Limpar a pele

Olás!

Depois de ver o vídeo da Julia Petit aqui, no seu manual de limpeza, fiquei com vontade de falar sobre como eu limpo a minha pele e como eu estou insatisfeita com ela neste momento. Não acho que seja o ritual de limpeza - penso que, talvez, seja a mudança para um produto que não deu certo.

Depois da dica da Vic de tirar make com shampoo Johnson's, não uso outro demaquilante, e tenho encostado lá em casa uns dois (um até anunciei no Quer Trocar? pra vender; outro é o Bi-Facil, que não tenho coragem de me desfazer...). Uso ele primeiro seco, esfregando com delicadeza os olhos, da mesma maneira que a Julia faz no vídeo dela (mas no vídeo, ela esfrega os olhos com demaquilante leitoso). Depois acrescento um pouco de água, e continuo a fazer movimentos circulares. Por fim, enxaguo.

Mas não fico satisfeita somente em lavar a pele com o shampoo não! Ainda me dá a sensação de que ela está suja, e isto não se deve ao fato do produto, que por sinal tira a maquiagem muito bem. Sempre, mesmo quando usava outros demaquilantes, lavo o rosto com o sabonete facial. SEMPRE! Agora, repito os movimentos, mas não preciso muito tempo para isso, afinal a pele já estava quase limpa! Gosto de produtos que fazem espuma, sabonetes líquidos de preferência. Já usei e gostei muito: Effaclar líquido da La Roche-Posay e Pure Focus da Lancôme. Uso hoje o Deep Clean Limpeza Profunda da Neutrogena que, pra falar a verdade, está sendo o meu bode expiatório para o estado calamitoso da minha pele adorada. Mas vamos seguir adiante, e eu comento isto depois.
(meu arsenal de limpeza!)
Após o sabonete facial, vem o tônico. Aplico com um algodão, num movimento de passar levemente pelo rosto. Hoje em dia uso o da Clarins, para peles oleosas ou mistas (meu caso), que tem um cheirinho muiiitoooo bom. Mas o tônico Pure Focus da Lancôme que eu costumava usar eu acho melhor: ao colocar na pele, parecia que ele era "sugado" por ela, e deixava uma sensação de frescor. O da Clarins não deixa esta sensação não: ele fica meio molhado, e a gente tem que esperar um tempinho para poder passar o hidratante. Depois do tônico, hidratante e tratamento anti-idade! Pele pronta pra receber a maquiagem!

Ok, vamos ao problema da minha pele! Depois que comecei a usar o sabonete da Neutrogena, coincidência ou não, minha pele ficou pior: os poros do meu nariz continuam pretos, mesmo com esfoliação; saíram mais espinhas; minha pele anda com uma cor esquisita. Eu não sei o que deu na minha cabeça em comprar e usar mais um produto de tratamento facial da Neutrogena, visto que nunca deu certo pra mim... enfim...

Tá, mas toda a ladainha pra dizer que, antes de ter quase certeza de que o sabonete é o vilão, eu fiz uma tentativa: comprei uma esponjinha (a rosa, que aparece na foto) de esfoliação, e comecei a aplicar os produtos com ela, pra ver se limpava melhor. Olha, a diferença é quase imperceptível, o que me faz desconfiar ainda mais do sabonete! 

Detalhe: minha pele é mista (oleosa na zona T), e eu insisto em comprar coisas para pele oleosa. Tem diferença sim! Acho que se a gente não tem tanta oleosidade na pele, o uso de um produto para pele oleosa pode dar o efeito rebote: a pele produz mais sebo que antes, provocando uma catástrofe. O que era ruim, ficou pior. 

Eu acho, sinceramente, que este foi o meu caso. A minha  loucura por querer SUPER limpar a minha pele (comprar um produto com a frase "limpeza profunda" no rótulo) causou o efeito contrário. E agora, pra ter certeza absoluta de que o vilão é o sabonete da Neutrogena, vou ter que substitui-lo por outro, e manter todo o resto (aprendi com o House - pra saber a causa, não dá pra parar com tudo, vc tem que isolar um por um os produtos, porque senão vc não sabe o que te fez mal!). E vamos rezar que seja isso!

E vcs, o que usam pra limpar a pele? Sugestões para pele mista?

Beijos!

Comentários

Luísa disse…
Minha pele ficou meio estranha depois de um tempo usando a Clarifying Lotion. Mas é porque eu comprei a 3, e deveria ter sido a 2. hehe Só resolveu quando eu passei a usar um tônico que eu tinha comprado há tempos e não usava porque, erroneamente, comprei para pele seca, e a minha é mista. Mas só foi melhorar meeeesmo, agora que estou em um lugar mais úmido. Antes a pele estava tão seca que repuxava, mesmo com todo meu cuidado.

Para tirar a maquiagem eu uso um demaquilante para os olhos, um para o rosto (o único até hoje que não machucou minha pele, que é sensível), tônico, água termal e hidratante.

De manhã uso um sabão suave, tônico (nem sempre), água termal (nem sempre) e um hidratante com proteção solar, ou protetor solar.

Algo que contribuiu bastante para o ressecamento da minha pele no começo foi usar produtos para pele oleosa, sendo que a minha não é, ela é mista. Ou produtos para pele mista mas que são fortes demais.

Beijos
Valentina disse…
Eu também já tentei usar o sabonete da Neutrogena (o mesmo que tu)e minha pele ficou horrível...
Minha pele é oleosa, mas mesmo assim os produtos da Neutrogena não funcionam (também tentei o hidratante). Usei a linha da Lancôme para pele oleosa e era maravilhosa... minha pele não tinha uma espinha, os poros fechados... só que depois de algum tempo ela começou a dar efeito rebote. Tive que parar e procurei outra solução... La Roche Posay foi a escolha por uns 3 anos e agora estou testando os produtos da Vichy (até falei sobre isso no meu blog).
Eu acredito que toda pele, como os cabelos, "acostumam" com um produto e deixam de ter sua eficácia depois de algum tempo de uso.

Se fosse te dar algum conselho diria para tentares voltar para a Lancôme (já que você se deu tão bem com ela) ou tentar os produtos da Clinique (aqueles dos passos)... já vi resenhas bem positivas sobre eles em peles mistas.

Beijo e boas férias na praia... =D
Taíssa disse…
Oi Dáfni!
Nossa, o Deep Clean dá super certo pra mim... Adoro ele, não acho que deixa minha pele oleosa.. muito pelo contrário.. eu tb nao estou nada satisfeita com ela.. mas com certeza nao é devido ao sabonete.. pois já troquei ele e achei que ela piorou.. aco que o meu caso é devido à má alimentação mesmo, eu sei que influi muito..
Beijos querida!
Regina Nakamura disse…
Oi, Dáfni!
Já fiz um post assim lá no meu blog tb! Eu tenho a pele normal indo pra seca (principalmente no inverno), com um pouco de oleosidade no nariz, e já cometi o mesmo erro que vc, de usar produtos pra pele oleosa. Resultado: minha pele ficou mais seca, descamando, e com acne! Hoje eu uso demaquilante no rosto, depois lavo com sabonete líquido Nivea (linha Young), tonifico com o tônico Clinique 1 e hidrato com a loção Clinique. Depois q experimentei os produtos da Clinique, nunca mais troquei!

Beijossss
Dáfni disse…
Malu, precisamos então nós duas encontrar produtos específicos pra pele mista!

Valentina, obrigada pelas dicas! Vc tem blog, é? Vou tentar chegar lá pelo seu perfil!

Taíssa, se o deep clean dá certo pra vc, quer ganhar o meu sabonete? Certamente que vou trocá-lo agora!

Regina, tanto vc como a Valentina estão me deixando com água na boca pra usar Clinique! Acho que vou fazer uma tentativa... e obrigada pelas dicas!

Obrigada meninas!

Beijos
Oi!!!
Eu lavo o rosto com um sabonete líquido indicado pela dermatologista (que é de aminoácidos do leite). Depois uso um adstringente pra peles sensíveis.
Uso um creme com vitamina C, tb indicado pela dermatologista, e passo um creme para os olhos. Depois... protetor solar!! Quanta coisa, né?! rsrsrs

Já vi muitas pessoas falando suuuuuuuuper bem do tratamento da Clinique!!! Tb fiquei morrendo de vontade de tentar! hahah
Bjos.
Luísa disse…
Dáfni, eu resumi bastante, pois não queria que o post ficasse longo demais. hehe Em cima da montanha me senti tonta, com as pernas bambas uns 2 minutos após ter chegado ao topo, pensei que ia desmaiar, etc. Mas esses são sintomas são comuns e nem de longe são os mais sérios. Os sintomas severos são edema pulmonar e edema cerebral. :)

Beijos
Karen Lommez disse…
OLá! Obrigada pelo comentário! Cartão é um perigo mesmo. Eu até tenho, mas só uso para as prioridades mesmo. Tb não tenho cheque. Minhas compras pessoais são em dinheiro ou débito, ajuda muito no controle. Vc já voltou às aulas?bjk
Guiga disse…
Oi Dáfni!
Fui eu q escrevi aquele comentário no Just Lia! Hehehehe! Pq estás a minha procura?
Feliz surpresa encontrar esse blog de makes e coisinhas q eu adoro! :)
Já estás nos Favoritos!
Bjo!
Aline disse…
Guria, o Bi-facil é tudo né? Pena ser tão caro!
Uso aquele baratinho mesmo do avão! Mas não é tudo aquilo!

Engraçado a Neutrogena não te fazer tão bem! MAs é uma questão pessoal né, cada pele é ínica!

Bjks
Dáfni disse…
Aninha, acho que vou apostar na Clinique desta vez! É tudo hipoalergênico, e ultimamente ando meio alérgica, sabe?

Malu, tudo isso? Meu Deus!

Karen, eu também não tenho cheque, mas é mais por preguiça do que outra coisa! Não voltei às aulas não, ainda estou de férias (peguei desta vez 60 dias!), mas ainda não começaram as aulas - se não me engano, começam só dia 22/03!

Guiga, eu estava procurando a dona do comentário porque me identifiquei com ele! Também sou balzaca, e aquele post parecia para adolescente-atrás-de-namorado! Fora que o site do Coisas de Diva já faz este tipo de post, então não era nenhuma ideia original... enfim, como disse, gostei muito do seu blog!

Aline, eu gosto do Bi-facil, mas estou só usando o shampoo johnson's mesmo! É, a neutrogena faz mal a minha pele!

Beijos!
Biblioteca CCBH disse…
Vou apostar no shampoo! Tanta gente comentando que fiquei curiosíssima.
Sissa disse…
Oi Dáfni,

Nossa, nem me fale em pele. A minha está dandos sinais de que a oleosidade vai estagnar numa oleosidade "decente" (se é que isso existe) e não mais pingar óleo como antes.
Mas pra isso, tive que usar aquele power da Neutrogena. =( Eu sempre gostei muito dos produtos dela, mas igual ao desodorante, o sabonete anda vencendo na pele, sabe?! Não faz aquele mega efeito de antes.
Vc já tentou usar os sabonetes da Clinique?? Às vezes é uma boa alternativa, já que vc é como eu: já usou de um tudo nessa vida pra dar um jeito na pele oleosa. =)

Beijãooo
Oi Dáfni, nunca liguei muito para sabonete especial para a pele, aliás para nada de lavar a pele... Tenho uma amiga, que desde o colegial, ela estudou comigo, não chegava com o rosto perto de agua morna, só lavava com água fria.
Eu uso de tudo para lavar, agua quente, sabonete de corpo, etc.
Acabei comprando um Clean & Clear, e antes deste uns que minha vizinha trouxe do sul, artesanais proprios para o rosto, mas nem ligava.
Agora tenho wishlist de um monte - inclusive Neutrogena! Mas ainda acho que vou preferir os em barra.
Sobre a esponjinha, eu vi quando você postou que comprou, esqueci de falar, faz alguns meses que estou usando uma.
Só no rosto e isto é algo que nunca consegui não fazer~: lavar o rosto só com as mãos. SEMPRE usei esponja, antes desta usava uma que veio no sabonete liquido da LUX porque ela era mais fechadinha. Mas até calcinha já usei para esfregar o rosto em viagem quando esquecia da esponja.
Se eu fico sem esponja no rosto, sinto sim um acumulo de sujeira e óleo que não sai nem com mil passadas de tonicos/adstringentes.

E, pra finalizar, porque meu comentário ta virando um livro, se o produto que deixo no rosto, tipo hidratante ou protetor solar, for "seboso", aí sim, nem com esponjinha eu gosto da minha pele. Ou seja, minha busca para a pele perfeita se resume basicamente em produtos que não entupam meus poros durante o dia, e eu acho que tem funcionado, porque quando fica muito feia é que o protetor/hidratante tão me judiando. Mas vou prestar atenção aos sabonetes e tentar ser uma boa menina também!

Enfim, sou relapsa e as vezes só lavo o rosto para dormir porque sou obrigada a cuidar dos melasmas (que não foram cuidados este ano, primeiro fiquei gravida e agora por preguiça da vida)...

Beijos!
Dáfni disse…
Carolina, faz o teste sim com o shampoo! Acho que vai gostar... mas eu uso ele e depois um sabonete facial, pra dar equilíbrio!

Sissa, já comprei meu kit Clinique! Vamos ver se vai resolver!

Carlinha, parei com a esponjinha por um tempo, porque minha pele estava ruim mesmo e eu estava viajando! Vou ressuscitá-la!

Comprei agora tudo de uma marca só (Clinique): sabonete, tônico, hidratante. Vamos ver o resultado!!!

Beijos

Postagens mais visitadas