Sobre o post da lavagem de pincéis

Olás!


Neste post, onde eu cito uma dica que tenho usado para lavar meus pincéis, iniciou-se uma discussão com relação ao método de usar óleo para amolecer a maquiagem que fica retida nos pincéis. Achei interessante colocar aqui mais argumentos e falar um pouco mais sobre o assunto. 


Bom, tenho usado esta dica da Renata há uns 4 meses, e fiquei muito satisfeita, pois nenhum outro processo que eu havia usado para lavar meus pincéis havia limpado-os tão bem. Neste tempo, não notei nenhuma alteração na minha pele decorrente de algum resíduo de óleo. Minha pele é mista, e controlo a oleosidade usando os produtos da Clinique (três passos). Não senti que ela ficou mais oleosa e nem notei o aparecimento de espinhas ou cravos, o que me deixou muito tranquila com relação a usar o óleo para a limpeza.


Além disso, acredito que usando um shampoo adstringente possamos tirar qualquer resquício de óleo. O interessante é que, junto com o óleo, vem toda a maquiagem impregnada nos pincéis. Só é necessário ter paciência para passar o shampoo quantas vezes forem necessárias (coisa que a gente já faz quando usa somente o shampoo, e que não garante que a maquiagem saia toda do pincel). Portanto, mesmo usando apenas shampoo para limpar os pincéis, a permanência de resquícios de maquiagem é certeira.


O que poderia ser uma alternativa ao óleo seria água quente. Mas a água quente pode amolecer a cola que prende as cerdas, descabelando o pincel. Água morna não necessariamente vai amolecer a cola, mas também será menos efetiva para a remoção dos resíduos.


E não esqueçam que o fundamental é a limpeza da pele de forma completa todas as vezes em que usamos maquiagem. Acho que um processo de demaquilação bem feito ajuda e muito a não deixar maquiagem e oleosidade depositarem-se nos poros, e assim não precisamos nos preocupar tanto com resíduos: eles serão removidos na limpeza.


Por fim, chamo a atenção ao comentário da Renata no post:


"Eu sempre uso xampus mais adstringentes para retirar o óleo, como os anti-resíduos ou para cabelos oleosos. Verdade que a lavagem assim, com o óleo passado previamente, requer bastante cuidado pra não sobrarem resíduos. Mas o resultado é incrível.

Tenho pincéis que uso há mais de 8 anos - e seguem como novos. Lavo meus pincéis semanalmente. Lógico que nem todos são usados semanalmente, mas pelo menos a cada mês eles são lavados. E continuam novinhos.

Pessoalmente, não gostei do sabonete Dove, porque achei que não lavou direito meus pincéis. E se pensarmos em termos de resíduo, ele e outros similares são o que mais têm tendência em deixar resíduos nos pincéis, já que são formulados com substâncias oleosas que não saem na lavagem. Entendem? A idéia do Dove é deixar a sua pele limpa E hidratada. Então, quem tem medo de resíduos, deve evitar o Dove.

Quando eu não uso o óleo, ainda assim uso xampus que limpam profundamente o pincel. Não uso condicionador, tampouco, justamente porque eu não quero o resíduo. O óleo é usado para dissolver e amolecer os restos de maquiagem que ficam no pincel. O xampu faz a limpeza disso tudo. Não sobra resíduo a ser transferido para a pele."



Devo dizer que concordo com a Renata sobre o sabonete Dove. Ele é feito não apenas para limpeza, mas hidratação também. Neste caso, o agente que retém a hidratação permanecerá no pincel, ou seja, resíduo! E pode ser resíduo do tipo que estamos tentando evitar...


Enfim, essa dica eu dei porque já testei muitas vezes e realmente aprovo. No entanto, acho que cada uma deve fazer o processo que melhor atenda às suas necessidades e que se sinta mais confortável. Pra mim, o processo é esse, com o óleo. Mas é a minha opinião, ok? (aliás, como tudo neste blog!)


Beijos!

Comentários

Ale Lima disse…
Hoje foi dia de banho nos meus também !
Por falar nisso, o meu Sigma SS150 soltou muito pelo...
É normal ?

Bjs

Ale
Poly Nascimento disse…
Hoje dei banho nos meus pincéis...hahaha...sempre uso shampoo Johnson do amarelinho.
Passa lá no blog...tem novidades! Beijos.
http://estilopoly.blogspot.com
Flavia disse…
Dáfni, eu lavava os meus com shampoo, depois passei a usar o shampoo antiresíduos. Mas sabe o q eu percebi q lava muito mais rápido e melhor? Detergente Ypê. Sério, não agride as cerdas e limpa muitoooooooo rápido e tira toda sujeira. Muito bom. Fica a dica. Bjs
Amandinha disse…
Dafniii
adorei a dica...
quero muito fazer esse teste!!!
bjs
amandnha
Karen Lommez disse…
Cada uma deve usar o método que considera mais efetivo, pq vejo que a mulherada nunca concorda! Eu uso o Dove para lavar como a renata usa o óleo, pois para mim ele funciona para tirar a maquiagem mais resistente dos pincéis. Depois lavo com shampoo de bebê e tira o óleo dos pincéis! bj
eu ja postei sobre o jeito recomendado por especialistas (com leite de coco, shampoo e condicionador)
mas fico com preguiça desse ritual todo hj em dia...e vou só no shampoo...rsss
bjoosss lindaa
Anônimo disse…
Isso me fez lembrar que os meus (poucos) pincéis andam precisando de um banho!!!

Beijo,
Camila F.
Pri S. disse…
Não tem jeito, cada um faz como acha melhor e lhe é mais efetivo! rsrsrs Para isso que servem as dicas: a gente experimenta se quiser e transforma em rotina, caso a gente se adapte! Cada um escolhe o mais eficiente pra si, né? Bjos! ;-)
Dáfni disse…
Ale, acho que não! Soltar muito pelo não é um bom sinal... tem que ver se ele está descolando do cabo.

Poly, Ok, obrigada pelo convite!

Flavia, detergente? Deve fazer sentido, né? Um dia eu testo!

Amandinha, faça e depois me conta!

Beijos
Dáfni disse…
Karen, isso mesmo que vc falou: cada uma tem que achar pra si o melhor método! Afinal de contas, somos pessoas diferentes, né?

Nah, pois é, o ideal seria daquele jeito. Mas tenho minhas dúvidas de que tiraria toda a maquiagem dos pincéis! Enfim, só testando pra saber, né?

Camila, opa, melhor não esquecer!

Pri, é verdade. Como diz um velho ditado: "se conselho fosse bom, não se dava, vendia!" (rs) Mas sério: acho que a gente deve procurar se informar, testar, até achar algo que nos satisfaça!

Beijos
Dáfni, eu nunca testei passar óleo antes, mas faz sentido em amolecer a make, eu te falo uma coisa, nada melhor para mim que detergente neutro como a Flávia falou, já usei até veja rsrsrsr existe desengordurante melhor hahahah, mas depois uso o shampoo anti resíduo, para tirar qualquer resquício do veja ou detergente, nunca tive problemas , bjs, Va.
Betty Gaeta disse…
Oi Dáfni,
Eu não tentei com óleo, embora tenha lido o post, mas o post foi muito oportuno, pois estava precisando lavar meus pinceis, foi acabar de lê-lo e corri para lavá-los.
Bjkas e uma noite maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com
Boa...
Faz sentido usar o óleo, assim como faz sentido evitá-lo! rsrsrs
Eu sou conservadora e ainda prefiro o shampoo e só...
Bjs...
disse…
Oi Dáfni!

Eu sempre lavei com o shampoo Johnson, e sempre gostei do resultado, achava que saia todo o residuo dos pinceis, mas agora vou testar o óleo pra ver a diferença!

Beijos!


www.comprinhasinocentes.blogspot.com
Dáfni disse…
Va, vcs estão falando tanto do detergente que eu vou experimentar!

Betty, que bom!

Samantha, é, acho que é uma questão de escolha, né?

Dé, testa e depois me conta!

Beijos
Lis disse…
Dáf, oi tudo bem?
Olha mesmo assim, eu uso e recomendo rs O tal dove é bom, o pincel fica hidratado, acho isso importante pra não agredir minha pele que é tão sensivel, seria bom como falaram depois lavar com algo que tire os resíduos, mas pra mim tá bão!
Beijooo
Dáfni disse…
Lis, acho que cada uma deve usar aquilo que prefere, né? Se pra vc está dando certo, não tem porque parar!

Beijos
Patricia Harumi disse…
Dáfni que polêmica sobre os pincéis!!!!kk
Eu nem havia visto e postei agora mesmo antes de vir aqui , sobre os meus que lavei...rs

Eu uso o shampoo de bebe, e sabao dove, mas nao estou satirfeita, acho que nao limpa tão bem...
Sempre fica um poquinho de resíduo...

Vi o post que vc indicou, sobre o oleo de amêndoa, mas nao sei se teria coragem de passar oleo no duo fiber...vc ja usou nele?

Ah, vc ja comprou o kit da Sigma? Eu acho o roxo mais bonnito...
E encomendei um da Sonia Kashuk...vou ver se é mesmo bom...

bjsss

PS. Obrigada pelas visita sempre!!!!
Dáfni disse…
Patricia, com o óleo também fica um pouquinho, mas bem pouquinho mesmo! Acho que milagre nenhum métoda faz, né?

No duo fiber eu já passei, mas o meu começou a descabelar, então parei de usá-lo. Quando lavá-lo de novo, vou lavar só com sabão, pra ver se é o óleo que fez ele perder pelos...

Não comprei ainda, vou comprar no fim do mês (quando o cartão virar, sabe? - rs)

Beijos

Postagens mais visitadas