Minha passagem por Estocolmo

Olás!

Bom, estou no último dia na Europa, esperando para ir ao aeroporto, e decidi já fazer um post sobre Estocolmo, que foi a primeira parte da viagem - e a mais tranquila também. Esta última semana foi mais de trabalho, então não terei coisas legais para falar!

Motivo da viagem

Fui para Estocolmo para participar do 13th Marcel Grossmann Meeting, encontro tradicional da área de Gravitação e afins. Fui lá para apresentar um trabalho em forma de poster e ver as palestras que trazem "novidades" na área. O congresso em si foi interessante, principalmente no último dia (sábado, dia 07/07), após o anúncio da descoberta de uma nova partícula no LHC que pode ser o super procurado bóson de Higgs: tivemos palestras de pessoas que estão trabalhando nos experimentos do LHC, apresentando os resultados que levaram à conclusão da descoberta de uma nova partícula. Enfim, foi bem legal estar na Europa neste momento emocionante da Física! :)

O evento foi na Universidade de Estocolmo e em Alba Nova, um instituto de Ciências de Estocolmo.


A universidade fica longe do centro da cidade, sendo necessário pegar metrô (umas 4 estações) para chegar lá. É um lugar lindíssimo, com muito verde e uma organização de fazer inveja... Acima, os gramadões da universidade e o auditório onde foram as palestras principais (que aconteciam de manhã).

Agora que me dei conta que não tiramos nenhuma foto de Alba Nova... :(  Mas enfim, não era tão bonito como a universidade.

O hotel

Ficamos no hotel Nordic Sea, DO LADO da estação central (que é de metrô, trens, ônibus e onde chega o trem rápido do aeroporto). Foi uma grata surpresa ser tão perto da estação, principalmente quando se quer acesso rápido para o aeroporto. Além do mais, fica no centrão mesmo (região chamada de Norrmalm), e pudemos ver muita coisa da cidade a pé mesmo.

Hotel confortável, café da manhã excelente, só o preço não é dos mais baratos. Mas eu gostei.

O quarto que eu fiquei não tinha janela (sim, sem janela) pois era mais barato e a gente raciocinou que íamos ficar pouco no hotel, pois ou estaríamos no congresso, ou passeando ao redor - mas para quem é meio claustrofóbico, não recomendo. O quarto era todo decorado com um papel de parede que tem as imagens da cidade - nas fotos acima não parece que estou na rua? (rs) Ele era bem pequeno, mas limpo e novinho... :)

Paisagens de Estocolmo

Como o congresso era longe do hotel, tínhamos que muitas vezes andar do ponto do ônibus até o hotel, e aproveitávamos para curtir a linda paisagem que a cidade proporciona. Sem falar que, depois do "expediente" do congresso, ainda estava claro na rua (fica claro, no verão, até 23h), então dava para aproveitar e conhecer coisas, só não dava para entrar em museus, que fecham cedo.

As três fotos acima são visões diferentes do Palácio Real, que infelizmente não conseguimos entrar por falta de tempo... :(




As fotos acima são da parte externa da Prefeitura de Estocolmo, que é o prédio onde acontece, todos os anos, a entrega do Prêmio Nobel! Estas fotos nós tiramos no dia em que chegamos...





E acima, o interior da prefeitura, onde aconteceu a recepção do Congresso, com a presença da "prefeita" (rs). Lugar belíssimo!



Fotos acima: fachada do Museu Nacional (museu de arte) e seu interior... Fomos no dia que tinha livre no congresso - ainda bem, porque se não eu não conseguiria ver nenhum museu!






Fotos de pontos aleatórios da cidade - só pra verem como ela é linda e elegante...

Por fim, uma foto minha com minha amiga Olivera, que é sérvia e também física. Nós nos conhecemos num congresso no México em 2000, e dividimos quarto. Desde então, nos encontramos pelos congressos da vida (rs). A última vez que tínhamos nos visto foi em 2010, se não me engano... Foi muito legal revê-la! Esta foto é do último dia, num restaurante em que estávamos almoçando; logo depois peguei o trem para o aeroporto!

Dados gerais

- Lá é CARÍSSIMO, mais caro que Londres (que é uma cidade conhecida pelo alto custo): uma cerveja custa 68 coroas suecas, o que equivale a mais ou menos 6,80 libras, que convertendo para reais fica 21 reais... sem falar em outras coisas, como comida - não tinha como comer por menos de 100 coroas por pessoa...

- Todos (ou praticamente todos) os suecos são loiros de olhos azuis; me senti negona lá! (rs)

- Os suecos têm, em média, 3 filhos por casal. Fiquei abismada com tanta criança por lá, ainda mais num país europeu! Parecia um baby boom... (rs)

- Os suecos são gentis e quase todos falam inglês.

- No verão quase não anoitece - ou melhor, escuro mesmo não fica, mas quando fica é por 3 h. O verão tem temperatura em torno de 20 graus Celsius.

Enfim, fiquei bem feliz que o congresso foi em Estocolmo, pois de livre e espontânea vontade eu nunca pensaria em ir visitá-la - e realmente me surpreendeu muito a cidade! Ficamos (eu e meu marido) com gostinho de quero mais...

No outro post eu falo sobre comprar make lá, ok?

Beijos!

Comentários

Andrea disse…
OI Dafni!!
A cidade parece ser um charme mesmo!! Acho que por livre e espontânea vontade tbm nao iria....principalmente por ser tao cara assim. Há outros lugares na lista.
Beijão
Andrea
Unknown disse…
Dáf,
amei o post... um dia quero conhecer Estocolmo também (e já vi que é bom preparar o bolso!:).
Deve ter sido emocionante mesmo estar por lá no meio desse momento importante da Física!
Ah, e que foto sensual é essa na cama, gente? Tá linda!
Engraçado esse papel de parede, rs.
Beijos e boa viagem!
Pri S. disse…
Que legal! Adorei as fotos! :-)
Oi Dafni, viajei com vc agora!
Tinha (tem) um blog que eu lia muito, chamado Sindrome de Estocolmo, de uma brasileira que casou com um sueco e foi pra lá.
Acho até que vou procurar pra ver se ainda existe.
A ultima vez ela estava morando na China!
Enfim, visitar países menos "turísticos" parece ser mesmo algo que deveríamos pensar em fazer mais, né?
Gratas surpresas!
Beijos e saudades!
Társyla disse…
*Peraí, já posso ir ali me afogar na pia?*
Dáfni do céu, que lugar mais lindo!!! Tenho tanto pra falar q nem sei por onde começar, hehehehe. Vou tentar criar um começo.
Então... arregalei os "olhão" quando li a área desse congresso, e tô aqui morrendo de inveja. Como disse uma vez aqui no blog, sou estudante de Física. Além disso quero me especializar na área da Astronomia, que me fascina... daí, te invejei móóóito colega! kkkkkk.
Se não for perguntar demais, quais são as áreas das tuas Pós?

E nossa, essa cidade é tudo de linda. A área verde da universidade é espetacular, não vemos disso aqui no Brasil. Pena. Achei muito estranho o quarto sem janela, kkkkkkkk; morri de rir com o "Todos (ou praticamente todos) os suecos são loiros de olhos azuis; me senti negona lá!" - hueheuheuhe! =D

Uma última coisa: teu marido tbm é físico? =O

Bjos lindona!!!
Társyla disse…
Esqueci d dizer uma coisa, #maluca
morro de vontade de conhecer a terra do Nobel, quem sabe eu "inrico" e vou!
kkkkkkkk
Ai Dáfni, que linda que é Estocolmo! Um sonho!! Nossa países nórdicos possuem todo um charme que não sei explicar Sou louca para conhecer Noruega e Finlândia também!!! E me espantei com o valor das coisas!! O que eles geralmente costumam comer? Tem algum prato super típico que vc provou???

Adorei as fotos! Obrigada por compartilhar conosco!
Dáfni disse…
@Toque Essencial

É, tem que estar a fim, porque é cara mesmo... Mas vale a pena pela beleza!

Beijos
Dáfni disse…
@Denise Mercedes

Kkkk... foto sensual! Estava me preparando para dormir... (rs)

É, foi muito legal, ainda mais que tinha um frisson no ar lá no congresso!

Beijos
Dáfni disse…
@Pri S.

Que bom que gostou... :)

Beijos
Dáfni disse…
@Carlinha Salgueiro

Ah, depois passa o link pra mim! :)

Acho que vale a pena a gente tentar conhecer coisas "normais" também, não tão turísticas... eu gosto!

Beijos, saudades também...
Dáfni disse…
@Társyla

Ah, confesso que tinha esquecido que vc falou que é estudante de física! Puxa, legal! Vc ia adorar algumas palestras que vi por lá, sobre astrofísica - pulsares, quasares, equipamentos modernos...

Meu mestrado foi em Teoria Clássica de Campos, e o doutorado em Teoria de Cordas, que continua sendo a área de pesquisa que atuo hoje em dia... :) Meu marido é físico sim, da mesma área inclusive - somos colaboradores, além de casados... (rs)

Ah, quem sabe no futuro vc não consegue ir a um congresso lá com a verba do CNPq? Unindo o útil ao agradável... :)

Beijos
Dáfni disse…
@Clube da Nécessaire

Eles têm, né? Eu também ficaria feliz em conhecer a Finlândia, a Noruega e a Dinamarca... :)

Então, os pratos típicos levam peixe (salmão, arenque), ou carne de veado, pelo que vi. Nao comi nenhum desses, pois eram mais caros ainda - tipo, 200 coroas. Eu me virei com fast food, como Burger King, Kebab, comida japonesa (tá uma febre disso por lá). No restaurante de Alba Nova, onde tínhamos o congresso à tarde, eles serviram pratos prontos muito bons, que não tinham nada a ver com a comida local deles - eram pratos de peixe, frango... enfim, comida típica mesmo eu não comi... :(

Beijos
Dáfni disse…
@elly

Obrigada pela visita!

Beijos
Oi Dáfni, que ótima viagem. Adorei as fotos, parece ser um lugar bem agradável. Adoro lugares com e construções antigas! :D

E que semana para a física, após a descoberta da partícula de Higgs!!! :D Para mim, foi emocionante!

beijos
Lívia
Amandinha disse…
Oi Dafni"""
Nossa, que cidade linda, achei esse hotel um charme! as fotos ficaram show!
Mas o que é LHC??
beijos
amandinha
.lívia. disse…
cada foto linda! o lugar parece mesmo incrível!
Anônimo disse…
Oi querida tudo bem? Boa viagem de volta! Já vou procurar sobre a tal partícula, estilista não entende nada disto mas fiquei fisurada para saber.
Lembra do golpe de maquiagem que te contei que tinha caído? Uma Tv fez uma reportagem falando dele! Quando tiver um tempinho dá uma olhada no vídeo!http://www.youtube.com/watch?v=RQv9INT4JGM&feature=plcp
Bjus
Claudia
Dáfni disse…
@Lívia Silva Santos

Foi super emocionante! Cheguei a ficar com lágrima nos olhos... (rs)

Beijos
Dáfni disse…
@Amandinha

LHC é o Large Hadron Collider, o acelerador de partículas mais potente do mundo. É um equipamento extremamente caro e grande para investigar do que a matéria é feita, por exemplo. Fica no CERN, centro europeu de pesquisa na Suíça.

Beijos
Dáfni disse…
@.lívia.

E é, lindíssimo!

Beijos
Dáfni disse…
Claudia, obrigada pelo link! Pelo jeito as investigações estão avançadas, né?

Beijos
Flavia disse…
Adorei ver as fotos!
Engraçado, minha irmã qd quer comprar barato vai pra Suécia, pq diz que é mais barato que na Noruega.
Esqueci de te falar pra procurar umas makes da Isadora pra testar, vc chegou a ver? Amo o lápis preto deles.
Bjo
Anônimo disse…
Dáf,
pelas fotos, dá pra ser que o senhor seu marido te levou bastante para bater perna na cidade, ahahahahahahahaha.

Ah, me deu vontade de conhecer, viu?

A foto de você na cama está meio surreal, parece que a cama está voando pela cidade, tipo tapete voador. Ficou muito boa!

beijowsssssss

Renata
Társyla disse…
Quem me dera, Dáfni!!!
Pra conseguir viajar pelo cnpq vou ter q ralar um bocado. heheheheh

Morri com essas palestras. Quem sabe um dia até vamos juntas! LOL. Ano que vem vou "testar" meus conhecimentos numa prova d mestrado pra UFSC, tô louca pra ir morar no sul!!!!!!! =D

Que massa teu marido ser da mesma área, vcs não desgrudam nem um segundo, neh!
Meu namorado estuda comigo e quer fazer pós na área de Astrofísica tbm. Ah, esses homens... kkkkkkkkkk.

Bjão!
Dáfni disse…
@Flavia

Nossa, tô com medo da Noruega então... (rs)

Eu vi sim um estande da Isadora - comprei um esmalte magnético da marca e só... não estava muito inspirada por makes desta vez!

Beijos
Dáfni disse…
@conversadebeleza

Pois é, mesmo eu não podendo muito... (rs)

Ficou legal, né? Obra do Daniel!

Beijos
Dáfni disse…
@Társyla

Se vc for fazer doutorado, pode pedir na pós-graduação a grana pra viagem. Eu fui no doutorado pra EUA e Europa assim, ver cursos e participar de congressos! Isso que é bom na nossa profissão, essas possibilidades...

Vau tentar na UFSC? Meu marido fez graduação e mestrado lá! Acho que vc vai gostar... :)

Não, não desgrudamos... mesmo emprego, mesma área de pesquisa... (rs) Nem sei se conseguiria viver de outro jeito, tô super acostumada!

Beijos
Társyla disse…
Oii Dáfni,

Nossa, que maravilhoso! Nem sabia q podia ir pro exterior assistir/participar de eventos, meus professores nem falam nisso acredita!?
Felizmente existe um lado bom em estudar! Kkkkkkk.

Então, vou fazer a prova da UFSC pra 'entrar no clima', pois estou [ainda!] indo pro sexto período da graduação. Mas não quero perder tempo pra começar uma Pós.

Nhooon, mas que lindo ver q o relacionamento de vcs não se desgasta!!!!! Parabens! ^^ Desejo muito mais felicidades, de coração!

Bjos
Dáfni disse…
@Társyla

Pode sim, mas sempre vai depender da pós-graduação ter dinheiro pra te bancar! Se vc estivesse em SP, as bolsas da Fapesp tem uma grana chamada "reserva técnica" que é justamente pra isso, entre outras coisas: pagar viagens a congressos e cursos!

Ah, vai tentar e ver qual é... é uma boa, viu? Aí quando for pra valer vc já tem uma ideia do nível, né?

Obrigada pelo carinho!

Beijos
Társyla disse…
@Dáfni
Oiii, eita q quase não volto! kkkkkk

Então, a USP e a UFSCar são duas outras opções minhas. (Tão mais pra sonho, na verdade!)
Muito obrigada pela informação!!! :D Só aumentou minha vontade d ir pra SP. *-*

Isso mesmo, acho que vai servir pra eu me preparar melhor. Ainda mais pq não preciso viajar até SC pra fazer a prova! =D

Bjo, bjo, bjo!
Dáfni disse…
@Társyla

De nada e boa sorte! :)

Beijos
Társyla disse…
Obrigada, sua fofa!!!! ^^

Bjos

Postagens mais visitadas