Primeiros cuidados - mamãe

Olás!

Muito provavelmente o que vou falar aqui são obviedades, já difundidas e muito na internet, mas... não custa repetir, ainda mais porque são informações obtidas com profissionais (médicos) pessoalmente.

Logo que soube da gravidez, a primeira preocupação era com as temíveis estrias e confirmar que de fato não poderia pintar os cabelos. Então, perguntei pra minha irmã, que está terminando a especialização dela em Dermatologia, sobre as questões de beleza para a futura mamãe! Eis as informações que ela me passou:

- Quanto a cremes para evitar estrias, ela disse que não precisa ser um especial para gestante: pode ser qualquer hidratante, desde que não contenha uréia (uma certa porcentagem que eu esqueci, então prefiro passar longe!). Ela me deu uma amostra de um hidratante que ela ganhou para gestante, e eu comecei a usar ontem:
Mater Skin Loção Corporal de Hidratação Intensiva para Gestantes da Cosmiatric. Tem consistência de creme normal e cheirinho de talco de neném!

- Ácido retinóico, nem pensar. Ela analisou os cremes que comprei da Clinique para sinais e disse que nenhum deles parecia conter substâncias perigosas para o feto. De qualquer forma, sempre é bom a gente mostrar o que está usando para o obstreta, né?

- Meu melhor amigo é o filtro solar acima de FPS 30. Para prevenir os melasmas no rosto, filtro o dia todo, repetindo 2 ou 3 vezes a aplicação. Ela me deu uma sacolada de amostras, todos filtros acima de FPS 40 e para pele oleosa!
O bom é que vou testar todos e falar aqui pra vcs também!

- Retocar de tinta o cabelo, nem pensar! Pelo que ela me disse, nem tinta permanente, nem tonalizante, nem henna. A região da cabeça é muito vascularizada, e os produtos entrariam diretamente na corrente sanguínea, que fatalmente chega no bebê. Enfim, já estou com uma raiz grande, e só vai aumentar... mas é por um bom motivo!

Enfim, todo cuidado é pouco, mas a gente pode usar bastante coisa, né? O mais importante de tudo que ela e meu médico me falou, e eu li em vários lugares, é a questão da auto-medicação: DE JEITO NENHUM. A gente não pode tomar quase nada sem perguntar ao médico, principalmente nesta fase! É verdade que não é provada a ação/interação de muitos remédios com a formação do feto, mas procure saber, ao menos, se há algum remédio que possa ser tomado sem problemas! O meu médico falou que se eu tiver que tomar analgésico, que só tome paracetamol, por exemplo. E Dramin a minha irmã liberou também, para a minha volta de SP (em Porto Alegre eu tenho que pegar o ônibus para Bagé, que leva 5 horas... imagina vir enjoando este tempo todo!).

Enfim, é claro que vou falar bastante aqui sobre os meus cuidados, as dicas para gestantes, pois vou estar mais ligada agora. Mas é claro que o blog não terá apenas este assunto!

E vcs que já foram mães, têm dicas para me dar?

Beijos!

Comentários

Doce Bárbara disse…
Dáfni, eu pintava o cabelo ( ou então ficaria com a cabeça branca). Meu ginecologista MANDAVA eu pintar qd aparecia lá deprimidinha e desleixada.
Muitas celebreties tb pintam.
Acho que é uma informação meio datada.
Bjs
Dani disse…
OPi Dáfne, parabéns pela gravidez!!!! EU soube outro dia lendo um comentário aqui.
Sempre vejo a propaganda do mater skin e quando engravidar ( vou começar a tentar em julho do ano que vem) também vou procurar usar hidratantes como ele.
Assim como a Maura, já ouvi falar de várias mamães que pintam cabelo na gravidez, elas só evitam a amônia. Mas confeso que fico com o pé atrás com isso, num sei se pintaria o meu também não.
E pode contar tudo sobre os preparativos pra ser mamae, eu adoro, pois ja estou no clima.
Beijus
LaLoka disse…
Olá Dáfni! Eu não pintei o cabelo durante as minhas gestações, na época eu pensava quanto menos porcaria na corrente sanguínea melhor. Quanto as estrias, passei Maternite da Payot, Mamãe e Bebê da Natura e um monte de outros cremes de farmácia, deram algum resultado até o 7° mês. Pq daí em diante a barriga ficou gigantesca e pra piorar eu moro em Curitiba, banho é de morno pra quente sempre, então dá pra imaginar a cena dantesca. Eu entrei em pânico, não aguentava mais tanto repuxamento, tirei o escorpião de bolso e comprei um Huile Tonic da Clarins... maravilhoso!!! Se eu soubesse teria usado desde o começo, pq se vocÊ fizer direito as contas vários cremes "maisomenos" dão praticamente o preço dessa maravilha. E ele ajuda pra caramba depois que o bebê nasce pra ajudar a pele firmar de novo. Bem essa foi a minha experiência. Bjo
Roberta
Andrea disse…
Puxa, nesse quesito maternidade nao vou poder te ajudar.....não sei nada disso.
Mas de quanto tempo vc está??
Beijos

Andrea

http://toqueessencial.blogspot.com/
Lay Mota disse…
Oi Dáfni, parabéns pela gravidez, os produtos que vc ganhou são excelentes, eu ja usei o Fisiogel e o Sun Max, super recomendo, são ótimos são um pouco caros mas super vale apena!
beeijos querida
Dáfni, mais uma vez, parabéns!
Olha, acho super válido vc dar essas dicas. Sua preocupação é essencial para o seu bebê...
Imagina a quantidade de "perigo" que pode estar escondido nos nossos produtinhos amados e queridos! rs
Faça as resenhas, principalmente sobre protetores para pele olesosa, que eu vou aguardar ansiosa por elas....
1000000000 bjs pra vc!
Vicky MundoAfora disse…
Dáfni, parabéns!

Essa questao dos medicamentos é complicada. Eu nao tive muito enjoo, mas sim muita tontura e dor de cabeca, e minha obstetra disse que eu só podia tomar Tylenol - o que nem comeca a resolver meus problemas. Na dúvida, sempre pergunte tudo. Eu ficava sentindo meus tremeliques até conseguir saber pela boca da médica o que poderia tomar.

Quanto ao filtro solar, eu sempre usei da Clinique (sao específicos para pele oleosa) e servem como primer também, entao já é um produto a menos para usar. Experimente o City Sun-block quando precisar fazer maquiagem.

Muita paz nesse período, curte bastante.
Belle et Lu disse…
Ah amiga!!! É tão gostoso relembrar isso... rs

Na última gravidez tive q redobrar os cuidados,, era gravidez de risco... depois dos 40,,, é dureza!!! rs.

Uma coisa q me preocupei muito foi a dieta, eu não queria engordar muito e nem prejudicar o bebê,,, procurei uma nutricionista e consegui a façanha de engordar apenas 10 kg. Perdi 7 logo depois e 3 nunca mais desapareceram...rs

O cabelo sofri, mas a minha médica liberou os tonalizantes,,, dai fiz um sacrificio,,, magina!!!! Mamãe depois dos 40, com maridão mais novo, com uma barriga enorme e redonda... na praia ainda,,, com um monte de mulher com corpo perfeito... nossa!! Chorei muito (isso acontece viu...), Apesar de estar tao feliz com a bebezinha, entrei numa crise terrível,,, Chorava em filme, entrava em prantos qdo via um cachorro sozinho na rua, me desesperei qdo a vendedora de uma loja de aviamentos me perguntou se eu estava comprando lã pra fazer sapatinho pra netinha.... hahahahahaha (sério!!! Quase tive crise de pânico, nem queria sair mais de casa)...
Nossa, enfim,,, curta muiiiito,, até esses momentos... pq é lindo!!!

Beijos
Antonia disse…
nossa que maravilha ter uma irmã dermatologista hein!! ahaha mto prático!
tudo pelo bebê neh? tá certo eu acho!
beijoss
Antonia
Betty Gaeta disse…
Oi Dáfni,
Esta questão de tingir os cabelos varia muito de médico para médico. Meu médico, durante a gravidez, não me impediu de tingir os cabelos e nada aconteceu com minha filha, pois ela nasceu muito saudável.
Qdo eu tive que fazer quimio no ano passado, tremi na base, pois além de cair cabelos, eu teria que deixar de tingir. Todos os oncologistas suspendem tintura. Meus cabelos cairam, mas apenas uns 30%, como tenho bastante cabelos, não deu para as pessoas notarem (eu notei, é claro) e o meu médico deixou que eu continuasse a tingir os cabelos. Para minha auto-estima foi ótimo.
Bjkas e uma ótima noite para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/
Flavia disse…
Parabéns pela gravidez, Dáfni. E tome todos os cuidados mesmo. Eu nunca fui mãe, então nem posso compartilhar dicas, mas com certeza aparecerão vários comentários úteis por aqui.
Curta bastante esse momento. Bjão
Karen Lommez disse…
AI que fofaaaaaaa!!!! Estou vivendo com vc isso, me lembrando das minha quase-crianças... é isso mesmo, tudo igualzinho minha médica, doutora em embriologia e GO me falou. Nada de tinta de cabelo, adoçante, creminho Mater skin, muito filtro solar, muita água, vegetais, pouquíssimo sal e doce para evitar pressão alta e diabetes gravídica, dramin, tylenol e só... qualquer outro remédio, só com prescrição e consulta! Se cuida querida!!!! BJK
Unknown disse…
Dáfni,
olha, minha família é de médicos, então eu perguntava TUDO para o meu pai, para minha mãe e para minha irmã.
Que ótimo que vc pode contar com sua irmã!
No geral, os médicos não concordam 100% em nada, rsrs. Então, é bom ouvir vários médicos, e o seu de confiança, claro. Eu recomendo que vc consulte sempre o seu ginecologista e tb já pode ir conversando com um pediatra.
Sobre o creme para estrias: use MUITO. Eu usava vários cremes, mas confesso que relaxei um pouco no final (estava muito cansada, minha filha nasceu com quase 10 meses!). Tenho umas estrias pequenas. Tudo bem. Mas, no meu próximo filho, vou investir pesado em cremes!
BJs

PS: Tem que tomar cuidado com o sol mesmo! Sempre, e ainda mais grávida. Acho legal vc ter um pó com filtro solar alto para retoques na rua de 2 em 2 horas. Eu tenho um da ADCOS que é ótimo e agora em Buenos Aires comprei um da Shiseido para quando este acabar.Bjs
Todo mundo cuidando da mamãe mais fofa!
Vou fazer as palavras da Karen as minhas, to adorando ler suas primeiras impressões. Só não comentei no outro blog porque da primeira vez que li quase chorei.
Isto da uréia a Dra. Renata que tinha o blog Choose de Peau tinha me falado também. Ainda bem que sua irmã já te avisou.
Quanto a tintura, vou falar igual a Fer, até porque já tinha falado. Lembra do exemplo da Carla Perez? (acho que falei em resposta lá no meu blog). Enfim, se tiver dando pra aguentar, eu mesma fico sem pintar cabelo mesmo não estando grávida.
E pode postar tudo que quiser. Adoro ler o que você escreve!
E eu já quero saber o sexo do bebê, haha!
Beijos!
ANINHA disse…
Dáfni, parabéns!
leio teu blog todo dia, mas nunca comento muito. dessa vez não pude passar batido.
use seus produtinhos e depois posta as resenhas, ok?
será uma grávida veramente bella

ana luiza
Anônimo disse…
Que delícia esses preparativos para a chegada do bebê! Quero ler sempre as novidades sobre esse assunto por aqui, viu?

Beijo!
Michelle Lynn disse…
Olá!
para quem esta querendo engravidar e para quem é mãe de prmeira viagem, as dicas são valiosas!!!
quando estava grávida, fiz tudinho!!!
amei seu blog!
Abraços,
Michelle
Danielle Littera disse…
Eu imagino em qtos detalhes vc não está tendo que pensar antes de usar qquer coisa. :)


Beijocas.
Wan disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Wan disse…
Olá amiga, tudo bem?

Dia de muito calor aqui em BH... ufa!
Adorei ver nessa postagem que já está tomando os devidos cuidados para manter-se bonita na gravidez.

Eu usei os produtos da Linha maternité, da Payot e lembro que gostei muito, terminei a gravidez sem nenhuma estria.

Mas é só se cuidar e tudo vai correr bem com vocês... estou muito feliz por vc amiga!!!!!

Beijosssssss!!!!!!!!!

Wanessa
:o)
www.belezapedagogica.blogspot.com
Dáfni disse…
Maura, pois é, eu ainda não fui na ginecologista (a mulher é requisitada!), e vou perguntar a ela também. Mas como a Denise já mencionou, os médicos parecem não concordar muito, né? (rs)

Dani, obrigada! Vai começar em julho? Ah, já fale com a ginecologista sobre o ácido fólico, porque eu não tomei (depois de engravidar não faz sentido) e o ideal é perto da gravidez tomar. Ajuda na formação do tubo neural do neném!

Pois é, eu já senti que os óleos estão reagindo com a minha pele. Vou ter que ficar só nos hidratantes mesmo! Mas vou dando um update aqui, do que eu testar, gostar, não gostar... enfim!

Roberta, sério? Vou olhar com carinho esta sua indicação! Da próxima vez que for a Rivera, vou procurar por ele, pode deixar! Imagino que haj de fato diferença nos hidratantes, senão não teríamos tantas opções, né? Obrigada pela dica!

Beijos
Dáfni disse…
Andrea, estou com 5 semanas e 5 dias agora! Pouquinho, né? Mas a gente tem que se cuidar desde cedo!

Lay, obrigada! Fico feliz em saber que esses produtos são bons!

Samantha, obrigada! Pode deixar que as resenhas dos protetores está garantida! Vou usar todos com certeza!

Beijos
Dáfni disse…
Vicky, obrigada! Eu vi o protetor da Clinique pra vender, achei ele ótimo, mas eu já estava levando tanta coisa da loja, que acabei deixando. De qualquer forma, os que eu ganhei da minha irmã vão dar conta, e foram de graça! (rs) Obrigada por compartilhar!

Fê, sabe que estou meio que me sentindo assim? Às vezes vejo uma coisinha num filme e começo a chorar... Fora que qualquer indelicadeza que me façam eu fico muito sensível... Hormônios!

Vou curtir sim, pode deixar! Ah, e que falta de noção da moça da loja de aviamentos? Cada uma!

Antonia, maravilha mesmo! Quando eu não estiver mais grávida, vou me entregar aos cuidados dela pra consertar tudo que puder! (rs)

É, tudo para que tudo dê certo, mas sem radicalismo!

Beijos
Dáfni disse…
Betty, pois é, como eles divergem sobre certas coisas, né? Ainda não falei com a obstreta, mas vou perguntar a ela. Já tenho duas opiniões contra, mas nenhuma de um especialista... vamos ver!

Flavia, obrigada! Vou curtir sim, entre um enjôo e outro... (rs)

Karen, nossa, tudo igual mesmo! Vamos ver se a minha obstetra vai continuar a falar isso também... Mas já vi tanta coisa na internet, e muitas vezes opiniões contrárias, que às vezes é difícil acreditar que há só um jeito, né? Mas tento ao menos só tomar aquilo que sei que não tem chance de fazer mal mesmo. O resto, se precisar, vamos ver!

Beijos
Dáfni disse…
Denise, é, vou perguntar tudo sim! Dia 15 (que é a consulta) vou munida de uma lista! (rs)

Ah, e não tenho ido muito pra rua não, mas tenho passado o protetor sempre de manhã!

E os cremes eu vou usar muito sim!

Carlinha, não lembro da Carla Perez! Vou tentar recuperar este fato! Mas se der para usar um tonalizante, eu usaria... sei lá, está muito contrastante a raiz do resto!

Ah, e eu também estou louca pra saber!

Aninha, obrigada! Vou postar sim, até porque é assunto que pode ajudar depois outras, né? Obrigada pelo comentário!

Beijos
Dáfni disse…
Camila, legal! Assim me anima! :)

Michelle, legal! Eu acho importante para as mamães que, como eu, estão experimentando coisas totalmente novas, né? Que bom que gostou do blog, seja bem-vinda!

Danielle, olha, eu tenho um certo cuidado, mas não quero também ser paranóica! Porque senão vai ser infernal... (rs)

Wan, obrigada pelas dicas! Fico feliz de saber de produtos que deram certo! E sim, espero que tudo dê certo! :)

Beijos
Dáfini, não tenho dicas, sei o que vc sabe, sou mãe só de cachorrinhos hahahaha, mas vc está bem assessorada rsrsrssr, quero só saber como vc está, bjs, Va.
Priscila Lopes disse…
Que legal dafni, não sabia que as sua irmã é dermato. Que ótimo, heim! haha eu iria aproveitar horrores ;) seu (sua) filhote (a) tem qts anos? por enquanto não to precisando de creminhos pra estrias não, mas vou anotar o nome jáaaaa pra qndo surgirem umas.. beijinhos!
Dáfni disse…
Va, pois é, agora vou deixar de ser mãe só de gato! (rs)

Eu estou bem, tentando me acostumar às mudanças no corpo e na cabeça... :)

Pri, o neném vai vir ainda, estou com 6 semanas de gravidez apenas!

Pois é, eu vou explorar a Helena depois da gravidez, pra ela consertar tudo! (rs)

Beijos
comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantiA

tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

... tem mais de 2000 proutos
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...
COSMIATRIC

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=cosmiatric&IDCategoria=851

COSMÉTICOS

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=851
Dricota disse…
Ei Dáfni, tudo bem com vc e a Yasmim?

A minha médica tb me proibiu de pintar cabelo, só liberou henna. Optei por não pintar.

Os ácidos p pele tb foram abolidos. Fiz limpeza de pele com peeling (sem qq ácido) até 0 5o mês, depois, a posição de ficar com a barriga p cima por mto tempo encomodou demais.

Comprei um esfoliante facial do Boticário q ajudava a controlar a oleosidade da pele. Eu gostei, e não possui nada q impeça a gestante de usá-lo.

Oh, a minha médica liberou produtos light (iogurte, adoçante Línea), mas confirme com a sua.

Carne crua, mal passada, saladas na rua, japonês...tudo suspenso. Risco de toxoplasmose.

Quê mais?
rs***

Além do mater skin, eu bezuntava a minha barriga com o óleo de amendoas. É baratinho e ajuda demais. Não tive nenhuma estria.

Não usei meias de compressão, pq não inchei e ficava só em casa, pernas pro ar. kkkk... Mas é bom, principalmente q vc vai pegar verão.

Acostume a deitar só de lado e de preferência no lado esquerdo, aumenta o fluxo de sangue p o bb.

No mais, curta muiiiiiito, é uma fase mágica e passa depressa demais, qdo assustar, a sua bbzinha estará no seu colo.

bjs...
Dáfni disse…
@Dricota

Estamos bem sim, tranquilas ao menos! :)

Então, estas coisas que vc me falou mais ou menos eu já sabia, ou já estava cuidando... meu médico até disse que dá pra pintar o cabelo, mas eu fico com medo, sabe? Talvez eu tente usar um tonalizante...

De resto, nada muito além do que vc escreveu!

Beijos

Postagens mais visitadas