Testes em animais - o que podemos fazer?

Olás!

Estava eu aqui, morgando (afinal é semana de Carnaval), na companhia da Ronro (deitada em cima da minha mochila) e lendo as atualizações dos blogs. Então li o post da Karen, do M.A.C. maníaca, sobre Consumo Consciente (terceiro post sobre o assunto), e o que podemos fazer.

No meio do post ela fala sobre testes em animais (é, empresas testam os produtos em animais), e como esta é uma prática de crueldade aos bichinhos. Coloca uma série de links para sites com os nomes das empresas que testam em animais, de empresas que não testam, e vários outros sites sobre o assunto, além de um vídeo/animação que encena a prática dos testes. No fim ela conclama as blogueiras a divulgar, e fazer uma campanha contra os testes!

Bem, gente, antes de ler blogs, não sabia dos testes. Fiquei triste quando descobri que marcas que eu adoro fazem testes em animais. Fiquei me sentindo até culpada. Mas também sei que não é fácil mudarmos a nossa rotina toda para nos adaptarmos a um mundo Cruelty Free.

Nenhuma mudança é fácil, e nem sempre agradável. Mas vcs concordam que algo deve mudar? Eu acho que sim, por isto escrevo este post. Mas concordo que não vou conseguir de uma hora pra outra trocar TODOS os meus produtos por produtos cruelty free (CF) - até porque, como ressaltou a Karen, agora que vc já comprou, não vá jogar fora, porque é desperdício, né? Mas que tal começar aos poucos?

Por exemplo, uso shampoo Johnson's para tirar a maquiagem - e eles fazem testes em animais. Quando fui em SP, na Ikesaki, comprei o shampoo de bebê da Granado, depois que vi no blog da Manu que ela fez esta escolha, porque são produtos CF. Portanto, quando acabar o Johnson's, estou pronta pra testar o da Granado - e torcendo pra que ele dê conta!

Ou seja, aos poucos vou trocando meus produtos de marcas que testam em animais por CF's. Mas aos poucos, depois que eles acabarem! (Mais sorte do que juízo: a Clinique é CF, mas eu não sabia disso! Shame on me...)

Então, que tal começar divulgando no seu blog ou para seus amigos a listinha que está no site da PEA?

Informações gerais sobre testes em animais:
http://www.pea.org.br/crueldade/testes/index.htm

Empresas que testam:
http://www.pea.org.br/crueldade/testes/testam.htm

Empresas que não testam:
http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm

 Se todas nós pressionarmos as marcas de cosméticos a não testar mais em animais, provavelmente eles irão repensar esta prática! Agora, se não fizermos nada... bom, a crueldade continuará, e bichinhos tão inocentes e encantadores quanto a Ronro (gatinha das fotos) continuarão a sofrer para que nós sejamos mais bonitas por fora... Mas e por dentro???

Pensem nisso. A natureza agradece!!!

Beijos

P.S.1: as marcas que mais consumimos - Avon, Boticário, Natura - são CF!

P.S.2: as fotos da Ronro são para sensibilizar sim! Mas ela é linda, né? (mãe coruja...)

Comentários

Valentina disse…
A Ronro é linda, Dáfni... e parece ser muito manhosa... hehehehe...

E somos mães corujas com razão, afinal nossos filhos são maravilhosos, não?

Beijo
Oi Da!Concordo com vc,se aos poucos mudarmos nossa rotina quem sabe nao consigamos acabar com essa crueldade!Muito fofo teu gatinho,me lembra a Baby,que saudades da minha!=)
Beijoooooo
Dáfni disse…
Valentina, é verdade... não tem como não ser coruja!

Manu, ela é fofa, né? Pena a sua gatinha... entendo suas saudades!

Beijos
Ai q delicia de gatinho!! temos que fzr noss aparte neh?! pq so assim surte resultados!!
bjos
Dáfni disse…
Jana, tem toda a razão!

Beijos
Seu gatinho é uma fofura!!!
Xêru


http://carinepetty.blogspot.com/
Oi Dáfni!!!
Tenho que concordar que a Ronro é linda!!! E toda charmosa... parece que tá fazendo pose!!! rsrsrs
Eu li esta lista de empresas que fazem testes em animais, e fiquei surpresa ao saber que algumas marcas que adoro fazem este tipo de teste... uma pena!
Com certeza vou começar a prestar mais atenção, porque amo animais e não gosto de ver ou saber que estão sofrendo!
Bjos.
Luísa disse…
Que gatinha mais linda! :D Eu penso em adotar um gato (ou gata) mais para frente... Antes pensava em comprar, mas vendo a quantidade de animais no abrigo da SPCA para adoção, minha preferência sempre serão os animais para adotar, principalmente os mais grandinhos, que poucos querem e tem a vantagem de não terem certas necessidades de filhote. Eu já tive muitos cachorros e um gato, sei como cuidar direitinho. :) Estava olhando o abrigo aqui perto de casa para ver se abria vagas para voluntários, mas a única vaga que achei é em um abrigo muuuuuito longe daqui.

Já faz um tempo que eu estou deixando de comprar produtos testados em animais. Os que eu tinha aqui, não joguei fora, apenas continuei usando e não compro mais daquela marca quando acaba. Para lavar meus pincéis eu usava o shampoo da Johnson's, mas agora que acabou eu comprei outro, de marca desconhecida (mas que não testa), que achei numa loja de produtos naturais. :)

Você quer ir no meu lugar pra África do Sul? hahaha Houshyar conseguiu tickets para assistir a alguns jogos, mas eu não tô nada a fim de ir hehe Pedi pra ele me 'largar' na Dinamarca na ida (para ver alguns amigos) e me pegar na volta para o Canadá :P

Espero que a menina tenha achado sua paleta! No site da Urban Decay esgotou em cerca de 24 horas, agora só se acha na Sephora.

Minha concunhada é um saco, e parece estar cada vez pior. Critica tudo, reclama de tudo, fala mal de tudo, da boca dela não sai nada positivo... Quando eles saíram e eu abri a porta para eles entrarem ela já foi falando que eu devia ir pra academia, porque "você precisa!", entre várias outras barbaridades. Arrancou da minha mão um chocolate que Houshyar me deu, fica gritando com o meu cunhado para conseguir as coisas feitas do jeito dela... E a lista continua... Tá difícil. Tá MUITO difícil...

Beijos!
Luísa disse…
Ah, fiz a Análise de Pele no site da Clinique e, lá, diz que o ideal para a minha pele seria a Clarifying Lotion número 2.
Karen Lommez disse…
Dáfni, achei muito bacana vc ter aderido! Vamos torcer para que outras meninas façam o mesmo, heim? Sua gatinha é linda demais, fofa e tem cara de dengosa. Quando olho para os meus aqui em casa sinto que seria hipócrita da minha parte não fazer algo assim. Vou continuar querendo me sentir linda, mas não quero ser uma consumidora compulsiva e alienada... Obrigada!!! bjk
Unknown disse…
Oi Dafni!!!
obrigadão pela dica flor!!!
Mas onde eu acho essa base? Nunca ouvi falar nem vi por aqui...
Quanto ao teste em bichinhos isso não se faz mesmo! =/
Beijinhos
Oi Dafni, colocar a Ronro aí foi covardia das bravas com quem não pensa nos animais.
Andei dando uma olhada nas listas, achei interessante que a maior parte do que uso não é testada em animais, mas vi muita coisa lá que eu tenho e nem imagina, ou melhor, nunca tinha parado para pensar...
Acho que seria legal uma campanha, ou colocarmos sempre nas postagens quando um produto que gostamos não testa em animais, ou testa.
Por exemplo, por causa do seu post, foi mais fácil assimilar a J&J, porque lendo a listona, fica complicado lembrar de tudo no dia a dia.
Parabéns pela iniciativa aqui no Veramente Bella!
Beijos!
Stéphanie disse…
Adorei seu post e meu deu tanta saudades das minhas ``filhas`` que ficaram no Brasil..

Vou mostrar as comprinhas depois sim =D

Beijao.
Dáfni disse…
Xêru, ela é linda mesmo! Obrigada!

Aninha, eu também tenho que prestar mais atenção, foi por isso que fiz o post - como se fosse um compromisso público!

Malu, a Ronro é vira-lata, apesar de não parecer. A mãe dela era um gato siamês, o pai, desconhecido (rs), e resultou nela! A mãe era da minha tia, e ela me deu a Ronro.

Eu não gosto de comprar animais também, mas não tenho nada contra quem compra. Os motivos pra comprar um animal (em geral de raça) podem ser os mais diversos. Mas é claro que seria legal se todo mundo pegasse os de rua, pra que eles tivessem lar!

Pois é, acompanho sua conversa com a Karen, e já sabia que vc prestava atenção nisso!

Ah, se me der a passagem, eu quero! (rs)

Nem fala da paleta... entrei no site da menina que encomendei, e só vou ter notícias das compras amanhã... já estou super ansiosa!

Do jeito que fala da sua concunhada, parece que na verdade ela é bem inconveniente, né? Fico com pena de vc, que vai ter que aguentá-la mais um tempinho ainda, né? Pra ajudar, pode desabafar com as amigas blogueiras! Estamos aqui pra isso!

Ah, e legal que fez o teste! Pra mim deu bem certo, tomara que pra vc também dê, se comprar a número 2!

Karen, vc é a responsável pelo post! (rs) Me senti obrigada a pensar melhor no que consumo!

Môni, lá em Rivera tem (na Siñeriz, onde comprei!). Vc já tentou o site da Drogaria Onofre?

Carlinha, foi mesmo não é? (rs) Mas este post é mais pra mim, pra eu assumir um compromisso público, do que pra puxar a orelha dos outros!

Stéphanie, que bom que gostou! Vou aguardar ansiosa as suas compras! (rs)

Beijos
Anônimo disse…
temos que nos unir em defeza dos animais uma vez que eles não tem como defender tendo em vista que o ser humano é cruel e frio em relação ao causar sofrimento a eles oque temos que fqzer é panfletar e divulgar o nome dessas empresas terrorista. é o que penso . ass jussara
Dáfni disse…
É por aí, Jussara!

Beijos

Postagens mais visitadas