Como eu faço a pele

Olás!

Primeiro, um grande aviso: este não é um guia de como fazer a pele, e sim um relato pessoal do meu procedimento.


Feito o aviso, vamos para o assunto do post! Bom, eu vi vários comentários nestas semanas elogiando como fiz a make da pele. Então pensei: por que não fazer um post sobre como eu faço? Fiquei meio assim de fazer, porque eu não sou expertise em nada, só uma aficcionada em maquiagem que encontrou um jeito de fazer a pele na tentativa e erro. Por isso decidi fazer um post sem nenhuma pretensão de ensinar nada, mas apontar possíveis métodos que podem ajudar alguém.

O que eu vou falar aqui são as minhas experiências e as minhas observações durante este tempo que tenho blog (1 ano e 6 meses), que foi quando eu comecei de fato a prestar atenção em detalhes. Antes eu não olhava muito se a base era da minha cor (rs), nem se ela craquelava ou não estava aplicada de forma homogênea... Enfim, era uma coisa assim: coloquei na cara e saí. Agora estou mais, digamos, cri-cri (rs).

- Cuidar da pele é essencial

"Ok, Dáfni, está achando que descobriu a América! Todo mundo diz isso, vc não é a primeira". Certíssimo! Mas só foi depois que eu me acertei com meu tratamento cotidiano da pele que eu percebi que faz uma baita diferença. Não é novidade pra ninguém que lê o blog que eu uso o sistema 3 passos da Clinique, que eu me acertei MUITO. Não me acertei tanto com outros cuidados - estão até parados na pia do banheiro - mas os 3 passos eu não largo. E o sucesso se deve ao fato de, pela primeira vez, alguém me dizer que minha pele, além de mista, é super sensível. Aí fechou tudo certinho!

Se sua pele está bem cuidada, vc tem que usar menos corretivo, a base pode ser leve que já deixa a pele homogênea, enfim... menos produto na cara, mais chance das coisas ficarem bem!

Só um adendo: quando eu estava grávida e estava comendo de forma ultra saudável, minha pele estava LINDA. Claro que foi não estar mais grávida que minha alimentação piorou, e com ela a pele. Mas nada que os 3 passos não segurem! Mas o glow que ela tinha na gestação não existe mais...

Bom, essa parte é 60% do caminho pra pele ficar legal com a make. Os outros 40% podem ser resumidos numa frase.

- Conheça-se!


Gente, sem sacanagem mesmo! Não adianta nada eu dar um roteiro aqui que não tem nada a ver com vocês. Eu posso dar a direção, mas o caminho é trilhado sozinho, vcs com vcs mesmas!

O que quero dizer é que é essencial vc saber o que é melhor pra vc. Exemplo: eu descobri que aplicar a base com pincel flat top como este da Sigma é o melhor jeito pra mim. Tem gente que prefere os dedos, outras os pincéis de base tradicionais... Eu tentei tudo isso, e descobri que este tipo de pincel é o melhor pra mim, tanto é que tenho uns 5 lá em casa.

Outro exemplo: o que vc espera de uma base? Vc gosta da pele com um certo brilho, ou quer que a pele fique mate? Vc prefere passar pó depois ou só ficar com a base? Eu gosto de uma gama bastante diversificada de bases, mas todas têm que segurar a oleosidade por, pelo menos, 5, 6 horas. Como eu não costumo retocar, prefiro bases duradouras.

Também é importante saber se quer mais cobertura ou não. Eu tenho uma base de altíssima cobertura, que é a Dermablend, que eu uso em festa e no inverno. Só. Nos outros dias, bases leves ou média cobertura. Mas todas as bases que eu gosto muito eu investi uma certa graninha, tipo, no mínimo 40 reais. Mas também não usei bases mais baratas, então não é certo dizer que só base mais cara vai funcionar. Só testando mesmo!

Então, quais são as bases que eu mais uso?

- Boticário Make B. cor bege claro 22
- Max Factor Xperience cor Raw Silk (acho que está muito clara pra mim...)
- Normaderm Teint Vichy cor Opal (AMO)

Quando eu tenho tempo, uso a MAC Face and Body cor N2. Para ocasiões especiais, uso a Chanel Vitalumière cor Clair.

Quais os pós que eu uso para finalizar? Só tem um: Guerlain Météorites Perles cor Mythic. Sim, meninas, faça frio ou faça sol, em qualquer estação do ano, só ele.
 Eu gosto muito dele porque ele não dá cor ao rosto, mas um acabamento que fica muito bonito. É difícil de explicar, mas a pele fica legal, e eu tenho certeza que é por causa dele! A Renata, do MAKEUPalooza, fez resenha dele aqui. É importante que vcs saibam que ele tem um brilho discreto (coisa que a Renata não curte) e, portanto, pode não agradar a algumas. Mas ele rende horrores: eu comprei esse em 2008 ou 2009 (mais provável 2009) e uso todo dia, e o bichinho ainda tem bastante...

Qual corretivo eu uso? Uso vários, mas todos líquidos. Não curto corretivo em pasta, não rola pra mim. Uso aqueles de canetinha (tipo Flash Retouche YSL), de bisnaga (do Boticário) e com pincel (Select Moisturecover da MAC).

Como eu faço? Bom, eu começo sempre aplicando a base, se eu não for usar corretivo colorido (amarelo ou coral). Coloco uma quantidade de base no dorso da mão e encosto o pincel ali, e vou aplicando de dentro pra fora a base no rosto. O importante é que colocando no dorso da mão a gente tem mais controle sobre a quantidade. Antigamente eu colocava a base direto no rosto para ser espalhada, mas aí ficava meio máscara.

Uso um espelho com a luz atrás dele, como na foto abaixo:
  Uso assim pra ver bem direitinho se a base está sendo aplicada de forma homogênea.

Depois da base, uso pouquíssimo corretivo, mais nas olheiras (sempre presentes!) e quando ouver uma espinha, ali. Aplico dando batidinhas de leve. E finalizo com o pó, usando um pincel bem gordinho e aplicando em todo o rosto. E pronto!

Viram que a parte de aplicação não é difícil? O que é mais complicado mesmo é se acertar com a base e o modo de aplicação, acho. O resto não tem mistério!

Espero ter ajudado!

Beijos!

Comentários

Betty Gaeta disse…
Oi Dáfni,
Gostei da dica do pó da Guerlain. Sempre namoro este pó, mas nunca compro. Acho que vou investir nele.
Bjkas e uma ótima 4ª-feira para vc.

www.gosto-disto.com
Pri Sganzerla disse…
ADOREI!

As dicas em relação a cuidar da pele e se conhecer, saber o que vc espera (e gosta) numa pele bem feita são fundamentais!

Depois que comecei a dar uma atenção maior à minha pele, até comecei a economizar na base, no corretivo e nos pós - porque uma tela mais uniforme pra make é tudo! Não há mais necessidade de tanto produto.

Ainda me sinto num processo de autoconhecimento. Posso ficar melhor... rs

Bjos! Super útil a dica! :-)
Dáfni,

adorei o post e você tem razão, acho que o mais difícil é escolher a base certa. Eu como vc, antes de me "viciar"em blogs de maquiagem não dava tanta atenção se a base estava da minha cor ou não... É isso, vivendo e aprendendo...

bjs,
Carla
descedosalto disse…
Concordo totalmente que pele saudável já é meio caminho andado né Dafni? Tô até falando disso nos posts de retorno ao blog essa semana.
E também concordo que o sistema 3 passos é VIDA. Até misturo alguns produtinhos, mas não fico sem os da Clinique nunca mais :)
beijooos

Luciana
http://descedosalto.wordpress.com/
Flavia disse…
Eu tbm já descobri qual a minha base preferida! E o pincel certo pra aplicar base. Com certeza melhora e muito a pele qd descobrimos isso.
Bjo
naomemandeflores disse…
Sua pele é linda Dáfni! Acho que vale a pena esse cuidado todo especial que você tem com ela!

Beijo,
Camila F.
Ale Lima disse…
Uau !
Super me identifiquei..
Tô nesse processo de descoberta de mim mesma rs
Tô bem perto rs !

Bjs

Ale
Miss Blueberry disse…
Oi, Dáfni! Em primeiro lugar, MUITO OBRIGADA pela dica q vc me deu no meu último post, a respeito de deixar prato e talheres no trabalho. É uma excelente ideia! E simples. Qdo eu li, fiquei boba de não ter pensado nisso antes, hahaha. Gostei mesmo, salvou a lavoura, hahaha.

Concordo q base é questão de experimentar, sobretudo qto à cor. Uns tempos atrás comprei uma de efeito acetinado (nem me toquei na hora) e simplesmente adorei. Nunca sequer cogitei em ter uma desse tipo, mas hj prefiro elas às mates.

Minha pele tbm é mista e sensível ¬¬. Tenho medo de, digamos, danificá-la usando maquiagem todos os dias, então dou uma maneirada. Mesmo pq fico o dia inteiro mesmo fora de casa, 3 dias por semana, acho q nem rola muito ficar com o make o tempo todo.

Mas é isso, então. Beijos!
GRACA SILVA disse…
Olá ameiii seu Blog .. Muito bom mesmo .. lindo seu espaço, viu? Parabéns. estarei sempre por aqui. Boa sorte. To te seguindo, beijos
http://gracasilva.blogspot.com/
Dáfni disse…
@Betty Gaeta

Eu amo ele! E mesmo ele sendo carinho, compensa, porque rende muito.

Beijos
Dáfni disse…
@Pri Sganzerla

Que bom que gostou! Acho que não tem outra forma, né? Pelo menos eu não sei!

Também estou ainda me conhecendo, mais na parte de sombras e combinações de cores... sempre em direção do aperfeiçoamento!

Beijos
Dáfni disse…
@Make em Primeira Mão

Pois é, a gente acaba prestando atenção em coisas que não dava a mínima, né? Hoje já sou bem mais observadora, mas acho que vou ficar mais ainda! (rs)

Beijos
Dáfni disse…
@descedosalto

Outra que adora os 3 passos! Ai, eu não consigo mais viver sem eles... tomara que eles sigam funcionando pra sempre!

Beijos
Dáfni disse…
@Flavia

Certeza! E que bom que vc já descobriu o seu jeito! :)

Beijos
Dáfni disse…
@naomemandeflores

Obrigada! Vale sim, cada centavo e tempo gasto!

Beijos
Dáfni disse…
@Ale Lima

Que bom! E não é legal o processo?

Beijos
Dáfni disse…
@Miss Blueberry

Puxa, de nada! Eu não tinha certeza se havia como vc deixar os talheres lá, mas arrisquei...

Olha, eu acho que usar make todo dia não danifica a pele não. O negócio é que a gente tem que tirar a make sempre, e tudo. Pode parecer esquisito falar assim, mas muitas vezes a gente retira sem o devido cuidado e aí ficam resíduos entupindo poros... e aí a desgraça está feita!

Eu uso make 5 dias por semana, e acho que o que mais influencia no estado da minha pele é a questão alimentar e hormonal mesmo. Mas como disse, meu processo de demaquilação é completo!

Beijos
Dáfni disse…
@GRACA SILVA

Obrigada! Seja bem-vinda...

Beijos
Amandinha disse…
Dafni!
simplesmente ameiii a dica da luz atras do espelhoooo! acho que é isso que preciso!
bjs
amandinha
Antonia disse…
ah que inveja da bancada.... ahaha
juliana g. disse…
Menina, obrigada. Porque eu acho que finalmente vou conseguir usar esse Guerlain direito! rs

Desde que comprei não sei ainda muito bem o que e como fazer com ele =D
Lis Tavares disse…
Oi Dáf! Gostei de todas as considerações iniciais. É bom dizer pra galera que é a sua maneira de usar néam? O seu jeitinho. Faço quase tudo como você, mas era de se esperar néam? Muita coisa que uso para preparar a pele e cuidar, eu também vi por aqui, inclusive os três passos clinique (por sinal meu tônico acabou e só a partir de terça pra Sacks entregar, eu choro). Enfim, olha menina, eu não usava corretivo, ai resolvi comprar um que é em creme, que é bem denso e na cor de minha pele. Ontem chegou um da Avon, comprei na cor claro e amei, estou usando pra dar o glow que as blogueiras fazem e eu não tinha me tocado o que era. Usei um tempo o da YSL aquele em canetinha (maravilhosoooo) na cor nº 1, ele tem cor rosada e serve justamente pra iluminar o olhar e outras áreas desejadas. Enfim, acho que o Avão tem feito o mesmo efeito.
Grande beijo
mimiverchk disse…
Dáfni, cheri, esse post caiu como uma luva pra mim. Obrigada, flor!

Um beijo e ainda obrigada pelos comentários nos blogs.
Mercedes, D. disse…
Dáfni,
adorei as dicas. E concordo com você: o lance é experimentar e ver o que é melhor para cada uma.
Eu acho que cada base funciona melhor com um tipo de aplicação: algumas com esponja, outras com pincel.
Tb uso e amo o mesmo pincel que você.
Ah, e certamente vou experimentar o Pó da Guerlain como finalizador. Até hoje só usei como iluminador mesmo, kkk.
Mas depois de tanto te ver falando e da resenha da Renata, animei!
bjs!
Dáfni, foi o melhor relato que já li, adorei!!Você tem toda razão, nem sempre o que é bom para um , é para outro, eu preparo minha pele com os produtoa da La Roche e adoro!!Ah, combrei a base do Boticário que vc indicou e estou adorando, agora este Météorites Perles, é deuso demais, e eu adoro um brilhinho, nem precisa de tanto iliminador, rsrsrs.Dáfine, auele iluminador da Urban é bem parecido com o High Beam da Benefit, mas sabe o que adorei nele?A validade, 36 meses, hahaha, bjs, Va.
Dáfni disse…
@Amandinha

Que bom que foi útil! :)

Beijos
Dáfni disse…
@Antonia

Kkk... uma hora vc vai ter uma também...

Beijos
Dáfni disse…
@juliana g.

Eu também não sabia! (rs) Aí decidi usá-lo como pó finalizador e vi que é uma boa...

Beijos
Dáfni disse…
@Lis Tavares

Este da Avon que vc comprou é em canetinha também? Depois fala aqui pra nós o que achou dele! Curiosa...

Beijos
Dáfni disse…
@mimiverchk

De nada! Sempre feliz em ajudar e comentar! :)

Beijos
Dáfni disse…
@Mercedes, D.

Certamente. Acho que isso que falou está correto. Mas é engraçado como eu só escolho base que dá certo com o pincel! (rs) A única exceção é uma base da Revlon, Mineral Mousse, que não dá pra aplicar com pincel, só com os dedos mesmo.

Isso, tenta e depois conta o que achou no seu blog!

Beijos
Dáfni disse…
@Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo

Nossa, fico tão feliz de receber um elogio desses! :)

Quer dizer que o Urban Decay tem 3 anos de validade? Nossa, que ótimo! Coisa rara em cosméticos, né?

Beijos
Dáfni, o mais legal de blog é a troca, né?
A gente aprende, se inspira. E você me inspira bastante!
Mas antes, deixa falar algo: eu tenho medo de achar algo que eu não queira trocar, como seus três passos da Clinique? Porque daí qual vai ser a graça do garimpo de testar outras coisas... Vai entender? Melhor não!
Aproveitando, você não precisa abandonar a Clinique, mas, se tem pele sensível, talvez curta o demaquilante da Adcos, o que é loção de limpeza.
Outra coisa, na loja da Al. Lorena dá pra provar tudo. Tenta ir lá da próxima vez!
Voltando ao assunto "fazer a pele" e como você me inspira aqui:
Amo também a base d'O Boticário, que resolvi comprar graças a você. E fiquei super feliz que estes dias vi que agora tem até pra pele negra, negra mesmo! Finalmente!
E, sobre Meteorites, tenho usado praticamente só ele desde que resolvi experimentar. Antes fazia como a Vic, como pó finalizador, e usava por cima de outros.
Percebi que ele funciona muito bem sozinho!
Gostei!
Mas, dependendo do dia ou do que vou fazer, o Dream Matte da Maybelline tbem tem sido ótima escolha.
De qquer forma, já que já escrevi demais, vou deixar um ultimo comentário: amei o post!
Beijos!
Dáfni disse…
@Carlinha Salgueiro

Puxa, me sinto honrada! :) Agradeço pelas informações sobre a Adcos. Da próxima vez vou tentar ir lá.

Pois é, a base do boticário é de fato bem boa, e os meteorites funcionam bem sozinho, tão bem que só uso eles! E eu gosto de dar boas notícias aqui no blog, por isso compartilho e recomendo produtos...

E que bom que gostou! :)

Beijos

Postagens mais visitadas