Fazendo aromatizador de ambientes em casa

Olás!

De férias eu estou inventando moda por aqui! (rs) Faz tempo que quero brincar um pouco de química e fazer eu mesma alguns cosméticos. Comecei por algo bem simples, que é um aromatizador de ambientes! Na foto aparece o único que fiz até agora, que é de citronela - ajudou MUITO a espantar moscas e mosquitos aqui em casa, visto que moro praticamente dentro do mato! (rs)

Como faz? Então, peguei uma receita no youtube, que é basicamente a seguinte:

750 ml de álcool de cereais
100 ml de água desmineralizada
100 ml de essência
30 ml de fixador
corante a gosto (em geral poucas gotas pra dar cor)

Acima, o que acabei encontrando aqui em Foz do Iguaçu, na loja New Paper na Vila Portes: o álcool de cereais e três essências - citronela, lavanda e foz do iguaçu (nomearam a essência com este nome porque inventaram ela). Não achei o fixador, mas o vendedor disse que a essência dele fixa muito bem e não precisa de fixador. A água ele também não tinha, mas me disse que em geral as pessoas usam água mineral. O corante líquido eu não achei, então resolvi comprar anilina, o que não recomendo, porque ficam os cristais no fundo, podendo entupir a válvula. Também precisa de um frasco com válvula; no caso comprei um de plástico.

Resolvi fazer 1/10 da receita, porque queria ver como ficava, se funcionava ou não - e também não preciso de 1 litro de aromatizante de citronela, né? Portanto, usei

75 ml de álcool
10 ml de água
10 ml de essência
um punhado de anilina vermelha (bem menos que 1/10 do potinho)

Pelo preço, não ficou mais barato que comprar um pronto, mas ficou mais potente! E do jeitinho que eu queria... :)

Também acho que o lugar onde comprei a matéria prima está vendendo a um preço alto, então quando for a Curitiba vou ver se consigo algumas coisas a preços menores. Tô até pensando em fazer sabonete líquido!

E vocês, gostam de inventar seus próprios produtos?

Beijos!

Comentários

Renata disse…
Eu faço óleo para o corpo. óleo de amêndoas, óleo de girassol e algum óleo cheiroso que eu goste. O perfume fica mais suave e eu gasto menos. :-)
Dáfni disse…
Que legal Renata! E onde você compra a matéria prima?

Beijos
Renata disse…
Óleo de amêndoas é meio difícil de achar mas farmácia de manipulação geralmente tem. Óleo de girassol compra de litro no mercado. O aroma eu ponho um pouquinho de um óleo perfumado que eu goste, porque eu não gosto mesmo de muito perfume em óleo pro corpo pra não ficar interferindo com perfume. Não é para os fracos, não é um óleo fininho que absorve rápido, mas eu tenho pele muito seca e pra mim isso ajuda muito.
Dáfni disse…
Renata,

Minha pele do corpo também é seca demais, mas óleo não funciona pra mim... tenho que comprar aqueles hidratantes super poderosos, tipo o Lipikar Baume da La Roche, porque de tão seca até coça...

Beijos
Renata disse…
É melhor mesmo, mas não tenho paciência de usar todo dia. Melhor um óleo no banho do que nada. rs
Dáfni disse…
Oi Renata,

Eu já não posso ter preguiça que minha pele começa a coçar, e aí só com hidratante mesmo para parar! É um saco, mas fazer o quê né?

Beijos
Anônimo disse…

AQui onde eu moro (Ribeirão Preto -SP) tem uma loja com materia prima pra isso, tem de tudo!
Vidro, essencias e alcool já com fixador!
faço difusor e aromatizador, de tudo quanto é cheiro!
Adoro!!!
Um Beijo
Valeria
Dáfni disse…
Oi Valeria,

Que legal! Acho o máximo personalizar e brincar com cheiros!

Beijos

Postagens mais visitadas