Foz do Iguaçu - um relato

Olás!

Esta semana que passou estava em Foz do Iguaçu, no congresso da Sociedade Brasileira de Física que reuniu em torno de 3 mil físicos para discutir e se atualizar. Foi muito legal, pois reuniu vários encontros de diferentes áreas da Física (Encontro Brasileiro de Física dos Plasmas, Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos, Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Reunião de Trabalho sobre Física Nuclear no Brasil), que em geral acontecem separadamente todo ano. Revi professores e colegas da graduação e da pós-graduação, grandes amigos, conheci pessoas legais, assisti a palestras interessantes de diversas áreas e apresentei meu trabalho de pesquisa.

Fora a questão profissional, foi uma bela oportunidade para retornar a Foz do Iguaçu, mais ou menos 20 anos depois que fui lá. A cidade de Foz do Iguaçu é uma cidade de médio porte (300 mil habitantes), com muita opção de restaurantes, lojas e entretenimento. Como faz fronteira com o Paraguai e a Argentina, ainda tem a facilidade da gente conhecer outro país sem ter que pagar uma viagem internacional (rs), e passear por free-shops.

Todo mundo sabe que lá ficam as Cataratas do Iguaçu, um dos fenômenos da natureza que por si só atrai vários turistas pela sua beleza e exclusividade. Acredito que outro fenômeno deste tipo só tenha na fronteira do Canadá com os Estados Unidos, as Cataratas do Niágara. Mas como não fui lá, não sei dizer qual é o mais bonito e espantoso!

Num dos dias que estive lá resolvi fazer as duas coisas que mais nos interessavam: ir ao Paraguai e ver as Cataratas. O Paraguai nem preciso dizer o porquê, né? (rs) Mas as Cataratas foram uma escolha do maridão, que nunca tinha estado lá.

Cataratas do Iguaçu
Acho que ninguém tem noção do que são até vê-las de perto. É muito impressionante! São dezenas de quedas, por um espaço grande, e um barulho de água constante. Lindas, de uma beleza impronunciável, o que mostram que a natureza é uma das arquitetas mais conceitudas que conhecemos! (rs)

Eu costumo me maravilhar quando vou à Europa, pelas construções e obras de arte que o homem fez. Mas certamente que as obras da natureza não tem paralelo, pois foram construídas por milhares de anos de forma aleatória, e com ferramentas poderosas porém manuseadas por longos anos... É de ficar muito admirado!

Para entrar no Parque das Cataratas, vc tem que pagar 23 reais. Se for de ônibus (é uma opção), tem que ficar atento aos horários em que funcionam, pois se deslocar de um lugar ao outro a pé é bem difícil, pelas distâncias dentro do parque. Não sei a distância certa, mas parece que, entre a entrada do parque e a trilha para ver as Cataratas, são mais ou menos 5 a 10 quilômetros. Lá dentro há várias opções de passeios, e tudo pago, é claro. Vale a pena se informar antes do que há para se fazer, e não chegar lá meio perdido como nós... (rs) Nós fomos com uma van de uma agência de viagens - pagamos 25 reais por pessoa. Vale a pena porque o cara faz todos os percursos, e a gente não precisa depender do último ônibus que sai de lá às 18h ou 18h30.

Nós acabamos fazendo o passeio do Macuco Completo (veja aqui), que não é nada barato (140 reais por pessoa!!!!), mas que vale muito a pena. Vc pega um trenzinho que vai andando por dentro da floresta, e o guia vai dando informações sobre a flora e a fauna do lugar. Chega a um deck, onde vai pegar um bote e passear até as primeiras quedas d'água. Aqui vale a pena avisar que o ideal seria fazer no verão este passeio, ou levar uma muda completa de roupa, porque a gente se molha inteiro!
 O bote vai até as primeiras quedas, e chega a ir muito próximo delas, nos molhando inteiros! É muito legal! Tem uma menina que estava conosco no bote que tomou literalmente um banho de catarata!

Nas fotos, eu estou usando uma capa que mais protege do vento que de outra coisa, pois eu fiquei encharcada - a única coisa que não molhou foi o tronco e os cabelos. A capa eu comprei na lojinha da entrada do parque por 5 reais, e achei que foi bem útil.

Enfim, é um passeio que valeu muito a pena! Aconselho a ir de manhã, pois nós fomos de tarde e quando fomos fazer a trilha das cataratas, já estava escuro. O site do Parque das Cataratas é esse aqui:


Ir a Foz do Iguaçu e não ver as Cataratas é o mesmo que ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. 

No próximo post, falo das compras no Paraguai!

Beijos!

Comentários

Flavia disse…
Que lugar lindo da porra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Angel disse…
Dafni!
Amei o post de hoje!
Não nasci em Foz do Iguacu, mas morei lá praticamente a vida toda e hoje estou no Japao, mas morro de saudades deste lugar lindo!
Suas fotos ficaram perfeitas e que bom que aproveitaram bastante o passeio!
Alias dia 10/6 foi aniversario de Foz, 97 anos!
Não vejo a hora de voltar para o Brasil e rever o meu Mini Mundo como costumo dizer, pois a mistureba de etnias que lá existe Eh algo que realmente me encanta!
Beijos querida
Dáfni, estou até arrepiada aqui, eu também conheci a mais de 20 anos, é surreal, qdo fui fiz um passeio de helicóptero, foi sinistro, não sei se ainda fazem, mas a gente sente ainda mais a presença de Deus qdo vimos estas maravilhas né?Amei, bjs, feliz dia dos namorados,Va.
Isabel Gomes disse…
Que lugar maravilhoso! Realmente, no que diz respeito à beleza, nada supera o que Deus criou. Que sorte a sua. Eu gostava muito de conhecer um lugar assim. Talvez num futuro próximo.

Bjs
Unknown disse…
Dáfni,
que passeio gostoso! E esse lugar é maravilhoso demais!
Mesmo com o tempo um pouco nublado, a beleza é extraordinária; e teve até arco-íris...
Eu acho que teria medo de ir no barco, acredita? rs rs
Beijos!
Karen Lommez disse…
Que lindo! Ainda não conheço, mas quero muito! BJ
Dáfni disse…
@F. Zombie

Lindo né? Precisa ver ao vivo!

Beijos
Dáfni disse…
@Angel

Que bom que gostou! Fiquei com vontade de conhecer mais a cidade, pois me parece bem legal!

Ah, eu sabia do aniversário da cidade, até porque alguns lugares não iam abrir em função disso. Me espantei de ser uma cidade tão nova!

Beijos
Dáfni disse…
@Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo

Tem sim o passeio de helicóptero, mas nem me aventurei a perguntar quanto era porque deve ser caríssimo! Mas deve ser muito bonito ver de cima, né?

Beijos
Dáfni disse…
@Isabel Gomes

Pois é, pense numa viagem de férias para ir para lá! Vale muito a pena...

Beijos
Dáfni disse…
@Mercedes, D.

Kkk... sabe que minha mãe me perguntou se eu fiquei com medo de fazer o passeio de barco? Não fiquei não, mas eu não sou parâmetro, pois ADORO adrenalina!

Beijos
Dáfni disse…
@Karen Lommez

Vale muito a pena... é um lugar lindo de morrer!

Beijos
Amandinha disse…
Nossa
eu nunca fui prá lá!
belissimas as fotos!
vontade de viajar!
bjs
amandinha
Dáfni disse…
Amandinha, se der para ir um dia, vale a pena!

Beijos
Taissa disse…
Adorei Dáfni!!!!!
Tenho muita vontade de conehcer as cataratas, são tão belaS! Mas nunca ia imaginar que o parque é tão grande assim..rsss
Beijos!
Dáfni disse…
@Camila - Be Dorothy

Legal mesmo! Foi muito divertido...

Beijos
Dáfni disse…
@Taíssa - BMS

É enorme! Eu não lembrava que era tão grande, e ainda bem que contratamos a van...

Beijos
Nossa Dáfni, quando eu li este post eu viajei no tempo, sabe?
Concordo em genero, numero e grau sobre ir às Cataratas. Eu tinha ido numa viagem a Usina de Itaipu, mas não poderia deixar de esticar. E, assim como você, fui nesta mesma época do ano, um puta frio, mas mesmo assim fomos ao Macuco Safari, foi gostoso relembrar.
Se quiser ver minhas fotos, estão aqui: http://www.flickr.com/photos/carlinha/sets/72157603228966511/
Beijos!
Dáfni disse…
Que lindas fotos Carlinha!

Beijos
Camila Guerra disse…
Lindas fotos!!
Estive em Foz há mais de 20 anos, mas ainda tenho bem forte na memória a beleza das Cataratas brasileiras. Pretendo voltar em breve.
Quanto ao Macuco Safari, estou avaliando se vou ter coragem de chegar perto das quedas pelo rio... :))
Parabéns pelo blog!
[]'s

Postagens mais visitadas