O barato que sai caro
Olás!
Resolvi fazer este post, meio às pressas, pois recebi um comentário da Mimi que fala de um escândalo que anda circulando na internet: o caso do TCM (Tudo Coisa Minha). Pelo que li, muitas pessoas estão reclamando de terem sido lesadas economicamente, de não terem ainda recebido as encomendas e nem reembolso quando solicitado. E parece que nem satisfação os "donos" do TCM estão dando às compradoras, que obviamente estão desesperadas. Para ler sobre isso, veja os links abaixo:
http://paponadacabeca.blogspot.com.br/2012/04/o-tcm-e-seu-castelo-de-areia.html
http://tcm-quero-meu-dinheiro-de-volta.blogspot.com.br/
Bom, a questão é que eu nunca fui cliente do TCM, pois não sabia como fazer parte do esquema e, felizmente, ninguém me explicou; mais sorte que juízo. Por isso mesmo que eu resolvi fazer este post, porque eu poderia ser uma das meninas que estão sendo lesadas, e há algum tempo eu queria fazer um post que mistura um pouco esta questão da confiança na internet e do barato que alguém paga.
Então, vcs já pensaram que, se uma coisa é muito barata, tão barata que parece nem pagar a sua manufatura, que alguém está pagando por isso? Não estou falando somente sobre o TCM, que é um caso bastante complicado, cuja existência é longa e só agora parece que o esquema miou. Estou falando dos produtos chineses também, que estão por toda parte e, claro, tem um atrativo enorme, que é o preço. (A Renata, do Conversa de Beleza, já falou disso no blog dela; veja aqui.)
É claro que, num mundo onde uma paleta Dior custa 60 dólares lá fora e aqui R$250,00, quando a gente vê as cores da mesma paleta a 5 reais, achamos que estamos ganhando, afinal quantas paletas a 5 reais compramos com R$250,00? Mas o que a gente não sabe, ou não quer saber, é que seres humanos pagam caro pra que nós paguemos R$5,00 numa paleta. É bem sabido que as leis trabalhistas na China são inexistentes; que chineses trabalham em condições precárias, muito aquém do aceitável. E também vemos a invasão chinesa em tudo que compramos, seja uma sombra ou uma luminária de cabeceira. No entanto, precisamos entender e nos responsabilizar por duas coisas:
1) estes produtos são muito baratos porque os funcionários da fábrica ganham uma miséria e não têm direitos trabalhistas.
2) estes produtos têm uma qualidade duvidosa, o que torna sua vida útil muito pequena em comparação com produtos bem mais caros e de qualidade superior.
3) produtos de vida útil pequena incentivam o aumento do consumo numa escala de tempo menor. Há muita gente importante preocupada com o fato de que esse consumismo desenfreado esteja causando sérios danos ao planeta, pois para produzir e vender mais produtos, é necessário poluir mais (seja ao jogar poluentes na atmosfera, seja por descarte de produtos que não são biodegradáveis nos lixões). E se poluimos mais, avançamos mais alguns passos para o colapso do planeta.
Ok, é difícil escapar aos produtos "Made in China", "Made in PRC"; concordo plenamente, e inclusive, em nossas discussões, eu e a Renata concordamos com isso. No entanto, se pudermos evitar, por que não fazê-lo? Por que não pensar num consumo mais consciente? Por que não fazer esse esforço e ver onde vai dar?
Eu tenho que fazer este esforço, confesso. Consumo muito mais do que uso. Tenho pensado sobre isso há meses, e algumas das consequências dessa reflexão são os meus desapegos. No entanto, devo confessar que pra mim é difícil limitar meu consumo, e tenho fases de alto consumo e fases de baixo consumo. Mas estou tentando, ao menos, diminuir os meus estragos, seja vendendo o excesso, ou procurando não comprar coisas "Made in China". Não sou modelo pra ninguém de consumidora ideal, mas penso sobre isso e me angustio.
E voltando ao TCM... a conclusão é que alguém tinha que pagar os preços baixos também, e no caso, foram as compradoras. Infelizmente, é isso que aconteceu. Por isso, muito cuidado: só compre onde já viu resenha positiva, e sempre exija a entrega em pouco tempo, se aqui no Brasil. O que está causando todo o problema com o TCM é que os "donos" prometiam entrega em 3 meses e até 1 ano (!!!!!!!!). Acho complicadíssimo confiar tanto assim, mas sei que muitas confiaram porque leram resenhas positivas sobre o TCM. Por isso que é necessário fazer compras só de pronta entrega.
Como ficam as encomendas com as nossas queridas "muambeiras"? Ainda é um risco, apesar da gente conhecer vários casos super bem sucedidos (eu tenho algumas que confio plenamente, e tenho encomendas nesse momento com elas). Mas saiba que nada, nada neste mundo, garante que coisas ruins não vão acontecer: é um risco que se corre, o mesmo que sair de casa e pisar numa casca de banana. Portanto, sem radicalismos de todos os lados: um pouco de confiança é necessário. Mas como disse: um pouco.
Enfim, deve estar meio confuso este post, mas são reflexões e alertas que eu acho que vale a pena compartilhar!
Beijos!
Resolvi fazer este post, meio às pressas, pois recebi um comentário da Mimi que fala de um escândalo que anda circulando na internet: o caso do TCM (Tudo Coisa Minha). Pelo que li, muitas pessoas estão reclamando de terem sido lesadas economicamente, de não terem ainda recebido as encomendas e nem reembolso quando solicitado. E parece que nem satisfação os "donos" do TCM estão dando às compradoras, que obviamente estão desesperadas. Para ler sobre isso, veja os links abaixo:
http://paponadacabeca.blogspot.com.br/2012/04/o-tcm-e-seu-castelo-de-areia.html
http://tcm-quero-meu-dinheiro-de-volta.blogspot.com.br/
Bom, a questão é que eu nunca fui cliente do TCM, pois não sabia como fazer parte do esquema e, felizmente, ninguém me explicou; mais sorte que juízo. Por isso mesmo que eu resolvi fazer este post, porque eu poderia ser uma das meninas que estão sendo lesadas, e há algum tempo eu queria fazer um post que mistura um pouco esta questão da confiança na internet e do barato que alguém paga.
Então, vcs já pensaram que, se uma coisa é muito barata, tão barata que parece nem pagar a sua manufatura, que alguém está pagando por isso? Não estou falando somente sobre o TCM, que é um caso bastante complicado, cuja existência é longa e só agora parece que o esquema miou. Estou falando dos produtos chineses também, que estão por toda parte e, claro, tem um atrativo enorme, que é o preço. (A Renata, do Conversa de Beleza, já falou disso no blog dela; veja aqui.)
É claro que, num mundo onde uma paleta Dior custa 60 dólares lá fora e aqui R$250,00, quando a gente vê as cores da mesma paleta a 5 reais, achamos que estamos ganhando, afinal quantas paletas a 5 reais compramos com R$250,00? Mas o que a gente não sabe, ou não quer saber, é que seres humanos pagam caro pra que nós paguemos R$5,00 numa paleta. É bem sabido que as leis trabalhistas na China são inexistentes; que chineses trabalham em condições precárias, muito aquém do aceitável. E também vemos a invasão chinesa em tudo que compramos, seja uma sombra ou uma luminária de cabeceira. No entanto, precisamos entender e nos responsabilizar por duas coisas:
1) estes produtos são muito baratos porque os funcionários da fábrica ganham uma miséria e não têm direitos trabalhistas.
2) estes produtos têm uma qualidade duvidosa, o que torna sua vida útil muito pequena em comparação com produtos bem mais caros e de qualidade superior.
3) produtos de vida útil pequena incentivam o aumento do consumo numa escala de tempo menor. Há muita gente importante preocupada com o fato de que esse consumismo desenfreado esteja causando sérios danos ao planeta, pois para produzir e vender mais produtos, é necessário poluir mais (seja ao jogar poluentes na atmosfera, seja por descarte de produtos que não são biodegradáveis nos lixões). E se poluimos mais, avançamos mais alguns passos para o colapso do planeta.
Ok, é difícil escapar aos produtos "Made in China", "Made in PRC"; concordo plenamente, e inclusive, em nossas discussões, eu e a Renata concordamos com isso. No entanto, se pudermos evitar, por que não fazê-lo? Por que não pensar num consumo mais consciente? Por que não fazer esse esforço e ver onde vai dar?
Eu tenho que fazer este esforço, confesso. Consumo muito mais do que uso. Tenho pensado sobre isso há meses, e algumas das consequências dessa reflexão são os meus desapegos. No entanto, devo confessar que pra mim é difícil limitar meu consumo, e tenho fases de alto consumo e fases de baixo consumo. Mas estou tentando, ao menos, diminuir os meus estragos, seja vendendo o excesso, ou procurando não comprar coisas "Made in China". Não sou modelo pra ninguém de consumidora ideal, mas penso sobre isso e me angustio.
E voltando ao TCM... a conclusão é que alguém tinha que pagar os preços baixos também, e no caso, foram as compradoras. Infelizmente, é isso que aconteceu. Por isso, muito cuidado: só compre onde já viu resenha positiva, e sempre exija a entrega em pouco tempo, se aqui no Brasil. O que está causando todo o problema com o TCM é que os "donos" prometiam entrega em 3 meses e até 1 ano (!!!!!!!!). Acho complicadíssimo confiar tanto assim, mas sei que muitas confiaram porque leram resenhas positivas sobre o TCM. Por isso que é necessário fazer compras só de pronta entrega.
Como ficam as encomendas com as nossas queridas "muambeiras"? Ainda é um risco, apesar da gente conhecer vários casos super bem sucedidos (eu tenho algumas que confio plenamente, e tenho encomendas nesse momento com elas). Mas saiba que nada, nada neste mundo, garante que coisas ruins não vão acontecer: é um risco que se corre, o mesmo que sair de casa e pisar numa casca de banana. Portanto, sem radicalismos de todos os lados: um pouco de confiança é necessário. Mas como disse: um pouco.
Enfim, deve estar meio confuso este post, mas são reflexões e alertas que eu acho que vale a pena compartilhar!
Beijos!
Comentários
http://ju-vasconcelos.blogspot.com.br/
Pelo que andei lendo, o tal TCM estava trabalhando num esquema de pirâmide e mais hr, menos hr, ia estourar como todas as pirâmides, mas fui lá no tal do blog e não vi nada de mais nele, me pareceu uma lojinha on line normal, com poucos produtos à venda e nem tão baratos assim.
Bjkas
Betty, é bom explicar que HOJE é assim. Se você acessar o post no Shame, verá prints em que as palavras que seduziram as compradoras estão estampadas. Quanto aos preços, só te digo que foram inúmeras as promoções! No fim de 2010 teve uma promoção chamada "Aloka da Sorte" - se eu não me engano -, em que haviam produtos como os MAC da coleção Venomous Villains a R$ 25. Os posts com as ofertas eram postados de hora em hora, e somente as 10 primeiras pessoas que "gritassem" "EU QUERO" no comentário do post é que "levariam". Pouco tempo depois, o post com o produto era apagado, e a pessoa só sabia se tinha "conseguido" o produto ao receber um e-mail solicitando que, para confirmar a reserva do produto, deveria depositar o valor pedido em até 24h, sob pena de ficar "de castigo" por até 3 meses. Pra você ter ideia, teve gente que passou as madrugadas acordada só para tentar "conseguir" produtos de sonho a preços como R$ 50. Lembro-me, p. ex., de uma paleta UD Book of Shadows III, que foi posta a disposição no TCM às 5:30 de uma manhã, e as 10 primeiras pessoas que postassem seu interesse é que supostamente teriam o direito de "comprar" a paleta. Era assim que funcionava; você, no afã de conseguir produtos que não poderia de outro modo, ficava extramemente feliz com aquela "oportunidade".
Tem muita gente que está falando que quem comprou agiu de má-fé; que estava ali querendo se aproveitar da situação e achando que estava sendo esperta. Olha, eu falo com minha consciência tranquila: vi o TCM como um modo de adquirir produtos que não poderia adquirir pelos meios "normais", e tudo o que "reservei" seria para consumo próprio, e não para vendas, como muitas faziam. É preciso ter muito cuidado com "generalismos"... Existiu sim gente que gastou muito ali, gente que lucrou com as vendas, mas a maioria das pessoas lesadas é gente humilde e de bem, que tem, por único consolo, o fato de não ter sido lesada em valores altos simplesmente por não possuir uma condição financeira que permitisse isso.
Dáfne, obrigada pelo post. E agora é levantar a cabeça e tocar a vida!
bjos a todas!
Como disse em outros lugares, pilantragem sempre existiu e sempre existirá.
Mas o que me incomoda nessa história toda é que grande parte das que compraram na TCM estavam crentes que estavam fazendo um ótimo negócio ao comprarem produtos por preços claramente impossíveis de serem vendidos. É aquele sentimento coletivo do "estou me dando bem".
E esse sentimento cegou as pessoas. Essa ganância, vontade de ter algo de marca cara e pagar R$5,00!
Que isso sirva de lição para que todas nõs não confiemos em qualquer site prometendo mil e uma vantagens.
bjs
Lívia
http://aopiniaodacoruja.blogspot.com.br/
Tem sorteio lá no blog, dê uma olhadinha.
Beijos 1000 e uma ótima semana para vc.
SORTEIO
“Chá do Chapeleiro Maluco”! Venha tomar um chá comigo no meu aniversário! Participe.
http://www.gosto-disto.com/2012/04/sorteio-cha-do-chapeleiro-maluco.html
Sobre a China, tenho que discordar de você. Existem sim leis trabalhistas, mas deve-se admiter que o problema com a superexploração do trabalho é bastante sério, mas infelizmente este não é um problema só de lá. Aqui no Brasil especialista estimam que 70% do mercado de tecidos e roupas está se beneficiando de trabalho escravo ou semi-escravo. Nos Eua e na Europa o trabalho semi-escravo de imigrantes é também um grande problema, veja na página da organização internacional do trabalho: mac, loreal, dior todas essas já receberam denúncias de trabalho escravo também.
Acho que temos sim que ser conscientes, mas devemos entender que o problema não se restringe a china, aliás, nunca se restringiu.
que adianta lei trabalhista que não é cumprida?
Que adianta lei trabalhista que permite que os funcionários trabalham por turnos absurdos, sem intervalos? Funcionários que têm que fingir que deixam cair as coisas no chão, para poderem se abaixar e terem segundos de "descanso" nas pernas?
E quando os funcionários cometem suicídio e a empresa resolve que a boa solução é instalar rede para que ninguém se atire mais janela abaixo?
E ovo falsificado, você já viu? Pois é, a China fabrica. E é tóxico. Verdade que o problema não é exclusivo da China, mas verdade também que é gritante lá. E o fato de não ser exclusivo lá não endossa o que ocorre.
Se for assim, a gente pensa: ah, acontece no mundo todo - e se escora nesse álibi e nunca faz nada para mudar.
Se for assim, a gente generaliza o absurdo que é para poder compactuar com ele. Que é para ele ficar mais palatável.
Renata
Existir a lei é o primeiro passo para que ela seja cumprida. Não existir sequer a lei é ainda pior. Que adianta ser mac se também é fruto de trabalho escravo? FAz diferença para você só não comprar se for da China? Se a mac explora um mexicano tá tudo bem?
Não concordo com os absurdos na china, mas também não concordo com os absurdos por aqui e ao olhar para um único lugar como fonte de problemas, acabamo indiretamente legitimando tudo o que ocorre fora de lá.
Nada contra o boicote, ao contrário, tudo a favor. Mas a coisa precisa ser mais ampla do apenas reclamar da China.
Obrigada!
Beijos
Eu também ouvi falar a mesma coisa. É uma pena que pessoas que confiavam no esquema tenham que pagar agora, arcando com o prejuízo.
Beijos
Obrigada pelo esclarecimento! Desejo sorte a todas que estão se sentindo lesadas.
Beijos
O importante nesta história é a gente tomar consciência de que deve-se desconfiar de esquemas assim. Acho que serve como lição.
Beijos
Concordo com vc, mas acho que a questão da China, como bem apontou a Renata, é a mais gritante. Tem outras lojas que eu já boicoto, por saber que praticam/praticaram de alguma forma trabalho escravo, mesmo que tenha sido terceirizado: Marisa e Zara. Acho que a gente tem que se informar, e tem que fazer um esforço para saber de onde vem as coisas. Já olho a procedência de muitos produtos, e quando leio "made in China", prefiro procurar por algum que não tenha sido feito lá. Também me preocupo com produtos feitos em fábricas já denunciadas, como a Nike. Mas é sempre bom a gente se atualizar, e acrescentar a nossa lista marcas a boicotar. Mas primeiro precisamos começar com alguma coisa, e não tomar a atitude passiva de "todo mundo faz, então não farei nada".
Se der tempo, vou atualizar o post com algumas marcas que sei que foram denunciadas. Se quiser sugerir, fique à vontade.
Beijos
Beijos
De nada! :)
Beijos
Uma vez deram a dica lá no blog sobre esse TCM. Fui ver o site e só de ler a apresentação da criadora e ver como funcionava o esquema, tive uma sensação ruim.
Sei lá, tudo parecia muuuuuuito complicado: muito hermético, com muitas explicações, muitas condições e muitos avisos.
Não demorou pra eu chegar à conclusão de que nenhum cosmético (mesmo que fosse Dior a preço de Vult) justicava tudo aquilo.
Eu fiquei surpresa de ver que tantas pessoas participavam do site. Porque, pelo menos pra mim, não era um negócio tão bom como aparentava ser.
Ter que ficar na nóia pra arrematar produto (vai saber se na sua cor correta, etc)? Esperar UM ANO para receber algo pelo qual pagou? Na boa, desconto nenhum vale essa espera.
Li alguns relatos de meninas que fizeram parte do TCM por DOIS ANOS, sem receber vários produtos, até finalmente começarem a reclamar.
Eu acho que muitas se sentiram amigas das pessoas que criaram o site, e de outras que conheceram por lá. A coisa virou meio uma comunidade, por isso o esquema levou tanto tempo pra ser descoberto. A tal da confiança que vc mencionou teve um grande papel nesse golpe.
Qualquer compra online implica em uma certa dose de confiança. Vc paga partindo do princípio que a loja vai cumprir a parte dela.
Até aí, tudo bem. Ninguém está livre de ser vítima de um golpe. Qualquer loja virtual pode deixar de entregar um produto (eu mesma já tive que escrever a um jornal para receber um produto comprado no Submarino).
Só que a gente também não pode dar mole... Se às vezes dá problema com lojas com sistemas de compras claros e condições justas, imagina com uma na qual vc tem que confiar às cegas e ficar à mercê apenas da promessa de alguém que não presta contas?
Não estou dizendo "bem feito" pras meninas que perderam dinheiro, nem acho que é o caso de nunca mais confiar em ninguém. Não é isso.
Mas sempre que soar o alarme que avisa que há algo de estranho, vale a pena a gente seguir nossos instintos.
Espero que a responsável seja punida.
Bjs
Nossa, que M! A gente tem que tomar cuidado mesmo, ainda mais com resenhas positivas! Está cada vez mais complicado confiar em alguém...
Beijos
É complicado, né? Mas vou te dizer, já comprei muito em blogs e, excetuando uma vez, nunca tive problemas, nunca mesmo. Dá pra comprar, isso é fato; o problema é ter certeza que é confiável. O negócio é pegar dicas com as amigas, assim não tem como dar errado.
Também vou muito pra fronteira (estou a 60 km de Aceguá), mas lá não tem MAC... e o preço que a MAC pratica aqui no BR é caro demais! Enfim, a gente procura alternativas porque elas existem. Se não existissem, a gente comprava só de Sacks e Época.
Beijos
Que bom que aconteceu logo com vc. Imagina se fosse como algumas, que tem 15 mil a receber? Aff...
Beijos
É, eu também desconfio do que é muito bom. Nesses casos, só compro se uma pessoa muito próxima tiver comprado, se não, não.
É, parece que elas eram uma comunidade, com amizade e tudo. A pilantra fez tudo certinho pra dar o golpe. Mas enfim, quem está na chuva é pra se molhar!
Beijos
Claro que sei quem vc é! Pena mesmo que aconteceu com vc; aliás, essas coisas me revoltam, porque sempre pegam uma qualidade da gente (confiança, honestidade) pra jogar contra...
Beijos e espero que vc consiga alguma coisa!
É, eu acho que era meio surreal demais. Espero também que a coisa se resolva.
Saudades também! :)
Beijos
O que eu fico mais impressionada é que ainda tem gente lá postando, defendendo, dizendo que quem reclama é mau caráter, mesmo com todo esse escândalo das pessoas denunciando!! E eles lá ativamente vendendo! Nem sei expressar a raiva que eu sinto disso!
Putz, sério? Nossa, que absurdo! Tomara que alguém consiga algo na justiça, aí quero ver desmentirem!
Beijos
Bjs!
É, foi mais complicado perceber que o golpe estava sendo aplicado... mas enfim, acho que fica a lição, mesmo que pra isso a gente fique mais amarga! (é a vida, fazer o quê...)
Beijos
Conheci o TCM a uns 3 anos atrás através de um video de uma guru do Y.T q havia comprado um produto nessa tal ''loja''. A própria guru havia dito q nao era uma ''loja'' confiável, q ela mal conhecia, mas disse q mesmo assim compro pois era uma tentação o preço dos produtos e o produto dela havia chegado. Ai eu pensei : se com ela deu certo , comigo tbm pode dar.
Ai começei a entrar todo santo dia do TCM, e via aquelas ofertas incriveeis. Tipo : 1 batom da mac por 25 reais. Rimel da YSL por 30 reias.
É óbvio q eu sabia q era tdo mto barato e duvidoso. Mas acreditem..eu pesquisei mto na internet pra saber se mais alguem havia comprado no TCM e se essa compra tinha chegado. E acreditem : 95% das mulheres q eu pesquisei tinham dado certo com a compra delas no TCM.
Ai fui la e fiz minha primeira compra q foi uma sombra q eu nao me lembro a marca e 2 gloss labial. 1 da Urban Decay e outro da Too Faced.
Uns 3 meses dps ,Mesmo sem ter esperado chegar a primeira compra fui la e fiz minha segunda compra.
Comprei 2 glos da victoria secrets por 7 reais cada e 1 produtinho da Revlon q é um brilho em pó q pode ser usado como sombra ou pros labios. Dps d mto tempo.. tipo..uns 5 , 6 meses eu recebi 1 gloss da victoria,o produto da revlon e mais outro mini gloss como brinde. Eu nem cheguei a ver a minha primeira compra e nem o outro gloss da VS que faltava.
Eu enviava emails a tal LILA q era a dona do tcm e ela sempre me respondia. Dizendo q os produtos demoravam mesmo mas q iam chegar e eu troxa acreditei.
Dps disso cheguei a compra mais umas 2x no site .
Sem zueira..1 ano tinha se passado e NADA dos meus produtos chegarem. NADA MESMO!
Ai veio uma mega promoção do TCM..produtos tops tipo YSL,DIOR,CHANEL..por preços de banana.. 50 reaais..30. enfim..tdo mto irresistível . Por mais que eu ainda nao tivesse recebido minhas outras encomendas eu fui la e comprei mtaas coisas nessa promoção. Agr vcs devem estar se perguntando pq eu comprei? Simples..eu via varias meninas comentando q haviam recebido seus produtos..por mais q demorassem 8 meses...1 anoo..mas tinham chegado. E tbm pq no tcm havia um chat. Vc fazia o cadastro ai vc participava desse chat com a propria Lila e as outras clientes. E era tudo tao real sabe? Eu ficava até d madrugada nesse chat conversando com elas,rindo contando historias..era sincero (pelo menos eu achava q era). Ahh e essa Lila sempre ligava a web quando fazia o chat. Então eu via quem era ela..ela falava da vida dela..do filhinho dela e tals.
Ai eu pensava: Uma pessoa q quer passa a perna na outra nao vai ficar se espondo assim né? Mostrando o rosto da web, mostrando o filho, falando da vida pessoal.
Enfim.. eu comprei novamente pela confiança q o site me passava...q essa lila me passava e q as compradoras ( se é que eram reais) me passavam.
Gastei uns 500 reias nesse site. Pode parecer q não é mto mas por produtos q custavam uns 7, 20 , 30 reais entao da pra imaginar q eu comprei mta coisa mesmo.
Enfim... nunca recebi mais nada desse site e nem sequer mais um email da lila.
O ultimo email q ela me enviou dizia q o site agr havia mudado o esquema..q agr era a pronta entrega e q tinha q pagar um poco mais caro pelos produtos . Ela tbm disse q eu poderia usar o dinheiro dos produtos q eu nao recebi, com novos produtos do site. Seria tipo uma troca. Envez dela me devolver o dinheiro eu trocaria por novos produtos.
E nunca mais recebi mais nada.
Até entao achava q o TCM ainda funcionava mais ai fui pesquisar e agr q vi q eu nao fui a unica q fui enganada .
Nem fazia ideia de varias pessoas passaram e estam passando pelo mesmo q eu.
A ultima compra q fiz no site foi em 2010 e hoje estamos no final de 2012..quase 3 anos se passaram e nada.
Oq eu sinto sobre tudo isso é INDIGNAÇÃO! Fico pensando como pode existir pessoas assim ? Pessoas q mentem tanto.. enganam pessoas, pq isso q ela fez é um crime gravissimo!
Olha, sem comentários para o estrago que esta mulher fez! Hoje em dia, até as honestas estão sofrendo com a falta de confiança da consumidora de beleza por causa deste episódio, tenho certeza.
Enfim, eu só espero que alguma coisa aconteça pra ela - pagamento de multa, ressarcimento das clientes... mas neste país tudo demora, né?
Beijos
A EMPRESA TCM - TUDO COISA MINHA
SITE DE VENDA DE PRODUTOS PELA INTERNET
RECEBE O DINHEIRO ANTECIPADO E NÃO ENTREGA OS PRODUTOS.
DEZENAS DE PESSOAS ESTÃO COM O MESMO PROBLEMA.
A MIM DEVEM R$ 1.700,00
UTILIZO-ME DESTE SITE NA TENTATIVA DE COLETAR MAIORES INFORMAÇÕES PARA QUE POSSA EFETUAR MINHA COBRANÇA E RECEBER O QUE ME É DEVIDO.
JOANA VIEIRA
Boa sorte na batalha !
Beijos
Tomara mesmo!
Beijos