Perua, eu??? Também!

Olás!

Desde que criei o blog (não faz muito tempo!), eu venho recebendo feedback das pessoas que conheço, que acabaram acessando o blog por causa da mensagem que deixei no Gmail. Foi muito engraçado constatar que a reação da grande maioria foi de ficar surpreso com o tema do blog, ou seja, cosméticos! Isto me levou a algumas reflexões, mas antes preciso esclarecer talvez o motivo da surpresa.

Eu sou doutora em física teórica, mais especificamente pesquisadora na área de Supercordas - muita gente deve ter ouvido falar sobre esta área na série The Big Bang Theory  (é a área que o Sheldon trabalha). Quem nunca viu esta série, bom, eu recomendo, porque ela é divertida, apesar dos estereótipos. E é justamente dos estereótipos que quero falar!

O Sheldon da série é um físico teórico (como eu), que trabalha na área de Supercordas (como eu), que tem amigos físicos (como eu), que é um verdadeiro nerd (opa, eu não sou nerd!). Aí está a questão: nem todo físico teórico é nerd! Nem todo físico teórico gosta de ser super organizado, ou tem uma compulsão em analisar e fazer uma teoria de qualquer fenômeno que esteja observando... É certo que há muitos físicos teóricos como o Sheldon, mas não são todos.


Portanto, o seguinte teorema é falso:

Teorema da Personalidade do Físico Teórico: Todo físico teórico é nerd.


(aliás, acabei de dar uma de nerd brincando com linguagem matemática! hehehe). Bom, desmistificando este primeiro, vamos mostrar que o teorema a seguir também é falso:

Teorema da Física Teórica: Toda física teórica é nerd e não se interessa por nada que não seja catalogado como"intelectual".
Corolário: Segue que as físicas teóricas não tem tempo para "futilidades", como maquiagem.


Este é falso porque eu sou a prova disso, ou melhor, uma exceção à regra! Gente, eu não me considero nerd, e gosto de coisas que podem ser catalogadas como "futilidades", como maquiagem, cosméticos, séries de TV, etc. Ou seja, sou uma pessoa normal. Conheçam a multifacetada Dáfni!


Além de passar a tarde inteira escrevendo "coisas" como a da foto ao lado (minhas continhas!), e 4 vezes por semana torturar meus alunos com Cálculo Diferencial e Geometria Analítica (hehehe), eu também gosto de espairecer! É, pensar em outras coisas! De preferência em coisas que não tem a ver com o trabalho - como cosméticos, ponto cruz, seriados, livros, filmes... A minha vida não é só o trabalho!

Por isso, quando ouvi dizerem que eu era perua ou patricinha, eu somente sorri; sim, eu sou isso também!

                Um brinde a todos aqueles que não têm vergonha de serem multifacetados!

Comentários

Entendo muito bem você. Estereótipo é mesmo uma surpresa quando quebrado. Sou engenheira civil, mas não gosto dos cálculos (ops, quebrei uma primeira regra!), escolhi a engenharia à arquitetura, por saber que o mercado de trabalho preferiria uma engenheira à uma arquiteta se fosse para fazer o que eu gosto (gerenciar obras e projetos), não errei.
Segundo estereótipo quebrado: não é porque sou pé de barro que não posso gostar de coisas de menina, aliás, costumo gostar muito mais do que minhas coleguinhas arquitetas.
E, o contrário também acontece, quem me vê no escritório, toda cheia de cheiros e cores, torce o nariz quando digo que posso pisar na obra. A grande maioria se surpreende e muito comigo!
Gostei de conhecer sua faceta, meu namorado é Tecnologo em MPCE e está fazendo o doutorado em na área de Física Nuclear no ITA, estuda uns lances de fibra de carbono mas, na boa, é gente normal comigo!
Beijinhos!
Dáfni disse…
Pois é, Carla, eu lembrei de você também quando escrevi este post, porque no seu perfil você cita que é engenheira! Viu, já são duas exceções à regra!

Bom, e namorando um físico você também confirma que não tem só físico nerd, né?

Beijos
ana sk disse…
Menina, adorei teu post. Me incomoda muito quando as pessoas esperam que alguém seja um estereotipo, porque ninguém é. Vivemos num mundo cheio de informçao e coisas legais disponives, acontecendo, entao nada mais natural do que ter interesses diversificados. os estereotipos sao divertidos, caricatos (adoro a série também!!!), mas uma pessoa real tem muito mais "camadas" e complexidade do que essses personagens.
Adorei o blog, vou voltar sempre!
um beijo
Karen Lommez disse…
Amei! é isso mesmo! Sou socióloga e antropóloga, sou competente no que faço, professora universitária como vc e, nem por isso, sou nerd. Mas fico chateada de ser rotulada de nerd ou de perua... algumas pessoas são tão simplistas... acham que se é isso ou se é aquilo e se esquecem que os homens são serem complexos, contraditórios e cheios de facetas. E mais, gostar de cosmético não é futilidade, futilidade é só gostar disso... bjk
Anônimo disse…
Nossa prof. super adorei esta matéria, também me encaixo nela, fico bem lokinha com os "cálculos" na faculdade, e nas horas de lazer, para relaxar nada melhor do que ficar testanto e decobrindo novos produtinhos destes, principalmente make, amo tanto... Eu sempre digo: FAÇO ENGENHARIA, E TENHO VIDA... Não precisamos ser uns seres abomináveis só por que estamos nesta área, que muitos dizem ser para loucos, posso até ser louca sim, mas por maquiagem, hihihih.

Bj bju

Luciane
Dáfni disse…
Luciane, eu respondi o seu comentário no post da viagem ao Paraguai!

Beijos

Postagens mais visitadas