Vichy Normateint e MAC Face & Body: similaridades e diferenças

Olás!

Desde que eu ouvi falar da Face & Body e comprado a Normateint que eu tenho vontade de comparar estas duas bases! Com a encomenda do Natal, adquiri a famosa base da MAC, a qual é queridinha de muita gente que eu leio e respeito a opinião. Na verdade foi mais por causa das resenhas dessas pessoas que eu comprei a F&B, porque - sinceramente - eu não preciso de mais nenhuma base! Nem mais nenhum corretivo, ou blush, ou batom... enfim, entenderam, né? (rs)

Então, este post não vai ser uma resenha desta base, porque ela já foi tão resenhada e por gente tão boa que eu prefiro indicar as resenhas que eu li e que são bem completas:

MAC Face and Body Foundation, do MAKEUPalooza
Resenha: Base Face & Body da MAC, do Ciao, bella!

Esses são os posts que eu lembro de ter lido e ter sido influenciada a testar a base! Mas se derem uma procura pelos blogs de beleza, acharão milhares de resenhas, podem ter certeza.

Enfim, pra comparar as duas, dividi o rosto em duas partes, traçando com um lápis bege uma linha para que fique evidente a separação, e passei uma em cada lado do rosto. Apliquei as duas com o mesmo pincel - daqueles tradicionais de base chatos - e mais ou menos a mesma quantidade de produto, para poder testar a cobertura. Vamos às fotos - mas já vou avisando: tosqueira total! (rs)




Lado esquerdo corresponde à Vichy, lado direito MAC. As cores usadas: Vichy - Opal, MAC - N2. Com a mesma quantidade de produto, achei que as duas são muito semelhantes em cor, apesar de que no braço elas tem cores diferentes:

No braço, à esquerda MAC e à direita Vichy. Dá pra ver que ambas são bem líquidas, mas quando espalhadas a Vichy se apresenta mais consistente. Ah, e vemos também que a da MAC tem o fundo rosado e a da Vichy tem o fundo amarelado. Percebi isto agora, fato que vai ser importante na comparação das duas.

Então, vamos às minhas conclusões. Nem tudo que eu vou falar aqui pode ser visto pelas fotos, infelizmente...
  • A F&B é mais luminosa que a Normateint, mas bem pouco mais! As duas têm luminosidade; portanto, não são matte.
  • Para efeito mais seco, as duas precisam de pó para assentar. Sem o pó a pele fica bem brilhante, mas depois de passar o pó, não é absolutamente necessário ficar retocando toda hora para desaparecer com o brilho. Parece que elas grudam no pó e não largam! (rs)
  • Com a mesma quantidade de produto, notei que a da MAC foi mais eficiente em cobrir minhas olheiras, e a Normateint em cobrir sardas. Isso provavelmente tem mais a ver com as cores terem fundo diferentes, acredito.
  • A da MAC, no Brasil, custa mais que o dobro da base da Vichy. Fora deve ser praticamente a mesma relação entre os preços. No entanto, a Vichy vem com 30ml e a MAC vem com 120ml.
  • Dizem que a F&B é à prova d'água, mas a da Vichy não diz nada sobre isso na embalagem. No entanto, fala que dura 8h, e de fato é o que acontece (até dura mais).
  • A Normateint é pensada para minimizar a ocorrência de alergia (tem água termal na composição), sendo não comedogênica e hipoalergênica. Já a da MAC eu não sei - alguém sabe?
Enfim, os dois produtos são incrivelmente parecidos! Para o verão, não há tipo de base melhor que essas, na minha opinião. Não me arrependi de ter comprado a F&B, porque é o tipo de base que eu gosto, e no fim das contas, as duas são ligeiramente diferentes por causa das cores de fundo, apesar de não afetar na cor do rosto praticamente.

Portanto, vai do gosto! O único senão da Normateint é a gama de cores, muito restrita (5 tonalidades): esta que eu comparei com a F&B nem veio para o Brasil, e pode até ficar escura para pessoas com pele mais clara que a minha (veja aqui que são vendidas apenas 3 tonalidades). Já a MAC tem 13 cores, 12 vendidas no Brasil; muito mais fácil de achar a sua cor!

Eu gosto das duas, mas confesso que tenho um xodó muito grande pela Normateint... mas com o tempo tenho certeza que a F&B vai me conquistar!

Beijos!
 

Comentários

Anônimo disse…
Olá,

queria te convidar para visitar meu blog.
Bjs
Fabi http://makeseflowers.blogspot.com
Amandinha disse…
Dafniiii
Otimo post!
nao tenho nenhuma das bases....vc acha que a Normateint segura a oleosidade da pele?
bjs
amandiha
Dáfni disse…
Fabi, obrigada pelo convite!

Amandinha, que bom que gostou! A Normateint segura a oleosidade desde que passe o pó para assentá-la. Sozinha eu acho que ela segura menos!

Beijos
Flavia disse…
Ótimo post, bem esclarecedor. Nunca experimentei nenhuma das duas.
Bjos
Mariana disse…
Oi querida!! Ótimo post, eu sempre tive curiosidade de ler sobre essa base da MAC... eu tenho um probleminha, não sou muito fã de bases que deixam aspecto molhado e pedem pó, sabe? Eu to usando uma da Mary Kay, para peles mistas e oleosas, e é super boa!! Ela não pede pó nenhum, fica super sequinha na pele. Custa em torno de 40 reais e vem 30ml.
Minha mãe me deu uma dela da Natura, que ela comprou número errado, e que fica com o mesmo efeito que a da MAC: aspecto "molhado". Como dei o meu pó pra minha irmã (era muito claro pra mim, eu cortei a cor errada - acho que é de família! ahah), estou precisando de um pó urgente e não sei qual comprar... vc indica algum???
Adorei o post, realmente as duas cores no rosto não são diferentes, mas na amostra são, né??
Eu AMO bases e gostaria de testar todas, é a minha maquiagem preferida! ehhehe (junto ao corretivo e delineador!).

Nossa, acho que escrevi demais!! Estive meio ausente pq me mudei de casa e ainda não transferiram a internet... um saco!!

Beijinhos!!!
http://mmansur.blogspot.com
Mariana disse…
Nossa, escrevi "cortei a cor errada", mas é "COMPREI a cor errada"... tô delirando aqui! hahah
Mariana disse…
Ah, só mais uma coisinha: não cubra mto as sardas não! Eu gosto de sardas!! =)))!!

Agora sim, beijinhos! ahaha
.lívia. disse…
nossa, eu amei esse seu post comparativo!!! mas me diz uma coisa dafni, com o passar das horas de uso qual delas deixa o rosto oleoso mais rápido? sou doida pra comprar a normateint!
Andrea disse…
OI Dafni!!
Post bem explicativo......tenho vontade de experimentar as duas.......mas base com aspecto brilhoso me dá agoniaaa.....estou tentando acabar um maldito Spectraban T (aquele protetor que vem com cor junto). E o efeito é bastante parecido a essas bases. Mas claro que ai vai de gosto.
Beijos e bom domingo

Andrea
Taissa disse…
Pelas fotos as duas se parecem bastante mesmo ! só no braço que ficaram muito diferentes.. mas eu nao comrparia nenhuma das 2..rs.. nao gosto de bases 'brilhantes', mesmo que esse efeito passe depois de passar pó...rs
Mas vai do gosto de cada pessoa né?!
Beijos!!
Lilian disse…
OI Dáfni, tá aí, não sabia que sequer eram parecidas, tenho meia face and body que comprei junto com uma amiga (afinal 60ml já é muita coisa) mas não consigo gostar dela justamente pelo efeito luminoso e o cheirinho me incomoda, com vc acontece do cheirinho ser meio irritante? Ah, obrigada pela visitinha no Papo entre Divas, volta sempre que quiser :* beijoooo
Renata disse…
Dáfni, eu me identifico muito com o que você falou sobre não precisar de mais bases, e ainda assim querer comprar várias! hahah

Achei que a Normateint era do tipo sequinha, achei que era pra peles oleosas!

Ainda não parei de descobrir coisas boas sobre essa base da mac. Sabe uma? Se misturar um pouquinho de corretivo nela, aumenta a cobertura e não muda o acabamento super legal dela. :)

bjs!
Lis disse…
Oi Dáf!
Sabe que eu tenho uma queda pele Face and Body? Nunca comprei porque sempre tenho estoque de base e juro que morro de pena em ver base encostada rss! Bem, gostei de ver você falar sobre a normateint - a minha está quase chegando e assim que eu testar te conto tudo!
Um beijo
Unknown disse…
Dáfni,
sabe que nunca tive vontade de experimentar a face & body justamente pelo aspecto molhado. Mas com você, a Renata e a Antonia falando tão bem juro que deu uma vontade... rs rs
Mas base é assim mesmo: cada uma tem suas vantagens.
Acabo de comprar a NARS matte e vou fazer resenha lá no blog, pois tenho usado muito aqui.
Bjs

PS: E a minha normateint ainda está a caminho da minha casa aí, acredita? Tive um problema com a entrega da sweetcare, a encomenda foi devolvida para eles e só agora está voltando... kkk. Mas vou experimentar um dia! Bjs
Taí duas bases que tenho vontade de provar. A Normateint por sua causa e a Face & Body por causa da Antônia.
Mulher é meio bicho estranho tem um monte de base em casa e sempre quer experimentar mais.
Beijos!
Dáfni, amei a resenha, eu tenho as duas hahahahah, a FB, já uso a muitos anos, a normateint, tem alguns meses e em mim a da Vichy, fica muito mais mate que a da Mac, parece a air falsh da Dior , bem sequinha, e minha pele é mega oleosa, daí minha preferência, pois trata a pele também, agora o meu ton da Vichy Dáfni , puxou para o rosado, comprei a Moyen sand, tenho que corrigir com um bronzer, comprei a 35, mas talvez porque estou muito bronzeada hahahaha.Por favor, me ajude, nem se tivesse 30 rostos, daria conta de usar tanta, base, blush batom hahahhaha, as "lokasdasmakes" rsrsrsr!!!Se tivesse que que dar nota, a da Vichy ganharia disparado rsrsrsrs bjs, Va.
ótimo possttt!!!
nunca usei nenhuma das duas, só escuto falar por ai...é que nao largo a minha da l´acqua. nao adianta.
estou testando a studio fix agora...
boa semana gataaa
bjooss
Otimo post!!
realmente na pele as duas ficaram iguais..
sou louca na da Mac aqui no Japão não vende ela acredita? sniff...
um bjão
fique com Deus
.lívia. disse…
ahhh dafni, jura??? estou LOUCA pra ver!!! to esperando XDDD
Betty Gaeta disse…
Oi Dáfni,
Ótimo post, adorei o comparativo. No braço dá para ver bem a diferença de cores, mas na foto do rosto não notei muita diferença. Achei sensacional a maneira que vc arrumou dividindo o rosto ao meio.
Bjkas e uma semana maravilhosa para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/
Nossa flor.. que difícil escolher... Eu tenho a da MAC que estou até economizando do tanto que gosto... mas nem adianta, perfeito é difícil, ai vc vai ter que escolher olheiras ou sardas? rsrsrsrs

=**
Dáfni disse…
Flavia, que bom que gostou!

Mariana, eu morro de vontade de conhecer alguma coisa da MK! Esses dias eu vi o corretivo de uma amiga, e gamei!

Quanto a pó, eu não tenho um pó compacto tradicional, mas uso principalmente aqueles "beauty powders" sabe? Nesse quesito, eu uso o Meteorites da Guerlain, que é uma facadinha, mas dura muito! E uso também pó matificante - nesse caso, o Stay Matte da Rimmel, que não tem por aqui.

Vi uma resenha ótima no 2Beauty sobre o pó do Boticário! Acho que vale a pena ir numa loja e experimentar...

Lívia, eu não fiquei tempo suficiente com a F&B para dizer a minha experiência no quesito durabilidade e oleosidade. A Normateint deixa sequinha por horas - 8 pra mais!

Andrea, é, vai do gosto mesmo! Eu não me incomodo com este efeito, porque, na verdade, eu passo pó em cima e ele vai embora!

Beijos
Dáfni disse…
Taíssa, é, vai do gosto! Por isso que é bom a gente saber antes, né?

Lilian, sabe que não? Até gosto do cheiro dela! (rs) E de nada! :)

Renata, a gente não tem jeito mesmo, né? (rs) Olha, Renata, ela é, mas eu nunca uso sem pó, porque acho que o pó assenta mais, sabe? Ela aguenta muito bem um dia inteiro, até quente, sem deixar a pele oleosa. A minha é mista, e sempre passo o dedo na testa depois de algumas horas com ela e ela está impecável...

Ah, e obrigada pela dica!

Lis, eu também morro de pena, mas não consigo parar de comprar! (rs) Mas me divirto muito usando bases diferentes a cada dia, e aprendendo as formas mais eficientes de aplicá-las...

Tomara que goste da Normateint!

Beijos
Dáfni disse…
Denise, pois é, a Renata e a Antonia me convenceram a comprar... (rs)

Curiosa pela resenha da base da NARS! E que transtorno este com a sua encomenda, hein? Tomara que chegue direitinho!

Carlinha, então, se tiver oportunidade, experimenta! Eu adoro as duas! E mulher é fogo mesmo, nem me fala! (rs)

Va, eu também sou apaixonada pela base da Vichy! Antes eu usava a 25, que também tinha fundo rosado.

Eu teria que ter 30 rostos também! (rs)

Nah, eu comprei a da L'Aqua di Fiori, e gostei também. Mas ainda assim prefiro a Normateint! Boa semana pra vc também!

Beijos
Dáfni disse…
Jana, não vende aí? Que estranho, né?

Lívia, logo logo eu mando pra vc!

Betty, obrigada! Fico feliz que tenha gostado!

Thaís, kkk... mas se eu usar mais camadas da F&B acho que dá pra cobrir as sardas também...

Beijos
Celi disse…
Oi,
Tb uso a Vichy, mas não sei, tenho achado que não segura a oleosidade sabe...estou pensando em comprar a da Make B., acho que com esse calor e dificil qual segure....neh?Quanto a cobertura a Vichy é otima...
Beijos

Celi

www.casanovaeagora.wordpress.com

Visite tb o www.frescurisse.blogspot.com
Antonia disse…
Ai Dáfni, agora eu quero a normateint!!!!! ahahahah
Anônimo disse…
Nossa, achei tão parecidas as duas! Na foto nem dá para perceber a diferença!

Beijo,
Camila F.
Anônimo disse…
Dáfni,
eu jurei que não vou mais gastar dinheiro em base, porque esses dias mesmo eu me desapeguei de várias. Não me adianta comprar, porque eu experimento e acho que todas são muito pesadas. Volto correndo para a Face and Body e para a Select Tint (que a MAC tirou de linha).

Essa da Vichy tá super me tentando, mas certamente vai ficar escura para mim...

Agora que você ainda diz que é bem parecida com a F&B, mais um motivo para eu ficar quieta no meu canto e parar de tostar dinheiro.

Ameeeeiiii a comparação.

beijossss

Renata
Pri S. disse…
Também tenho as duas, Dáfni, e concordo com as suas impressões. O preço da MAC é mais atraente se comprarmos lá fora e comparando a quantidade de produto que vem em cada embalagem. Mas sabe que eu acho que prefiro a Normateint? rs E acho ela um tiquinho mais "sequinha" que a F&B. Digamos que eu prefira a Normateint para o dia e a F&B para a noite. rs Ótimo post! Bjos!
Bondade sua, eu não sei fazer a unha direito, no primeiro dia o negócio chega sai sangue! :p
=*
Dáfni disse…
Celi, a Make B também é boa, mas ainda acho que a Normateint segura mais! No calor quase não tem base que resista...

Antonia, kkk! Se der para vc comprar no exterior, compra! Lá é bem mais barato...

Camila, é verdade. Acho que a foto mostrou bem como elas são parecidas mesmo, porque ao vivo eu também não vi diferença!

Renata, é, eu também não quero mais investir em base! Tenho muitas, e estão todas lá em casa, vencendo... Mas várias delas eu gosto bastante! Vou ver se não dá pra desapegar de alguma...

E que bom que gostou!

Beijos
Dáfni disse…
Alice, obrigada por avisar.

Pri, concordo também com o que disse! Adorei a F&B, mas ainda meu coração bate mais forte pela Normateint!

Thaís, bondade nada, estava falando a verdade! :)

Beijos
Dáfni, passei para deixar um mega beijooooooooo,sarou da gripe?Bjs, Va.
Dáfni disse…
Oi Va! Obrigada pelo carinho!

Beijos

P.S.: sarei sim!
Daniela Sarmento disse…
Comprei a Normateint da Zichy, numero 25, nude. Como sou clarinha, ela não funcionou, ficou escura. So da para usar na praia se estiver bronzeada. Pq no dia a dia ficou uma diferença enorme do rosto bronzeado pela base e com pescoço e braços claros! Nem com pó branco por cima resolveu. Esta base eh otima para pele oleosa, não gruda, mate, mas não há serve para as brasileiras com pele clara. Ainda em busca da base com filtro perfeita para peles claras. A vichy poderia comercializar no Brasil as cores mais claras!!
Daniela Sarmento disse…
Comprei a base da vichy, numero 25, nude. Ficou muito escura na minha pele, so da para usar bronzeada. A vichy poderia comercializar os tons claros no Brasil. Esta fiquei com a cara bronzeada e o resto branco. Da muita diferenca! Tirando isso, a cobertura e o efeito mate sao bons. E melhor, não tem cheiro de filtro solar e nem eh grudenta
Dáfni disse…
@Daniela Sarmento

Pois é, provavelmente sua cor deva ser a 15. É uma pena mesmo, deviam trazer todas as cores pra cá, pois no sul tem muita gente bem branquinha...

Beijos

Postagens mais visitadas