Se eu fosse dar conselhos pra mim mesma de maquiagem... (parte 1)

Olás!

Esses dias estava pensando sobre quanta coisa eu faria diferente se tivesse a experiência que tenho hoje em relação à maquiagem - compra, aplicação, aprendizado - e então resolvi fazer uma série de posts (provavelmente 3), começando com este sobre um kit mínimo de maquiagem e dicas de compras.

Kit mínimo de maquiagem

Um kit mínimo de maquiagem não precisa ter um monte de coisas; na verdade, tudo depende da sua relação com maquiagem, se é mais discreta, ou gosta bastante de variar, enfim... Eis minhas sugestões para o mínimo do mínimo:

- uma base
- um corretivo
- um pó translúcido
- um blush neutro para seu tom de pele
- uma máscara de cílios preta
- um lápis preto macio
- um lápis marrom macio
- um batom nude para seu tom de pele OU um batom cor de boca
- um batom com uma cor vibrante que vc goste (pode ser vermelho, vinho, laranja, rosa...)
- um pincel de pó pequeno
- um pincel de esfumar firme

Com este kit mínimo do mínimo, dá para fazer um look de dia (mais básico ou mais arrumadinho) e um look noite. Acrescentei só dois pincéis porque:

1) a base dá para passar com a mão mesmo;
2) o pincel de pó pequeno serve tanto para passar blush quanto para passar pó no rosto;
3) o pincel de esfumar firme vai servir para usar o lápis como sombra esfumada, já que não acrescentei sombra no kit mínimo do mínimo.

O mais importante neste kit é que a base e o corretivo sejam bons para várias ocasiões e funcionalidades (o corretivo deve servir para o rosto e olheira, e a base pode ser passada leve ou mais pesada). Eu tenho uma necessaire na minha bolsa que tem exatamente este conteúdo, e sempre consigo me arrumar legal só com estes itens. Opções de looks:

1) Dia-a-dia: aplica base e blush de forma leve, corretivo e pó no rosto todo; máscara de cílios e batom nude/cor de boca.

2) Dia-a-dia mais arrumadinho: além do dia-a-dia, passa lápis marrom na linha d'água (olhos grandes) ou no contorno do olho (base dos cílios em cima e embaixo, para olhos pequenos).

3) Dia-a-dia com batom vibrante: além do dia-a-dia, troca o batom nude pelo vibrante.

4) Noite: base e blush mais encorpados, corretivo e pó no rosto todo; máscara de cílios; passa lápis preto na base dos cílios superiores com um traço grosso, e vem esfumando até o côncavo, fazendo um degradê; passa lápis preto na base dos cílios inferiores, e esfuma para diluir o traçado; batom nude/cor de boca ou vibrante, dependendo de sua preferência (se for passar o vibrante, pegar leve no blush!).

Enfim, só algumas ideias que são diferentes entre si, mas todas dão um efeito legal!

Se vc não é tão básica, pode acrescentar ao seu kit mínimo do mínimo os seguintes itens:

- paleta de sombras que tenha necessariamente um marrom, um preto e uma iluminadora;
- fixador de sombra;
- bronzer;
- um pincel para aplicar sombra;
- um pincel para esfumar sombra que seja gordinho.
- um pincel flat top kabuki.

Aqui já abre bastante o leque, porque se a paleta tiver as sombras básicas, dá pra fazer um esfumado clássico, e se tiver alguma sombra com cor (azul, verde, roxo, por exemplo), aí as possibilidades são imensas! O bronzer é para variar com o blush, e fazer contorno se for o caso.

Dicas de compras

Bom, aqui que eu acho que vai ser mais útil ainda pra quem está começando! Há sim uma diferença gigantesca entre preços de maquiagem, e nem sempre a gente precisa comprar o mais caro. Minhas dicas para cada item:

1) a base e o corretivo são as únicas coisas no kit que, se forem de qualidade melhor (ou seja, custarem caro), fazem uma diferença muito grande. Estes itens realmente valem a pena serem caros. O caro aqui significa que pode ser, por exemplo: do Boticário, da Contém 1g, da Mary Kay, mas pode ser também Lancôme, Chanel, MAC... Enfim, o que quero dizer é que as linhas muito baratas, como Vult, Fenzza, etc., não fabricam boas bases, mas pegando uma da Make B. do Boticário ou uma da Mary Kay já está de bom tamanho. Corretivo é complicado, mas a sugestão é que vc teste antes sempre que possível, e compre de acordo com a sua olheira: mais amarronzada pede um corretivo mais amarelado, e mais arroxeada um mais rosado. A Mary Kay tem ótimos corretivos também.

2) lápis macio tem ótimos da Toque de Natureza, por exemplo, que custam uns 20 reais no máximo.

3) blush e bronzer tem de várias marcas, e sinceramente, pode ser qualquer uma; é só retocar se a fixação não é aquelas coisas.

4) pó translúcido também tem várias marcas, e dependendo do objetivo, talvez seja melhor investir num bom. Exemplo: se o seu problema é oleosidade, um pó matificante é a melhor opção; os que conheço não são baratos, como o Blot da MAC. Mas enfim, vale a pena pesquisar por opções mais em conta, porque há várias linhas baratas que estão fazendo de tudo em make, não só o básico!

5) máscara de cílios da Maybelline dá conta do recado.

6) batons bons eu recomendo da Quem Disse, Berenice?, que realmente tem uma gama grande de cores e texturas, o preço não é exorbitante e eles não têm cheiro de cera (não suporto!). Se vc gosta muito de algum da MAC e usa bastante, vale a pena o investimento também, pois são os melhores!

7) pincel é investimento porque não se acaba, e um bom pincel faz milagre. Mas comece por marcas como Klass Vough, ou Maria Margarida, ou Pink Gloss. Depois, se vc tiver com dinheiro sobrando e engajada no mundo da maquiagem, Sigma são bons, mas os da MAC são tesouros!

8) Sombra colorida pode ser qualquer marca! Eu comprei uma paleta da Jasmyne de 24 sombras 3D que dá pra usar bem vibrante ou esfumadinha que fica lindo! As neutras vc consegue encontrar EM QUALQUER MARCA, e a fixação pode ser ruim que o fixador de sombras dá jeito. Um ótimo fixador de sombras que é barato é o da Dailus. O investimento numa Naked UD é um presente legal para si mesma, mas em termos de possibilidades de maquiagem, acho que quase não acrescenta ao que vc poderia fazer com as baratinhas.

Enfim, se tiverem perguntas ou sugestões para dar, fiquem à vontade! No segundo post vou falar de aplicação!

Beijos!

Comentários

.lívia. disse…
nossa, curti mt as dicas, eu tbm se fosse pra recomeçar a comprar make faria td diferente, comprei MUITA coisa barata que saiu caro ou que quase nunca foi usada no fim das contas
boas dicas pra quem está começando

www.tofucolorido.blogspot.com
www.facebook.com/blogtofucolorido
Unknown disse…
Amei o post. Bem objetivo, facinho de entender. Dicas "bapohônicas".
Show:) Bjokass.
Luciane Lopes.
Dáfni disse…
@.lívia.

Que bom que gostou! :)

Beijos
Dáfni disse…
@Luciane Ferreira Lopes

Obrigada! Fico feliz que tenha gostado!

Beijos

Postagens mais visitadas