vêm da mídia impressa, mas que podem (e devem) bem ser aplicadas aos blogs, mesmo estes não sendo "jornalismo". Mas, são blogs de opinião - e as mesmas normas norteiam editoriais e outras colunas de opinião da mídia impressa.

Mas, veja, eu conheço estas normas, trabalhei com elas por anos. Fica muito claro para mim onde estão os limites, ainda que tênues. Mas, certamente para outras não fica tão claro assim. E para algumas, pouco importam os limites da ética, verdade.

Entende quando digo que a responsabilidade é muito maior por parte da empresa? Ela é a parte mais forte e muuuito mais conhecedora e experiente do jogo. Blogueiras são peões, infelizmente, na cabeça de muitas empresas ainda.

beijos!

Renata

[[ Dáfni, olha eu de novo discursando e monopolizando seus comentários. Juro que vou tentar me controlar, hahahahah. Se não conseguir, o tempo limitado dessa semana vai me restringir, pode ficar tranquila! ]]

beijossss

Renata
Antonia disse…
Renata, entendi e na verdade acho que vc tem razão, eu que espero nada da marca (de nenhuma marca, espero sempre o pior de todas as empresas do mundo rs) e demais das blogueiras.
Nada que uma legislação estilo os disclaimers americados não resolvesse não é mesmo, mas nossa, esse tipo de lei está anos luz da nossa realidade...
Lis disse…
Oi Dáf!
Que pena viu? Fico triste em ver isso. Muita gente desesperada comprando por ai. Confesso que este item da Sigma não me encheu os olhos, eu seco meus pinceis da maneira que melhor me convém e não adianta ninguém me dizer que prejudica porque eu ainda não vi esse dano... Tenho aqueles secadores de cabelo bem vagaba sabe? E sempre que lavo meus pinceis com tempo curto para deixar secar naturalmente, eu coloco o secador na potência mais fraca e ele tarta de fazer os erviço lindamente!
Um beijo grande.
Talita disse…
Que BOMMMMM que existem blogueiras como vc q falammm a verdade mesmooo!!! Adorei, menos um custo!! hahahaha Beijussss!
Betty Gaeta disse…
Oi Dáfni,
Bom saber, pois o fato de falarem que melhora a secagem iria me entusiasmar.
Deixei um comentário no post anterior.
Bjkas e uma semana maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com
Vanessa disse…
Oi Dafni!

Aqui fizemos o teste em 2 momentos, na primavera e no verao e somente com pinceis da Sigma e nao secaram no tempo prometido de ate 6h....eu so achei que o produto manteve as cerdas dos pinceis da Sigma no lugar mas nao testei com outras marcas. Achei bem fail o fato de nao ter espaco que sirva para pinceis de olhos que ao meu ver sao os que usamos mais!

Nenhuma de nos la do blog que testou, aprovou e eu nao compraria pq ele meio que virou estojo para acomodar pinceis da marca.

Gostei muito da sua resenha e da sua opiniao critica, serve de alerta pra quem tinha duvidas e tinha na wishlist!
Bjs
Flavia disse…
Adorei a resenha. Até hj não tinha lido uma resenha sobre esse produto. Eu acreditava que secasse mesmo no tempo que informam.
Ainda bem que não comprei.
Bjo
Jú Vasconcelos disse…
Nunca acreditei nesse tempo de secagem, mas esperava que a forma dos pincéis ficasse em ordem pelo menos...
@conversadebeleza Obrigada pela resposta. Fiquei bem descontente ao saber disso. Eu nunca comprei nada da Sigma, e já ia comprar uns pinceis, mas sinceramente eu mudei de opinião.
Ale Lima disse…
Sinceramente,acho que esse Dry'n é um recall pago da Sigma haha
Tenho alguns pincéis da marca que agora, estão descabelando...
Como eles já sabem sobre as redinhas da Coastal Cents, pq não ter a deles ?
Achei a maior encheção de linguiça esse trem e nem me encheu os olhos..

Adorei a resenha Dáfni...

Bjs

Ale Lima
Anônimo disse…
Nossa, só secaram depois de 20 horas de espera??? Realmente o produto não cumpriu o que prometeu!


Camila F.
disse…
Olha,Daphne, sinceramente, quando a Sigma lançou este troço eu dei risada..como um trapinho vai secar os pincéis em 4 horas? é como a guria de BSB falou, lá no cerrado o pincel seca em 1 hora se bobear.. aqui em SP na região onde moro,putz, esquece, talvez dois dias, por isso que eu tenho vários pincéis..Quanto á forma, eu deixo nos protetores que vieram como uma forma de preservar mesmo,pq paguei doletas mais frete,acho que tem que cuidar diacordo..Gosto da Sigma, mas concordo inteiramente com a Renata do Conversa.A Sigma inclusive é de uma veterinária brasileira com doutorado no EUA, ela faz parte de uma cadeira em uma university aí..será o jeitinho brazuca? bom, brincadeiras á parte,beijos á todas!
disse…
Complementando: sim, a blogosfera tá difícil..tá dando pra contar nos dedos os beauty blogs que valem a pena, eu acompanhava um que de uma hora pra outra começou a metralhar post patrocinado..#fail!
Anônimo disse…
É verdade, a minha lista de leitura dos blogs está cada vez menor. Um saco, todo mundo só mostra os lançamentos, isso todos fazem... Mas falar a verdade depois, nécas!!! P-A-R-A-B-É-N-S!!! Tem q ter peito e cacife, não é pra qq uma!!! Tadinhas das outras, vivem de JABÁ, né. Mas eu não mentiria ou omitiria por $$$$.
Amandinha disse…
Dafnii
adorei a resenha!
é verdade, sem levar em conta fatores como o clima....tudo muda!
bjs
amandinha
Andrea disse…
OI Dafni!!
É por isso que te repeito tanto!!! Sempre fazendo resenhas excelentes....profundas dando uma opinião séria e responsável sobre os produtos abordados.
E achei maravilhosa a participação da Renata.
Parabéns para as duas.
Beijos
Andrea
Milena disse…
Olha, eu comecei devorando todos os blogs de make e hoje se eu lenho meia dúzia, é muito. O seu é um deles.

Eu ando DE SACO CHEIO de blogueira puxa-saco e deslumbrada. De gente que se vende por batonzinho e etc. De gente que não tem coragem de criticar porque recebeu produto de graça. Fora as que puxam o saco na ESPERANÇA de ganhar coisas, o que tb existe. Enfim.

Eu tenho bode da Sigma por causa dessa SATURAÇÃO da blogosfera.
Eu ouvia direto que os pincéis da marca são comparáveis aos MAC e, quando peguei um na mão, quase caí pra trás. A qualidade não passa nem perto. Depois disso eu não consegui mais confiar em nenhuma resenha.
As primeiras a falar tinham jabá, e o resto segue atrás, deslumbrado com o hype e sem coragem de ir contra a correnteza.

Quanto a esse produto específico, só dei risada quando vi o anúncio. Qual o sentido que faz um pincel secar mais rápido socado num troço que não deixa ele respirar?
Gente, melhor usar um brush guard, que além de manter a forma do pincel é arejado. E custa 5 dólares, e é pequeno. Eu hein.

Eu não ligo de as coisas serem feitas na China. Existe coisa de qualidade feita na China, mas é preciso separar o joio do trigo. E se é feito na China, é direito do consumidor saber disso, há quem prefira evitar.

Eu também não me empolguei com o produto novo da Sigma, a tal das escova facial rotativa. Pelas fotos de divulgação parece legal, mas pelas fotos que vi em algumas resenhas, me pareceu ter um acabamento beeeem inferior ao Olay (que é simples, mas muito bem feito).

Enfim... Assim como a Renata, tenho minhas ressalvas em relação à Sigma, embora os motivos sejam diferentes.

Agradeço a resenha e te dou parabéns pelo post. É por isso que eu sempre passo por aqui, embora devesse comentar mais.

Beijos!
Milena disse…
Sempre esqueço de marcar o acompanhamento por e-mail... 2 anos e meio de blog e eu não me acostumo a marcar isso. :/
Unknown disse…
Dáfni,
eu já não acreditava no produto desde que vi a propaganda, mas estava esperando sua resenha.
Uma das minhas suspeitas era justamente o mau cheiro: arght!
Entretanto, o pior mesmo é a crescente falta de responsabilidade e ética da Sigma: vender o que promete deveria ser o mínimo.
Para mim, apesar de ter vários pincéis de lá que eu tenho e gosto, a empresa não é mais uma opção para nenhum tipo de relacionamento.
Ótima resenha!
Abraços!
Dáfni disse…
Meninas,

Acho que não faz muito sentido eu responder um por um os comentários, pois na verdade todos eles têm pontos em comum, e são mais desabafos do que perguntas. Por isso vou responder tudo junto, ok?

Bom, agradeço o carinho de vcs, e a confiança que demonstraram em vários comentários. Por isso mesmo que eu não abro mão de fazer uma resenha desta natureza, porque sei que vcs valorizam, e ajuda na decisão de compra.

Quanto às discussões sobre a Sigma, há algum tempo venho conversando com a Renata sobre isso, e acredito que os fatos que ela nos traz são importantes e essenciais para a nossa reflexão sobre o consumo de produtos desta empresa. Antes dela, eu não havia ouvido ninguém apontar certos fatos com relação à postura da empresa frente aos consumidores. Por isso, obrigada, Renata, pelas contribuições!

Quanto à questão dos blogs e parcerias: eu já abordei este assunto aqui algumas vezes, e acho extremamente interessante esta discussão sobre os rumos que os blogs estão tomando. Mas se eu for colocar a minha opinião aqui, daria outro post! (rs) Então, pessoal, quando eu estiver inspirada, eu escrevo algo nesse sentido.

Obrigada pela participação!

Beijos
Nossa Dáfni que coisa né? Ainda bem que eu não cogitei de comprar pois achei milagre demais e daí sabe né: o santo desconfia rs.
Mas muito gente deve ter comprado...
Beijo
Isabele Pontes disse…
Concordo com a Milena em gênero, número e grau!!!
Eu também tô de saco cheio de ver blogueira puxa-saco, que se vende por batonzinho e depois NÃO TEM CORAGEM de fazer uma resenha VERDADEIRA sobre a marca só porque recebeu produto de graça.
Dáfni, vc está de parabéns, pois deixou seu espírito de consumidora falar mais alto, ao invés de babar o ovo da marca só porque é afiliada (como muitas outras blogueiras fazem).
Não conhecia o seu blog, mas confesso que virei leitora a partir de hoje.
Meus parabéns novamente!

Isabele.
Isabele Pontes disse…
@Milena Concordo com a Milena em gênero, número e grau!!!
Eu também tô de saco cheio de ver blogueira puxa-saco, que se vende por batonzinho e depois NÃO TEM CORAGEM de fazer uma resenha VERDADEIRA sobre a marca só porque recebeu produto de graça.
Dáfni, vc está de parabéns, pois deixou seu espírito de consumidora falar mais alto, ao invés de babar o ovo da marca só porque é afiliada (como muitas outras blogueiras fazem).
Não conhecia o seu blog, mas confesso que virei leitora a partir de hoje.
Meus parabéns novamente!

Isabele.
Karen Lommez disse…
Meninas, li os comentários e concordo com os argumentos, mas queria dizer algo. A única coisa da Sigma que conheço são o pincéis e uso bastante e gosto mesmo da maioria. Vejam bem, uso muito e lavo toda semana, às vezes mais de uma vez por semana, pq nos cursos acabo tendo que emprestar material. Ao ler o que vcs escreveram , começou a soar como algo do tipo TUDO da SIgma é ruim e quem fala bem só pode ser vulnerável, deslumbrada, mal-informada e vendida. Sinceramente, acho bacana ver resenhas honestas e ver os debates no blog, isso é importante e tb critico pessoas que amam tudo que ganham. Quando recebo produto ruim, nem sequer faço resenha, já coloco isso como condição para resenha, pois o foco do meu blog são os produtos que uso e gosto.

Na minha opinião, avaliação de produtos são subjetivas em vários aspectos porque além de depender da qualidade do produto em si, dependem das expectativas do consumidor a seu respeito e do modo de uso> não acho que só maquiadora pode ter blog, mas acho que a pessoa que fala de produtos deve tê-los usado por algum tempo e saber usá-los tb.

Gosto dos pincéis da Sigma e embora tenho entendido o argumento, achei meio pesado colocar a culpa nas blogueiras ou tratar a coisa como se tudo fosse ruim e como se quem diz que gosta só pode gostar por estar equivocada.Não me considero dentro de nenhum destes rótulos e conheço ótimas e honestas blogueiras que gostam dos pinceis e não se encaixam tb. Cuidado para não caírem no erro inverso de quem vcs criticam, que no fundo é o mesmo erro, fazer uma análise unidimensional da questão e considerar que a percepção de vocês é necessariamente a correta.

Sobre o produto da resenha, não posso dizer nada nunca usei e nem quero, depois d eler a opinião sincera e elegante da Dáfni.

bjk
Vanessa disse…
Cientificamente falando, na prática, se você quer secar mais rápido, use vácuo, calor ou material muito absorvente. E materiais absorventes têm um limite de água que podem absorver, se atingido o limite e não houver muita circulação de ar, é até pior para a secagem.
Cogitei que talvez houve algum material muuuuito absorvente não nas tiras que prendem, mas no corpo do estojo, mas aí ele teria que ser mantido fechado para ser eficiente na absorção da umidade e teria que ter a recomendação de algum procedimento para liberar a água absorvida antes de um uso futuro. Então, confesso que já esperava esse fail do estojo que prometia secagem milagrosa e seu post só confirmou minhas suspeitas.
Mas eu queria mesmo era encontrar gente que testou a tal escova giratória, até agora o que mais se vê é gente recomendando fortemente o produto sem nunca ter testado, queria encontrar alguma opinião fundamentada.
Milena disse…
Oi Karen

Guardadas as diferenças de opinião, acho que houve um exagero na interpretação das críticas à Sigma.

Eu, por exemplo, não tenho nenhum pincel da empresa. Os poucos que experimentei, não gostei.
Mas nunca disse que nada da empresa presta, nem que todo mundo que avalia está mentindo. Tb não creio que seja essa a impressão que as outras meninas tenham passado.

Eu acho muito importante avaliar tanto os produtos que gostamos, quanto aqueles que não nos impressionaram. Pois as resenhas negativas tb ajudam muito os consumidores. Mostrar onde e porque um produto decepciona pode ajudar alguém a economizar o suado dinheirinho.

A minha crítica em especial (não posso falar pelos outros) vai para as blogueiras que, por terem relação de patrocínio com alguma empresa, priva (ou em alguns casos piores, chega a mentir) o público das opiniões que ela considera negativas a respeito dos produtos que recebe para testar, por medo de perder essa parceria e para manter a "boca-livre" de produtos.

Claro que há maneiras e maneiras de se criticar um produto. Não é preciso ser deselegante nem agressiva, apenas sincera.

Eu noto que a Sigma faz um investimento bem pesado na blogosfera e no YouTube, inclusive com gente que recebe para fazer posts para a empresa.
As que são pagas eu descarto a opinião na hora, e noto que muitas outras também mudam a forma de escrever/falar ao resenhar os produtos.

Há o lado bom e o lado ruim de ter os blogs de beleza notados por empresas:
- Pelo lado bom, blogueiras sérias têm a oportunidade de testar mais coisas, temos notícias de lançamentos, etc.
- Pelo lado ruim, existem as empresas que descobriram que distribuir produtinhos é bem mais barato que fazer propaganda. E as blogueiras que dão preferência aos produtos free, em vez de às leitoras. Nem todas são desonestas, algumas são só deslumbradas mesmo. É preciso disciplina, senso de prioridade e responsabilidade para não se deixar seduzir, o que nem todas têm. Infelizmente...

Bjs!
Karen Lommez disse…
Milena, posso ter interpretado de uma forma maior mesmo, mas porque não vi ninguém relativizando as próprias opiniões e considerando que outras pessoas possam sinceramente gostar , que a forma de uso pode influenciar nesta avaliação e etc. Acho válido este debate e respeito a opinião de todos aqui, mesmo pq conheço e gosto de muitas, só acho que estava faltando alguém que mostrasse o outro lado, pq em alguns momentos o discurso me pareceu radical e pareceu que a ideia defendida era A verdade sobre a empresa ou produtos.

Quanto a falar mal de produtos, eu às vezes falo, quando algo me irrita muito, mas prefiro colocar o foco nas coisas boa, porque conheço tantas coisas legais para dividir que prefiro gastar meu tempo com algo que acho que vale a pena, mas concordo que críticas negativas são importantes.Há tb o fato de que eu não gostar não significa que a coisa é ruim para todas. Quando falei sobre isso, apenas mostrei a minha posição, mas não condenei as críticas negativas, eu mesma me baseio em várias delas.

Em geral, como disse respeito e concordo com várias coisas, só alertei para o cuidado de não generalizar as próprias opiniões.

bj
Milena disse…
Concordo que quando o assunto gira em torno de crítica, as opiniões podem parecer radicais mesmo.

Devido a essa estratégia junto aos blogs, muitas empresas acabam perdendo a credibilidade, o que resulta numa "birra" por parte de algumas pessoas/consumidores.

Eu mesma tenho birra com a Eyeko, que lançou seus produtos por um preço X, ganhou fama e disparou nas vendas graças à divulgação nos blogs, e agora cobra 3X por um produto que já não era grandes coisas e que não melhorou em nada. Antes o preço era justo, hoje em dia é ridículo. E o pior: não tem justificativa para esse aumento, a não ser fama.

A Sigma meio que gastou a minha boa vontade também, apesar de eu até achar alguns dos produtos interessantes.
Mas apesar do que a empresa insinuou desde o começo, não dá pra achar que os pincéis são o mesmo que um MAC, por exemplo. Um é feito em série, outra é feito à mão, e por aí vai.
A numeração tb foi plagiada da MAC no lançamento, e isso sem dúvidas rendeu grana pra uma companhia que tava começando.
É por causa desse tipo de coisa que eu faço restrições à empresa e que ela não me parece ética.

Quanto a críticas negativas, penso como vc. É mais legal e mais positivo falar do que se gosta. E sim, gostos variam. Qualquer julgamento subjetivo acaba sendo injusto.
Mas há certas coisas (qualidade, acabamento, etc) que são esperadas e podem ser facilmente avaliadas (apesar de poderem variar de um item para outro).

Eu entendi seu ponto também. Por isso que é bom conversar e trocar idéias.
Um debate bom é assim mesmo, equilibrado. Senão, vira caça às bruxas. Mas às vezes é bom desabafar... ;)


Beijocas
Karen Lommez disse…
Ah sim, Milena, acho que no fundo pensamos da mesma forma. kkkk.Dá mesmo birra, principalmente quando os preços aumentam demais só por causa da fama que ganham.Como vc mesma entendeu, meu medo é só acontecer com acrítica negativa o mesmo que com os elogios... enfim, opiniões variam mesmo e debater deve ser assim, de forma educada e democrática! Por isso sempre venho aqui no blog da Dáfni e, apesar dos poucos cmentários, no seu tb!

BJ
Anônimo disse…
Dafne,
Aconteceu exatamente a mesma coisa com os meus pincéis. Utilizei o Dry'n Shape e ele deformou meus pincéis. Se quiser ver, olhe aí:
http://imageshack.us/g/830/nshape.jpg/
Acabei de mandar e-mail para a Sigma. Um absurdo, um estrago com meus pincéis. Espero ser compreendida pela empresa.
Beijos, até mais.
Dáfni disse…
Meninas, acompanhei o debate de ideias e fico feliz de ter as contribuições de vcs para este assunto! Mais feliz ainda que há respeito e que o debate tem se balizado em argumentos e fatos...

Vanessa, não tenho a mínima vontade de comprar a escova, pois já encomendei a da Olay. Vou ficar te devendo a opinião!

Jessica, que chato, não? Fez certo em escrever para eles. Tomara que te respondam...

Beijos!
Társyla disse…
Oii Dáfni
adorei sua resenha: verdadeira!
Eu pensei por um segundo em comprar esse produto, mas tbm desconfiei e agora tenho certeza: Não presta! Ahahaha!
Valeu por partilhar. =)

Mais uma coisa: mulher vc é Física?? Acho q vc não tá nem aí, mas eu sou "quase"! ^^ Ainda to na graduação. Mas é muito bom ver que existem mais "viciadas em make" da área. kkkkk

Bjos
Vicky MundoAfora disse…
Nunca usei nada da Sigma e também nao sou Física, mesmo assim estranhei a propaganda da produto nao comentar nada sobre as condicoes climáticas, temperatura, humidade relativa do ar, essas coisas.

Simplesmente nao faz sentido morar num lugar super húmido e colocar pincéis para secar dentro de uma bolsinha fechada. Sinceramente. Talvez funcione aqui onde eu moro - no deserto, humidade do ar de 10%, 6 meses sem chuva nem chuvisco.

Prefiro a opcao dada pelo Waine Goss, mais barata e mais eficiente, além de nao prometer secar mais rápido, e sim, de manter a forma dos pincéis - o fato de poder secá-los de cabeca para baixo ganha todos os bonus points comigo - só $5 na Amazon: http://www.thebrushguard.com/reviews.html
Dáfni disse…
@Scorpitazy

Sou sim! Legal conhecer mais mulheres desta área! Onde vc está fazendo a graduação?

Beijos
Dáfni disse…
@Vicky

Pois é, eu já conhecia os brush guards, para manter a forma dos pincéis. Vende na Coastal Scents também, e sempre ouvi boas opiniões sobres eles.

Beijos
Társyla disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Társyla disse…
Então, estudo no IFMA e tô no 6º período. Quaaase lá. =D
Vc estudou onde?
Bjus!
Dáfni disse…
@Scorpitazy

Mais um ano então! Que bom! Precisamos de mais mulheres físicas! :)

Eu fiz a graduação e o mestrado na UFPR; o doutorado no IFT/UNESP... acredita que já fazem 6 anos que defendi o doutorado? Afff, tô ficando velha! (rs)

Beijos

Postagens mais visitadas