Cuidados com a pele 1: a técnica de "double cleansing" e os produtos que uso para isso

Meus limpadores.
Olás!

Como já anunciei no post passado (pode lê-lo aqui), eu vou entrar de cabeça no tema "cuidados para pele", começando pela ordem de uso, pois assim fica organizado. Então, vamos lá!

Há muito tempo que eu uso a técnica de "double cleansing" mas nunca usei este nome. Na verdade, a própria Caroline Hirons, que parece que cunhou o termo, reconhece que não é nada de novo, só que ela deu nome a algo que muita gente faz. Mas afinal o que é e para que serve?

Double cleansing é você limpar ao menos duas vezes a sua pele, quando você tem que tirar maquiagem e protetor solar; isso em geral acontece à noite. Se você não usar nenhuma destas coisas, não precisa fazer "double cleansing". Funciona da seguinte forma:

- a primeira limpeza é com um demaquilante ou óleo de limpeza ou um limpador que tire produtos à prova d'água;

- a segunda limpeza é com um limpador que não é demaquilante ou água micelar, basicamente (rs).

A primeira limpeza é necessária para tirar maquiagem à prova d'água e protetor solar, que são produtos que foram feitos para permanecer na pele mesmo em situações não favoráveis. Por isso é MUITO necessário que se use algo que possa DE FATO tirá-los. Por isso demaquilante para maquiagem à prova d'água ou óleo de limpeza facial são os mais indicados. Também entram nesta categoria os balms de limpeza que estão muito em moda ultimamente.

A segunda limpeza é para tirar o resto de coisas que podem ainda estar em sua pele, principalmente o que fica embaixo da maquiagem. Aqui entra um gel de limpeza, ou pode ainda ser um óleo de limpeza, mas NÃO pode ser água micelar e nem demaquilante - eles deixam resíduos na pele, e não é isso que você quer; você quer uma pele limpa para receber os tratamentos que vêm depois.

Como eu faço? Bom, primeiro eu uso um demaquilante para maquiagem à prova d'água - um demaquilante bifásico em geral. Aqui, você pode usar este demaquilante mesmo para ser a primeira limpeza, mas eu não gosto. Eu tiro a maquiagem dos olhos e o grosso da maquiagem do rosto. Aí eu vou fazer a primeira limpeza: eu pego meu óleo facial da Point (na foto acima), massageio bem por todo o rosto e pescoço, e aí eu uso uma toalhinha branca umedecida com água quente para retirar o óleo. A toalha TEM que estar quente, mas quente que sua pele não queime. Faço isso sempre retirando a sujeira da toalha com água quente e verificando se ainda sai sujeira. Não saindo mais, vou para a segunda limpeza.

Na segunda limpeza, com a pele seca, eu passo um dos sabonetes líquidos faciais que estão na foto acima (o da SkinCeuticals ou o da It's Skin), e massageio a pele. Depois, com a mesma toalhinha umedecida com água quente, retiro o produto. E pronto.

Dá trabalho? Não. Eu já me acostumei que a limpeza da minha pele à noite será mais elaborada, e há anos eu levo um bom tempo tirando maquiagem e limpando a pele. Desta forma até acho que ficou mais rápido do que eu fazia, pois eu raramente passo o demaquilante no rosto todo, só nos olhos. O problema é a água quente, pois não tenho torneira com água quente em casa, então tenho que pegar uma jarra e encher com água do chuveiro. Aí eu despejo a água na toalha e vou torcendo ela para não ficar tão encharcada. Mas o importante é não usar água parada: não use uma bacia e fique mergulhando a toalha ali, porque você vai ficar trazendo de volta a sujeira para a pele.

Os demaquilantes bifásicos que uso são variados, e atualmente me presenteei com um da Chanel, o Démaquillant Yeux Intense, que é o melhor demaquilante bifásico que já experimentei na vida! Ele é eficiente e ao mesmo tempo gentil com a pele dos olhos; só uso nos olhos. Mas já usei de várias marcas boas também, como da Quem Disse Berenice?, da Nivea, da L'Oreal, etc.

A segunda limpeza eu tenho feito com o sabonete da It's Skin da foto acima. Ele é bem cheirosinho e bem gentil com a pele também. Só não estou curtindo muito o fato dele fazer espuma, porque isso indica a presença de surfactantes, que podem fazer com que a pele se torne alcalina e suscetível a infecções e erupções. Então, estou à procura de um sabonete líquido que não faça espuma.

Na verdade eu já tenho o da SkinCeuticals (LHA Cleansing Gel, na foto acima), mas como ele tem ácido glicólico e eu uso o meu tônico com ácido glicólico à noite (falarei sobre isso no post 2 de cuidados de pele), eu não uso ele no double cleansing para não exagerar no ácido glicólico e machucar a pele. Então uso ele somente de manhã, e gosto MUITO: ele foi o responsável principal por clarear as manchinhas da pele, porque faz uma micro-esfoliação, renovando sempre a pele. No entanto, CUIDADO: o uso de protetor solar é essencial quando fazendo uso deste gel de limpeza.

Bem, basicamente é isso! Eu limpo minha pele de manhã somente com um gel de limpeza e à noite faço a limpeza dupla. Isso garante que o que eu colocar depois em cima, vai realmente penetrar na pele, e meus poros não vão entupir.

E vocês, como limpam suas peles? Sugestões?

Beijos!

Comentários

Anônimo disse…
Comentário da Suzana Alves, que eu apaguei sem querer:

"Hahaha eu já faço isso...uff...passo demaquilante bifásico da nivea, depois lavo o rosto com o gel de limpeza, e pela manhã uso meu sabonete effaclar em barra. Tô adorando os posts!

Beijão Dáfni! "

Postagens mais visitadas