Cuidados com a pele do rosto: Antioxidantes



Olás!


Depois de limpar e usar um tônico na pele, na parte da manhã eu uso um sérum de vitamina C. Mas por que usar um produto para a pele que tem vitamina C?

Basicamente porque a vitamina C é um antioxidante, que se liga aos radicais livres. Mas qual o problema dos radicais livres?

Neste site aqui (https://dermatologiaesaude.com.br/osantioxidanteseapele/) encontrei a definição mais precisa sobre o problema dos radicais livres e os danos para a pele, inclusive envelhecimento:

"Os radicais livres são moléculas produzidas naturalmente pelo nosso organismo, como subprodutos de reações químicas que ocorrem nas nossas células e também quando nos expomos a toxinas. Toda vez que comemos e a comida é transformada em energia, quando nos exercitamos, ou nos expomos ao sol, radiação, poluição, álcool e tabaco, nós produzimos radicais livres.

Os radicais livres têm uma química instável e tendem a se ligar às proteínas da pele, como o colágeno e elastina, degradando-as. Isso pode contribuir para o envelhecimento precoce. Os antioxidantes se ligam aos radicais livres, impedindo essa ação destrutiva!
"


Então a pele precisa de antioxidantes para prevenir o envelhecimento precoce. Aliado ao filtro solar, esta prevenção é uma das formas de retardar o envelhecimento precoce, e dependendo do produto, ajuda também no clareamento das manchas. Do site Dermaclub,

"O protetor solar exerce um bloqueio externo contra a radiação do sol, pois age superficialmente. No entanto, o filtro solar não é capaz de impedir 100% dos danos causados pela radiação solar na pele, mas somente 55%. Ao combinar o uso do filtro solar com antioxidantes - desde alimentos a dermocosméticos indicados por um profissional -, a proteção também passa a ser interna e completa, já que a ação se prolonga para as células."

Por isso que a vitamina C em creme virou algo obrigatório na minha rotina de cuidados com a pele. Quero estender estes cuidados para a mão também, pois já tenho manchas relacionadas à velhice, e quanto antes tratar, melhor.

Os antioxidantes mais conhecidos são a vitamina C e a vitamina E, mas há muitos outros e com ações diferentes. Aqui neste site tem um dossiê sobre antioxidantes.

E como uso? De manhã, faço a limpeza, tonifico, aplico creme nos olhos (especial para esta região) e aí aplico um creme ou sérum à base de vitamina C. Vinha usando o "Powerful Strength Line-Reducing Concentrate" da Kiehl's, que tem uma concentração de 10,5% de vitamina C pura (ácido L-ascórbico), e o "C E Ferulic" da SkinCeuticals, que tem em sua composição 15% de vitamina C pura, 1% de vitamina E e 0,5% de ácido ferúlico, todos antioxidantes. Esta semana chegou pra mim o "C-firma Day Serum" da marca Drunk Elephant, que contém 15% de vitamina C e uma formulação que fica na pele por 72h após a aplicação! Qualquer um deles pra mim é ótimo, mas cabe dizer algumas coisas:

- é comum sentir um formigamento por usar uma formulação de vitamina C alta. Se for muito incômodo, usar uma com menos vitamina C.

- o da Kiehl's, inclusive, esquenta a pele! É um efeito temporário, que com o uso acaba passando despercebido.

- o cheiro deles não é agradável, parece coisa química queimada. Mas tudo pela proteção da pele, não é mesmo?

- a vitamina C é muito instável quimicamente falando, tanto que os frascos que contém os séruns são escuros. Em geral, os cremes que apresentam vitamina C na composição podem se tornar alaranjados se a fórmula tiver mudado. Então, este é um sinal para descartar o creme, ou parte dele.

- por isso que é ideal buscar formulações estáveis, e isto significa que podem custar mais caro. Além disso, fique de olho na quantidade de vitamina C na fórmula, porque menos que 10% não vale a pena.

E vocês, usam cremes à base de vitamina C?

Beijos!

Comentários

Camila Faria disse…
Oi Dáfni, eu gosto de usar produtos com alta concentração de vitamina C de tempos em tempos ~ o namorido que não curte muito o cheiro "estranho" que fica na pele, especialmente se eu passo os produtos antes de dormir. Hahaha! Um beijo querida :*
Dáfni disse…
Oi Camila!

Também, o cheiro não é dos melhores... (rs)

Beijão!
Marcia disse…
Tô namorando umas vitaminas C da The ordinary cosmectics, gosto bastante de aplicar vitamina C pela manhã, pois ela ajuda na proteção solar.
Dáfni disse…
Oi Marcia,

Então, eu vi umas resenhas de produtos de vitamina C da The Ordinary que não foram muito boas... enfim, parece que a Rosane está usando, dá uma perguntada pra ela!

Bj

Postagens mais visitadas