Se eu fosse dar conselhos pra mim mesma de maquiagem... (parte 2)

Olás!

Bom, a segunda parte (e talvez a última) tem a ver com aplicação de produto e aprendizado de maquiagem. Tem algumas coisas que eu fiz e que não faria hoje em dia, e tem coisas que só aprendi muito tarde. Enfim, nunca é tarde para aprender, mas se eu tivesse recebido dicas como essas que vou dar agora, talvez não me batesse tanto!

Aplicação

Na maquiagem, a aplicação é parte fundamental: se vc aplicar mais sombra que deveria, poderá ter mais trabalho para esfumar; se aplicar um quilo de base, pode ficar parecendo que está de máscara... Eu, sinceramente, acho que menos é mais: toda minha maquiagem é suave. No entanto, há pessoas que gostam de uma maquiagem mais pesada, e quando a gente vai tirar foto num evento, se a maquiagem não estiver bem aparente, não sai nas fotos. Portanto, tudo depende da ocasião e do que vc gosta de usar! Mas mesmo assim:

1) vá aplicando aos poucos, até achar que está do jeito que gosta.

2) aplicar com pincel, em geral, dá mais precisão, mas não há nada de errado em aplicar com os dedos.

3) pincel bom é meio caminho andado para uma boa aplicação. Quando digo "pincel bom" é pincel bem cortado, com boas cerdas e firmeza, não pincéis molengos! Falei sobre pincéis no post anterior; se não leu, clica aqui.

4) olhe no espelho antes de sair de casa em vários cômodos, onde há iluminações diferentes, para ver se o blush não está muito exagerado, se pode afinar a base em algum ponto do rosto, etc.

5) sempre há como consertar algo que borrou, craquelou ou ficou demais. Se borrou, use o pincel de base sujo para corrigir, caso seja sombra ou produto fácil de sair; caso seja máscara de cílios, por exemplo, use um cotonete embebido na base e limpe. Se craquelou, retire com demaquilante apenas a área craquelada e reaplique o produto (acontece muito com corretivo). Se ficou demais, como no caso de um blush, um pincel limpo pode resolver o problema: só varrer o excesso. Se nenhuma dessas coisas adiantar, recomece sem medo, pois errar é muiiiitoooo comum.

Aprendizado

Nada mais certo na vida do que aprender algo através da prática! Falo para os meus alunos de Física que eles têm que fazer tantos exercícios quanto necessários para se sentirem seguros, mas que o número em geral é alto. Na maquiagem é a mesma coisa: só a prática levará a um bom resultado. Claro que tem gente que tem talento, que cria looks lindos e parece não fazer esforço para maquiar... INVEJA dessas pessoas, porque não sou uma delas. Por isso, aí vai algumas dicas para quem, como eu, precisa sim de mais esforço para sair maquiando:

1) pratique quando puder, com prazer e tranquilamente, com tempo para poder brincar, porque em geral fica difícil repetir uma make após outra (a pele pode ficar sensibilizada) e maquiagem EXIGE tempo.

2) assista muitos vídeos de dicas e tutoriais. Ajuda muito e hoje em dia tem um zilhão de gurus no youtube para te dar uma mãozinha.

3) não acho que aulas de uma hora ou duas, como as que são oferecidas pela MAC ou Boticário, sejam essenciais. Vale a pena pelos produtos, mas em geral é uma dica de cada coisa, rapidinho, e vc acaba aprendendo a fazer UM look; no fim nem sabe se conseguirá fazer em casa SOZINHA. É uma ideia legal MAS vídeos no youtube ou cursos mais extensos valem mais a pena.

4) pegue várias dicas para fazer a mesma coisa e veja qual se adapta melhor com seu jeito de ser. Exemplo: tem milhares de jeitos de passar delineador, e o melhor jeito é aquele que vc consegue se sentir mais confortável fazendo.

5) achou um jeito de aplicar a base que ninguém te ensinou mas vc gostou? Ótimo, porque não há REGRAS para aplicação! Na verdade, não há regra para nada, só jeitos mais fáceis ou dicas para facilitar a aplicação do produto. Seja criativa e faça do seu jeito.

Enfim, acho que essas são as dicas que eu acredito serem essenciais para quem está começando e até para quem já começou. Compartilhem as de vcs nos comentários!

Beijos

Comentários

.lívia. disse…
nossa,o negocio é mesmo fazer e fazer e fazer! nunca vai saber esfumar ou fazer um delineado bonito até vc msm fazer, ver o jeito que para vc é mais facil, as ferramentas que para vc sao mais faceis etc etc etc... como quase td na vida a pratica leva a perfeição

www.tofucoloriodo.blogspot.com
www.facebook.com/blogtofucolorido
Camila Faria disse…
Oi Dáfni, eu também acho que menos é mais quando se trata de maquiagem. As minhas makes preferidas são aquelas que fazem você parecer que está sem maquiagem, sabe? Tudo muito natural, sem exagero.

Beijo querida e um lindo 2015! <3
Dáfni disse…
@Camila Faria

Eu sou quase como vc, a não ser que às vezes gosto de uma corzona nos lábios e na pálpebra!

Beijos e feliz 2015!

Postagens mais visitadas